Navegação por metáforas

Desenho que mostra um restaurante para bebês com algumas mesas com bebês sentados e olhando cardápios com fotos de seios de mulheres em diferentes formatos. No canto direito do quadrinho encontra-se uma garçonete com o seio esquerdo de fora sobre um prato que ela mesma está segurando próximo de uma criança que está prestes a se amamentar no seio da garçonete.
Tirinha via Wulffmorgenthaler

Metáfora é o uso de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Em navegação é usada para que o usuário se oriente através de algo familiar, conhecido. Ou seja, em alguns casos, ao invés de usar palavras no menu, utiliza-se imagens que represente o conceito ou idéia! Um exemplo é o site do Cartoon Network , que ao invés de usar um menu textual com os nomes dos desenhos, usa apenas ilustrações dos desenhos. Isso pode ser bem legal e fácil do usuário entender e usar em alguns casos, ou então tornar tudo mais chato e mais difícil de encontrar.

Foto da capa do site do Cartoon Network cuja a navegação de opções de desenhos animados que passam neste canal de televisão é representada apenas por fotos dos desenhos. O fundo do site está esmaecido e a navegação metafórica está contornada de vermelho para destacar a navegação.
  • http://rafaelmarin.net Rafael Marin

    Eu tenho a impressão de que no caso do site do CN, torna a experiência muito interessante, e não complicada. Talvez o pecado aí seja a rolagem incomum.

    Abraço

  • http://www.fazedordesite.com Rodrigo Fante

    No caso do cartoon network, concordo que facilita.

    Mas muitos casos ninguém além do desenvolvedor sabe o que quer dizer os simbolos, isso tem que ser muito bem analisado antes de ser usado

  • http://heldersantana.com/ Helder Santana

    Acho que o site do Cartoon está bem de acordo com o público alvo, principalmente quando uma criança tem a diculdade de interpretação.

    Essa metáfora é a ideal, mas o único problema, é de usarem flash onde não preciso(menu).

    Abraço.

  • Hugo

    Será que o uso de metáforas não poderia atrapalhar na usabilidade?

  • Samuel Arendt

    O menu onde tem a lista de cd's é uma metáfora ótima (lateral direita deste site), melhor que uma lista de nomes de bandas, assim como no caso dos livros (lateral esquerda deste site).

    Os que não são reconhecidos visualmente, são facilmente descritos via title/alt.

    Então se o elemento é bem reconhecido e fidelizado, só tem a enriquecer a navegação.

  • Pingback: Zoomii, um e-commerce todo com navegação por metáfora » Revolução Etc()