O Internet Explorer 7 e como manter a versão 6 instalada no Windows XP

Internet Explorer 7 O novo Internet Explorer 7 foi lançado definitivamente neste 18 de outubro passado e já está disponível para download. Os bugs de CSS clássicos parecem ter sido corrigidos todos baseados na documentação do site Quirks Mode e Position is everything. A maioria das novidades já havia sido exibida nas versões betas e já foram documentadas e discutidas pelos blogs. Agora só nos resta testar e testar mais. Só para lembrar, até o presente momento o Internet Explorer esta sendo instalado apenas em máquinas que possuem o Windows XP original. Mas acredito que logo logo medidas que contornam isso já estarão rodando por aí.

Para os desenvolvedores será necessário ter algumas informações antes de sobrepor o Internet Explorer 6. Como eu tenho certeza que o mundo inteiro não vai atualizar instantaneamente (isso vai gastar uns bons anos), você ainda vai precisar ter uma versão do Internet Explorer 6 para testar seu CSS e JavaScript. Não adianta, não dá para deixar de dar suporte para o Internet Explorer 6 por enquanto. Ou seja, você vai precisar ter o Internet Explorer 6 e 7 para testar. E se você não tem mais de um computador ao lado do outro para testes, você vai precisar rebolar um pouco para isso.

Eu e alguns amigos fizemos alguns testes de tentar virtualizar a instalação do Internet Explorer 7 ou do 6 sem sucesso. O Internet Explorer é quase orgânico em relação ao Windows XP o que não permite ter duas engines diferentes do mesmo browsers instaladas juntas. A versão standalone do Internet Explorer 6 disponíveis no evolt.og acaba utilizando a engine do Internet Explorer 7 se você instalar por cima, o que não resolve nosso problema de mantar o IE6 instalado para testes com a engine do IE6. Qualquer versão standalone disponível na web não funciona se instalada junta com o Internet Explorer 7 no Windows XP.

Encontrei alguns tutoriais de virtualização da instalação como este do Juice que demonstram ser complexos demais e muito arriscado para fazer com o Windows XP no seu trabalho. O próprio autor disse que não teve coragem de fazer. Se quiser tentar por sua conta e risco tudo bem. Me avise depois o que conseguiu.

A melhor solução até agora é utilizar o Virtual PC da Microsoft (possuiu uma versão gratuita para download) que te permite instalar um outro Windows XP (dentro do seu Windows XP padrão) onde lá você poderá sobrescrever sua versão do Internet Explorer 6 e instalar a versão 7. Somente assim (até agora) foi a melhor solução que eu encontrei para ter as duas versões do Internet Explorer instaladas na mesma máquina. Você terá um bom trabalho tendo que instalar outro Windows XP dentro do Virtual PC e espero que você tenha uma quantidade razoável de memória RAM.

Se alguém encontrar uma outra solução melhor para isto e quiser compartilhar, basta me enviar que eu publico aqui. Mas certifique-se de ter testado a solução certo? Outra informação para desenvolvedores é que a Microsoft já descreveu a user agent string do Internet Explorer 7 semanas antes de seu lançamento. Então se você já está desesperado atrás disso e não encontrou nada ainda, lá no site da Microsoft você encontra tudo o que precisa. E se você precisa de Conditional Comments, leia meu texto sobre isso.

76 thoughts on “O Internet Explorer 7 e como manter a versão 6 instalada no Windows XP”

  1. Consegui instalar ele em uma copia do Windows sem nem um problema. O maior problema que encontrei é que agora não sei onde vou testar as páginas no IE antigo!

  2. William, Funcionar, funciona. Mas a engine do seu IE6 passa a ser extamanete igual a do IE7, o que não adianta para quem trabalha com CSS. Essa versão standalone funcionou na minha máquina também. Agora faça um teste de acessar o meu site por exemplo na suas duas versões. Você vai perceber que elas ficarão exatamente iguais. Ou seja, você não resolveu o problema de manter o IE6 instalado com a engine do próprio IE6.

  3. Muito legal esta ideia de rodar o XP em virtual pc.
    Já instalei e desinstalei o IE7 dezenas.
    Agora me parece que vai dar certo.

  4. Tenho dúvidas é que muitos que desenvolvem sites não tem conhecimento básico do que está mudando e as massas quando tiver em mãos este ie verem os sites que ainda não foram modificados "quebrados"?

    Será que vão correr atrás do prejuizo?

  5. Fala Henrique, Quanto tempo não comento por aqui ein ? rsrs
    Olha, quando eu usava o Windows XP eu tinha o IE 6 e o IE 7 Rodando normalmente, eu tinha uma versão "emulada" do IE7. Você não instalava o IE7, você só descompactava a pasta, abria, e clica no ie.exe e ele ja abria o IE 7…normal… Agora eu uso o Vista, ele ja vem com a versão IE7+.

  6. Pessoal, antes de mandarem sugestões façam o seguintes teste:

    1 – Os browsers tem que estarem instalados na mesma máquina, o IE7 e o IE6.

    2 – Acesse o meu site no IE6 e no IE7, se ficarem iguais, é porque a engine dos dois é a mesma, ou seja, só troca o skin com cara de um ou outro browser. O meu site na engine do IE6 tem que ficar perfeito e o topo do meu site no IE7 tem que aparecer quebrado.

    Eu estou falando aqui de ter as DUAS ENGINES do Internet Explorer rodando na mesma máquina. NÃO CONFUNDAM. Todos os browsers standalone não funcionaram comigo, eles acabam utilizando a engine do browser padrão instalado.

  7. Pingback: O Internet Explorer 7 e como manter a versão 6 instalada no Windows XP « [REF]
  8. Uma outra saída e fazer uma outra instalação do windows em outra partilhação no hd, instalar talvez o windows98 que pode ser instalado com apenas uns 100mgs ai quando for testar no ie6 reinicia a maquina e iniciar o windows98 e uma ideia para quem não tem tanta ram para rodar um virtual pc
    flws

  9. Não sei se fiz de algum modo diferente de vocês, mas a versão standalone do IE6 funcionou perfeitamente aqui. Ela está mostrando exatamenre como seria na versão anterior do browser mesmo eu tendo o IE7 instalado aqui na máquina também.

  10. Opa,

    Não seu se alguém aqui já avisou mas no IE7 o site do Rwvolução fica meio "torto".

    No topo o background do centro fica duplicado, e o menu fica acima de onde deveria ficar e os backgrounds não aparecem, só no hover que eles aparecem.

    Abraços.

  11. Oi Henrique

    O meu problema é que eu tenho o internet exlorer 7 já instalado e não quero desinstalar o 6.

    A solução para esse problema só foi possível porque eu tenho outro computador em rede, então através do acesso remoto eu posso visualizar o browser na versão 6 no outro computador.

    Essa opção só é interessante para quem tem outro computador disponível e com tempo sobrando para utilizar.
    Eu sei que você falou no começo do posto que esse posto seria legal para quem não teria outro computador ao lado, mas pelo menos não precisa estar necessariamente ao lado. =P

    Eu uso o vnc para isso, mas o próprio windows permite o acesso remoto.

    Espero que esse meu comentário possa servir para alguém, estou usando e está dando super certo e nao precisei instalar outra versão no meu pc, porém vou procurar a versão stand alone do 6. É preferível ter o 7 rodando e o 6 bioando.

    Estou no 4º período do curso de web design e sou desenvolvedor do PeDeM que é o núcleo de desenvolvimento da Facudlade Marista. Na minha equipe o seu conteúdo é, muitas vezes, usado como referência.

    Grande abraço!

  12. Olá a todos,

    Eu usei o software da Tredosoft esperançoso como os posts daqui. Baixei e rodei ele, e em seguida baixei o IE7. Para minha decepção o que o Henrique já tinha avisado aconteceu: o engine do IE6 está igual ao do 7. Verifiquei testando com este site, que agora está bugado no meu IE6 da mesma forma que 'buga' também com o IE7.

    Alguém tem uma dica que me ajude a voltar a ter o IE6 normal? Aqui no trabalho preciso dele para testar o que faço, é muito importante.

    []´s

    Pierre

  13. Bom, pra quem se interessar em saber, acabo de conseguir a proeza (pelo menos até o momento) de ter os dois IE´s na máquina simultaneamente.

    A jogada é baixar o IE7 e depois de tê-lo instalado baixar o software com os IE´s standalone. Fiz isso aqui e funcionou. Agora consigo ver este blog quebrando no IE7 e ficando 'bunitim' no 6.

    So far so good, mas qualquer coisa, posto aqui se tiver problemas…

    []´s

    Pierre

  14. Ola,
    Eu gostaria de tirar duvidas…Eu tinha a internet explorer 6.0 para o Windows XP.Perdi e…fiz a versao 7,mais nao gostei dessa versao 7.Como faco para cancelar a versao 7.0 e colocar a versao 6.0 outra vez?
    Aguardo respostas…obrigado.
    Atenciosamente,
    Roger

  15. Instalei como atualização o Internet Explorer 7.Agora quero voltar para o anterior, com a bandeirinha tremulante da Microssot. Como posso fazê-lo?

  16. Essa do Multiple_IE funciona mesmo.

    Instalei o IE 7 aqui em casa, depois coloquei o Multiple IE e funcionou. Como você mesmo recomendou, Henrique, testei no seu site e aconteceu como você previu. No IE 7 ficou quebrado, no IE 6 ficou certinho.

    Espero que quem está com dúvidas possa resolver a situação sem maiores problemas e sem ocupar muito tempo. O tópico foi muito bom e os comentários só somaram pra melhorar a qualidade da discussão. Bacana!

    [ ]´s

  17. Instalei o internet explorer 7, mas quando ligo o pc aparece SmartBridgeAlerts:MotiveSB.exe.Pergunto como eliminar esse problema, ou voltar a instalação anterior.

  18. Subcrevo os itens 33º e 34º. Tenho o mesmo problema relatado. E também quero voltar para o IE 6, odieeeeeei o IE 7… lento e pesado pra burro!! Vc abre o troço, e ele fica "conectando"… Um saco!!

  19. desculpe eu me meter rsrs no comentáio mais o qunado se instala o ie7 o ie6 esta ainda no pc em uma pasta oculta ,
    se não aredita pode testar em:

    c:/windows/ie7 lá está o ie6 todo guardado

  20. Ainda não tem um jeito de instalar o ie7 sem pedir autenticação do windows xp, fora o que esta sendo citado de maquinas virtuais.

  21. Seguindo a idéia e alguns comentários acima, resolvi testar o MultipleIE da Tredosoft. Funcionou tanto que resolvi compartilhar a idéia com outros. Escrevi um post falando sobre uma maneira mais fácil de deixar os dois (IE6 e IE7) na mesma máquina (inclusive IE5.5 e anteriores), sem complicação e sem precisar da história do ambiente virtual da Microsoft.

    http://lazev.blogspot.com/2007/01/vrios-ies-junto

    Abraço

  22. Não entendo…
    No Firefox o site está perfeito (que estou fazendo), consegui corrigir no IE 6 também, mas no IE 7 está com bug. Quer dizer que agora terei que, além de arrumar o IE6 tb para o IE7 ?

  23. Henrique,

    Você já consertou o erro do topo, pois li um artigo no blog Viche, instalei tudo certinho, mas pelo o que me parece o IE7 está renderizando como se fosse o IE6 (caso não tenha consertado o erro).

    Abraços.

  24. estou com o mesmo prob do item 33,,,Instalei o internet explorer 7, mas quando ligo o pc aparece SmartBridgeAlerts:MotiveSB.exe.Pergunto como eliminar esse problema, ou voltar a instalação anterior.
    como faço por favor manda no meu e-mail

  25. Olá pessoal. Parei nesta página por acidente e encontrei uma informação que não era o que procurava, mas que tinha muito interesse.

    Lembro de ter ouvido um comentário de que o mozilla firefox tem (ou entao pode meio de plugin) uma opçao "visualizar como Internet Explorer".

    Acho que se isso existir mesmo – nao pesquisei ainda – essa poderá ser uma ótima solução para o problema.

    Aliás, na minha opiniao o IE 7 já deveria vir com essa opçao "ver como a eca do IE6". Nem que fosse uma versao para programadores…

    Quem quiser trocar uma idéia sobre isso, pode me enviar um e-mail por meio do meu sítio (que por sinal ainda nao coloquei em CSS, que vergonha, hehe, tanta coisa pra fazer… cliente é prioridade, rs)

    Marcelo Klotz
    Jornalista e Webdesigner

  26. Instalei o IE7 e não gostei ficou pesado e lento na abertura e com uma mensagem: (O IE encontrou um erro, fechar agora), enquanto que a versão IE6 é rápida e sem frescura. Gostaria de receber ajuda p/desinstalação do IE7 e recuperar o IE6

    Abraços

    Davin

  27. Pingback: Netlus » Blog Archive » Como usar o IE 6 e IE 7 na mesma máquina
  28. Ao abrir o IE7 ele demora a abrir o site padrão. Aparece “conectando…” e tudo em branco, passa-se uns 15 segundos e tudo volta ao normal. Se fecho e abro de novo acontece a mesma coisa.
    Alguém tem uma dica, por favor?

    obrigada

  29. E ai Henrique aparentemente aqui em casa funcionou da seguinte forma:

    1º baixei e instalei o multiple-ie, programa que permite usar as versões 3 a 6 do IE;

    2º Instalei o IE 7.0.

    3º Abri o IE 7.0 e o IE 6.0 (icon gerado na area de trabalho quando instala o multiple-ie).

    4º O IE 6.0 estava com a cara de sempre, mas um detalhe na URL, havia o icon do IE 7.0, achei que havia dado errado que o 6.0 ficou com apenas a aparência, mas quando testei os css e javascript nele, vi que realmente se tratava da versão 6.0.

    Essa foi a forma que encontrei de instalar não só as versões 6.0 e 7.0 como "mesmo que não vou usar, eu acho :)"
    as versões 3.0, 4.0, 5.0 e 5.5.

    Espero ter ajudado, falow….

  30. eu instalei o Internet Explorer 7 e sempre quando eu ligo o PC aparece: SmartBridge Alerts: MotiveSB.EXE – Ponto de entrada não encontrado.
    Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento
    GetProcessImageFileNameW da biblioteca de vínculo dinâmico PSAPI.DLL

    Porque isso aparece ???????????

  31. Bom, o meu problema com o IE7 é que eu não consigo visualizar nenhum controle activeX usando swf no meu computador.

    Alguns banners de sites não são exibidos, meu myspace não exibe algumas coisas que coloquei lá…

    Não sei mais o que fazer.

    Fica aparecendo uma caixa branca com uma barra de rolagem desabilitada.

    Alguém sabe o que acontece?????????? E principalmente: como resolver????

    Gracias.

  32. Comigo deu certo usando a ultima versao do http://tredosoft.com/Multiple_IE

    Acabei de instalar o windows xp, veio o 6…
    Instalei esse aplicativ (Multiple_IE) e depois peguei a versao 7 do IE…
    Reiniciei o computador e posso testar da versao 3 do IE ateh a 7 sem problemas…

  33. Existe uma solução mais simples para ter não só duas versões, mas várias versões do IE na mesma mágina, é um programa chamado Multiples IEs e recentemente fiz um post com mais detalhes sobre o assunto. Depois dá uma olhada:

  34. Olá Amigos, Visto que muitos dos post aqui são bem antigos,gostaria de saber qual a informação mais atualizada de como manter a versão 6.0 e 7.0 Do Internet Explorer em Português no mesmo micro, mais vejam bem, com as engine deles, o 6.0 com sua engine e a do 7.0 com sua engine,alguma informação mais atualizada sobre o assunto ?

    Por Favor!!!Se Alguém Souber Me Envie uma ajuda pelo email: [email protected] pois ajudarei em meu blog mais outras pessoas…

    Atenciosamente

    Daniel Martins Veras
    Teresina / Piauí
    Email / MSN: [email protected]

    OBS: Alguém sabe explicar porque existem versões tipo: Standalone um tal de Portable que vi em um cometário acima no Internet Explorer ?Alguma Funções que não existe em outras ?

    Gostaria de Entender melhor essas versões do Internet Explorer

    Portable
    Standalone
    E se tiver mais e souberem explicar Aguardo Contato !!!

    Grande Abraços a todos da Comunidade !!!

    Parabéns Pelo Site Henrique
    E Parabéns também a todos os membros da comunidade que ajudam colocando seus comentários !!!

    Valeu !!!

  35. Olá Amigos, Visto que muitos dos post aqui são bem antigos,gostaria de saber qual a informação mais atualizada de como manter a versão 6.0 e 7.0 Do Internet Explorer em Português no mesmo micro, mais vejam bem, com as engine deles, o 6.0 com sua engine e a do 7.0 com sua engine,alguma informação mais atualizada sobre o assunto ?

    Por Favor!!!Se Alguém Souber Me Envie uma ajuda pelo email: [email protected] pois ajudarei em meu blog mais outras pessoas…

    Atenciosamente

    Daniel Martins Veras
    Teresina / Piauí
    Email / MSN: [email protected]

    OBS: Alguém sabe explicar porque existem versões tipo: Standalone um tal de Portable que vi em um cometário acima no Internet Explorer ?Alguma Funções que não existe em outras ?

    Gostaria de Entender melhor essas versões do Internet Explorer

    Portable
    Standalone
    E se tiver mais e souberem explicar Aguardo Contato !!!

    Grande Abraços a todos da Comunidade !!!

    Parabéns Pelo Site Henrique
    E Parabéns também a todos os membros da comunidade que ajudam colocando seus comentários !!!

    Valeu !!!

  36. Ei pessoal mais uma Pergunta, após fazer a dica do coméntario do MultipleIE como faço para testar se meu Internet Explorar 6.0 e 7.0 Funcionou com suas Engines respectivamente? pois acho que o site foi atualizado ou então nao deu certo, ao abrir as duas versões estão exatamente iguais…Estou com dúvida se o site está atualizado ou se não deu certo…Alguém aqui sabe me informar outros sites que distorcem com engines diferentes ? Aguardo Contato !!!

  37. Posso instalar o ie 6 em ibook G4 com a seguinte configuração:

    velocidade: 1.07 Ghz
    512 kb
    256 MB
    133 MHz???

    Aguardo Resposta

    Silaine

  38. Cara achei um programa que consegue instalar todas as verções do IE no mesmo pc, sem precisar de maquina virtual e pega as engines dos de cada um, ou seja você consegue ter a visualização exata.

    o site para baixar esse programa é
    http://tredosoft.com/Multiple_IE

    ps: Logo estarei lançando oficialmente um site para criação de sites, noticias sobre diversos assuntos e tutoriais http://www.weboners.com

    visitem!!!!!!!

  39. Pretendo que sempre que aceda à Net, esta inicie numa determinada página, no entanto aparece a página do Internet Explorer 7, aonde me pede para escolher o fornecedor de Internet e etc, eu escolho “manter o mesmo fornecedor”, e de seguida “guardar as definições”, no entanto não abanca daqui, e ao ligar à Net, esta não apresenta a página por mim seleccionada.
    Alguém sabe o que se passa ? Estarei eu a fazer alguma coisa incorrectamente ?
    Desde já agradeço a v/ atenção,
    O meu obrigado,
    Ferreira

  40. Esse software ta resovendo meu problema, ele instala varias versões do ie sem nenhum problema muito show IETester é gratuito e achei facil no google.

    Abraço a todos!!

  41. Então, dei uma lida nos posts de vcs…Vi que uns conseguiram instalar o IE6 e o IE7, porém o 6 fica com configs do 7, certo?

    Tenho uma máquina que na atualização, ele não sobrepõe o IE6 e fica com duas versões.
    O IE6 com todas as suas configurações e o IE7 com todas as suas configurações tbm.

    Ai vem a pergunta.

    Alguem sabe como faço pra atualizar de vez para o IE7 e não ter mais o IE6?

    Bom, já tentei rodar regcleaner, ccleaner, defini permissões de disco, tentei via windows update, já removi o ie6 e tentei só instalar o ie7 direto, já foi alterado configurações do registro e nada funcionou.

  42. SEM DUVIDA NENHUMA

    IETESTER … http://www.my-debugbar.com/wiki/IETester/HomePage

    Baixei tambem o multiplIES (GOOGLE tem os links)

    Ao baixar o IETESTER você tera acesso ao DEBUGBAR que irá ajudar muito nos erros encontrados..

    Mais pra falar a verdade, vou adotar um novo layout e começar tudo do zero, usando o IETESTER desde o começo, pra remendar o meu sistema, vai demorar muito mais..

    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *