O Writely agora se chama Google Docs & Spreadsheets

Docs & Spreadsheets Esta noite o gigante Google alterou toda a interface e parece ter removido qualquer traço referente ao Writely, o editor de texto online adquirido pelo Google em março deste ano. Se você não conhece leia meu texto sobre este editor. A url e nem a logo do Writely existem mais. No lugar vemos a logo do Google e uma interface com cara do Gmail e um serviço que agora se chama Docs & Spreadsheets. Sim, eles uniram o já existente serviço chamado Google Spreadheets com o Writely.

A aplicação agora parece estar bem mais integrada visualmente aos outros serviços do Google. Algumas novas features foram integradas como o Google Account e o convite para colcaborar um novo documento que vem da sua lista de contatos do Gmail.

Eu já estava acostumado com a outra interface que parecia ser melhor elaborada. A usabilidade parece ter sido prejudicada neste serviço que eu sempre gostei. No final eu acredito que o Google conseguiu estragar um serviço incrível com esta nova interface. Será que isso mostra o que o YouTube vai se tornar no futuro? Vamos esperar pra ver.

19 thoughts on “O Writely agora se chama Google Docs & Spreadsheets”

  1. "A aplicação agora parece estar bem mais integrada visualmente aos outros serviços do Google"
    Ou seja. Deve estar feia ("deve" porque nao me dei ao trabalho de abri-lo e tbm pq nao me dei ao trabalho de abrir a anterior).

    Qual serviço do google tem uma interface bonita? A única marromenos que conheço é a do analitycs. Apenas pq é um nivel acima das outras mas tbm nao é nada de outro mundo e consegue, no máximo, ser média. Notem que estou falando sobre o aspecto visual e nao de usabilidade.

  2. Cara,
    Particularmente eu gostei das mudanças, não sei se é porque eu gosto da interface do Gmail, pois o utilizo como e-mail padrão… pode ser isso…
    Quem sabe o YouTube se torne a cara do Google Video, mas acho que não…

    Abraços…

  3. Para mim, usabilidade é o pior defeito do Google… Não sei se mais alguém concorda comigo… Mas por exemplo: Lembro no meu início como webdesigner, o quanto eu procurei o lugar para indicar uma URL ao Google… O Orkut eu levei um certo tempo para poder achar certas funcionalidades nele…

    Eu sinceramente acho que o google é PÉSSIMO em termos de usabilidade. Oferece serviços ótimos, porém com uma organização não tão satisfatória.

    O Writly eu tb prefiro o visual antigo, embora nunca adotei o mesmo para publicações em meu blog, pois eu ainda prefiro o editor do wordpress, mas enfim… Tb estou curioso para ver o que vai ser do YouTube… será que será fundido ao GoogleVideo?

  4. Cara… tomara que não

    Mas uma coisa eu venho observando, o google já não está com boas idéias, a não ser a boa idéia de comprar bons serviços.

    Mas eu acho que eles não irão estragaro YouTube, ainda aposto minhas fichas de que o YouTube continuará em crescente reinado.

  5. Ainda é cedo pra dizer se a usabilidade foi prejudicada, afinal usabilidade é maior que do que simplesmente ícones bem desenhados.

    Agora uma coisa é certa, o Writely vai deixar saudades. Nossa era muito prazeroso utilizar o aplicativo. Mas ainda o considero uma ótima opção para redação de textos, espero que coloquem logo o tradutor para o português.

  6. Bem, eu ja usava o Writely bastante para evitar de ficar tendo copias de arquivos no trabalho e em casa.

    O google ja havia negociado o Writely faz algum tempo, mas só agora ele assumiu o projeto realmente e deu a cara do "Google Api" para ele, e para falar a verdade, eu gostei!

    Nossa, eu estou esperando que o google consiga fazer um ambiente desktop completo, ja esta quase alcançando isso (Gmail, Google Docs & Spreadsheets, Videos(youtube), Calendar, e outros)

    eu acho que o google esta quase lá.

    GO GOOGLE! 🙂

  7. Na notícia que anunciou a compra do Youtube pelo Google, dizia que o site não seria alterado (youtube), para preservar a marca já existente na cabeça dos usuários.

    Dando uma olhada rápida, achei que a interface do Writely era melhor também.

    Quanto a usabilidade, o próprio GMail, que é disparada a ferramenta que mais utilizo do Google, demorei muito pra me acostumar com a interface, e até hoje apanho pra fazer algumas tarefas menos frequentes.

  8. "Edit HTML"? O Writely virou um editor HTML?
    Não gostei da interface. Dá pouca mobilidade para personalizar o texto. O espaçamento entre linhas, por exemplo, só pode ser aplicado ao texto inteiro.
    Atualmente eu utilizo o Thinkfree como editor de texto online. Ótima integração com o Word e na hora de imprimir não sai a marcação de página HTML no cabeçalho e rodapé, como acontece no Google Docs. Mas, infelizmente, muito mais pesado que qualquer outro editor.

  9. Acabei de testá-lo. Gostei da mudança e integração. Se utilizarem por algum tempo, virão que está bem prático e intuitivo.

  10. Pingback: O Writely agora se chama Google Docs & Spreadsheets « [REF]
  11. Pingback: Petitpois » O fim do Writely
  12. Pingback: Netlus » Blog Archive » Adeus Writely… Bem-vindo Google Docs
  13. Adorei as mudanças! Já usava muito o Spreadsheets e quando ví que meus documentos do Writely estavam lá junto com minhas planilhas eu vibrei! Esperava que fossem boas modificações mas minhas expectativas foram extrapoladas! Prefiro o branco e azul que o amarelo/verde oliva do Writely.

  14. Para quem não conhece: http://www.zoho.com

    É o mesmo princípio do "Writely" e do "Google Spreadsheets": aplicações office web feitas com AJAX e etc etc., funciona muito bem, tem uma boa formatação e o Spreadsheets faz lindos gráficos de pizza.

    A única diferença é que não é do gigante Google e não tem tanta publicidade. Confiram!

    (e sim, é muito mais bonito que o Google D&S)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *