O caminho torto ou o torto caminho dos padrões?

Vários dispositivos móveis não possuem suporte ao handheld media type, mesmo podendo fazê-lo. Os fabricantes de dispositivos móveis e browsers não implementam hadheld media type mas já possuem um amplo suporte a CSS de modo geral (falando especificamente dos PDA`s). Neste contexto, eles tentam renderizar o site usando a folha de estilos "screen" e o resultado é sempre um site com rolagem horizontal e completamente desajustado. Porque a media type "screen" são para desktops e não para dispositivos que cabem no seu bolso. Eles fazem isso porque se os dispositivos não tentarem renderizar um site usando a folha de estilos “screen” (porque poucos desenvolvedores utilizam handheld) a única outra saída seria renderizar o site no estilo css naked (ou seja, sem estilos nenhum), apenas HTML puro sendo renderizado sem nenhum estilo. Qual a saída lógica para os fabricantes de dispositivos móveis? Tentar renderizar a metia type screen, certo?

Ou seja, os fabricantes de dispositivos móveis não implementam hadheld media type porque “ninguém” usa (e eles não querem que os sites fiquem com cara de HTML sem estilos). E os desenvolvedores não implementam hadheld media type por que os dispositivos tem baixo ou nenhum suporte! Quem deve vir primeiro?

Este é o caso do Pocket PC por exemplo. Ele interpreta muita coisa de CSS, não podemos nem reclamar, mas se você quer trabalhar com hadheld media type para deixar seu conteúdo mais adaptado para o tamanho da tela dele, o que teoricamente seria mais apropriado para Pocket PC, ele vai insistir em continuar renderizando a folha de estilos “screen”. Ou, o que é pior, ele tenta renderizar o site usando as duas folhas de estilos ao mesmo tempo, mas nunca somente a folha handheld. Enfim, ainda falta muito caminho a ser percorrido para termos uma web “rodando” em qualquer dispositivo sem ter que ficar fazendo centenas de adaptações.

  • http://box711.bluehost.com/suspended.page/disabled.cgi/atreyo.com Thiago Machado

    É o eterno caminho para os padrões…

    Se for ver de um modo geral tudo precisa de um padrão e nunca nada será perfeito.

    utopia barata.

  • http://brunotorres.net Bruno Torres

    Com certeza quem tem que começar a implementar somos nós, desenvolvedores.

    Primeiro porque, em geral, dá muito pouco trabalho fazer um css pra handheld (a não ser que você queira um site igualzinho, pixel perfet, no desktop e no mobile) e segundo porque se esperarmos a indústria, ela nos vem com coisas bizarras como o TLD .mobi.

  • http://www.fazedordesite.com Rodrigo Fante

    Embora ache importante ter um padrao, embora queira fortemente que tudo seja lindo e maravilhoso, no contexto atual considero tamém um pouco utopico infelizmente.

    Mas claro nao podemos nos dar por vencidos, se ninguém procurar respostas para os problemas ninguém evolui.

  • http://www.fazedordesite.com Rodrigo Fante

    E sobre nos começarmos a implementar, como implementar algo em um padrao que ainda nao existe? como testar? como.. como?

    Sem um suporte decente dos fabricantes fica no minimo inviavel.

  • http://brunotorres.net Bruno Torres

    Testemos nos que já existem, ora…

  • http://rafaelmarin.net Rafael Marin

    Achei que o lance do media type handheld fosse tiro e queda. Mais um ponto para que nos preocupemos (ou não).

  • http://www.camilo87.com/ Camilo

    Sem dúvida que a gente tem que começar a desenvolver para os tais handhelds. Eu mesmo preciso fazer isso nos meus sites.

    Se não tiver o que mostrar, as empresas não vão desenvolver o tal jeito de mostrar como queremos.

  • Luiz

    Amigos,

    estou começando no javascript, então talvez seja uma bola fora mas vejam bem:

    não seria o caso dos desenvolveores declararem um css handhelm (para que a indústria perceba que existem) mas colocar um js que reconheça o tamnho de tela e mue o screen para o e aparelho móvel?

    ou, deixe-me adivinhar, nenhum móvel aceita js também…

    Luiz,

    que nunca desenvolveu nada para os moveis

  • http://www.fazedordesite.com Rodrigo Fante

    Bruno, os que ja existem tem N padroes diferentes, vc ja testou em algum?

    Eh pior do que os browser para desktop.

  • Vinícius Roch

    Fala Henrique!

    Isso é algo que pretendo falar em meu blog, um dia. Quando o mesmo estiver pronto, todos estão convidados a dar uma passadinha lá! =)

    Fiz alguns testes com o Pocket PC. Realmente, é muito ruim esse lance dele "mesclar" as duas folhas de estilo. Mas eu encontrei uma solução.

    Ao invés de colocar media="screen" coloque media="Screen". Isso mesmo, com o 'S' maiúsculo. Segundo os Padrões, valores de atributos podem ter letras maiúsculas (diferentemente de tags e atributos), o que faz isso ainda ser um código válido e semântico. Com isso, o Pocket NÃO vai misturar as folhas de estilo. Com isso também, caso você imprima o html em questão, ele sairá SEM formatação, uma vez que está específico que um css é para Screen e outro, para HandHeld – ou seja, não há CSS para impressão, ele imprimi sem formatação.

    E ae, quem conseguiu?

    Um Abraço a todos

  • Pingback: O caminho torto ou o torto caminho dos padrões? « [REF]()

  • Lucas Petes

    Eu juro que lendo o seu post eu achei que você fosse chegar no iPhone. Bom, não dá pra dizer que não foi uma boa saída essa da Apple – multitouch, zoom, arrasto, etc.

    Mas isso não exclui os outros equipamentos, muito menos é uma solução definitiva. Imagina a chatisse que é preencher um formulário muito longo no iPhone? [vertical e horizontalmente]. Talvez por isso o MediaTemple tenha feito uma versão do painel de controle deles só pro iPhone [http://www.mediatemple.net/iphone/].

  • http://exprophony.wordpress.com Alvaro Sasaki

    Acho que é mais que hora de termos bons emuladores de interface baseados em celulares, pois acho que em parte é um recurso bem ignorado nos editores atuais que, para ser honesto, são uma droga.

    E quando olhamos para a estrutura física e os próprios celulares, são padrões de tela diferenciados, mudanças na interface do teclado que podem prejudicar a navegação, etc.

    Nessas horas imagino que a partida para a corrida já foi dada, uma corrida onde se verá o melhor autor com um material atualizado e compreensivo sobre celulares, fazendo cálculos de média para valores que possam ser usados para se definir um patamar. Fora isso ainda estamos para ver aplicativos mais refinados, seguindo certas linhas ditadas pela categoria de autores já citada.

    Já notei esforços como os do Cameron Moll, mas ainda é algo meio cru em grande parte, pois usuários e desenvolvedores subestimam o que esse mercado pode proporcionar, e temos um círculo vicioso onde não se tem um bom suporte sobre essa tecnologia e nem temos chance de formar um coletivo com idéias semelhantes e cobrarmos das fabricantes.

    Fora as linhas de pensamento que a maioria desses desenvolvedores se vê afundada, como a de imaginar que usuários se veriam satisfeitos em mandar mensagens de texto como meio de interação com a internet, e os usuários pensam do porquê já não fazerem isso pelo sms, e outros já pensam que é melhor estar em casa e digitar uma mensagem no conforto de seu teclado qwert com teclas confortáveis aos dedos… Então voltamos à velha posição de que para este mercado estourar de vez, temos de ter essa certa idéia que está logo debaixo de nosso nariz, e que basta encontrá-la e explorá-la.

    Coisas que muita gente pode ver como inútil pode acabar virando uma necessidade, como algum programinha que você deixa sinais, como migalhas de pão pelo caminho, e o seu celular vai registrando seu caminho com o auxílio de pontos via GPS pode vir a ser um cálculo da distância que você percorreu, evitar voltas desnecessárias, comparações de caminhos futuramente, etc.

  • http://www.fabianomonteiro.com Fabiano

    Rs… Q confusão!

    Eu acho interessante os fabricantes de handhelds, disponibilizarem uma opção para que os usuários modifiquem as configurações do navegador. Sendo assim, mudariam para o tipo de mídia adequado, ou então colocando como se fosse uma hierarquia nas configs do aparelho; Primeiro renderizar 'handheld', se não, busca a folha de tipo de mídia 'screen' .

  • Pingback: CSS Media Types e como fazer o Internet Explorer do seu Pocket PC reconhecer somente sua folha de estilos handheld » Revolução Etc()