MSN, eu não sou o You Tube!

Algoritmo é uma coisa séria. Não sou especialista nisso mas os anos de experiência que eu tenho de web me deixam ver clinicamente a diferença entre a encontrabilidade (findability) e a ausência dela devido a falta de algoritmos eficientes em um mecanismo de busca. Baseado nesse resumo que tem grandes chances de deixar algo de fora, eu gostaria de dizer para o pessoal do MSN Brasil que eu não sou o You Tube!

Diariamente eu recebo uma quantidade enorme de pessoas que vieram do Live Search da Microsoft (MSN) digitando You Tube. É um assunto do qual eu falei pouquíssimo no meu site, vídeos na web não reflete sequer 1% do meu interesse maior aqui, que é desenvolvimento de modo geral, entretanto lá estou eu, em primeiro lugar. Sim, em primeiríssimo lugar. Os mais apressados podem até achar que isso é bom, o que de fato eu não considero. Eu não quero estar lá, sinceramente. Veja abaixo as 10 palavras mais buscadas recentemente na busca do Revolução Etc para entender o que eu quero dizer:

  1. You tube
  2. videos
  3. musicas
  4. youtube
  5. cicarelli
  6. sexo
  7. video da cicarelli
  8. google
  9. orkut
  10. gmail

Os visitantes que vem do MSN Brasil tendem a utilizar a busca do meu site freneticamente com a esperança de que de alguma forma eles vão encontrar vídeos, ou até mesmo o próprio You Tube escondido em algum recôndito do meu site. Os dados mais assustadores não param por aqui!

Dos visitantes totais que chegam aqui digitando “you tube”, tem tempo médio de permanência de 26 segundos. 98% deles usam Internet Explorer, 82% vem do Brasil e 5% do Japão e 93% das pessoas que chegaram pelo buscador da Microsoft digitando “you tube”, digitam o mesmo termo na minha busca interna, seguido por outras variações. Dos que digitam “you tube” novamente, 39,15% vão embora direto e 60,85% navegam em outras páginas. Ufa, e viva o Google Analytics pelas informações mais algumas adaptações da função urchinTracker.

Identifiquei também muitos usuários que chegam até a fazer mais de 10 buscas antes de deixar o site, muito provavelmente insatisfeitos por não terem encontrado nenhum vídeo. Isso explica as estatísticas dos termos buscados acima.

O que mais eu posso dizer? Apenas pedir gentilmente para que o pessoal do MSN faça uma revisão no algoritmo do site, mesmo quando a busca é feita em português (ou somente no Brasil), o You Tube (e não eu) deveria se o primeiro resultado, certo?

  • http://www.otimizacaoparabuscadores.com/ Kenneth Corrêa

    Olá,

    Eu não estou encontrando o vídeo da Ciccarelli no seu site. Eu usei o MSN Live Search e nada….

    Mentira, venho acompanhando o blog faz tempo, que é muito interessante! Parabéns pelo trabalho.

    Quanto a isso, você pode criar um script que lê se a página que o cara vinha antes possui os termos de busca "You tube" ou "youtube", e com isso redirecionar o cara para o youtube.com, ou até mesmo uma "landing page" com links patrocinados e um link para o youtube… Assim você ajudaria a humanindade incapacitada de digitar youtube.com, e ainda poderia faturar algum…

    Kenneth

  • Mariana

    Hilário!!!!!!!!

  • Tonny

    Bsurdo!! E a MS ainda quer concorrer com o google, meu!

    Mas, pensando de uma forma totalmente torta como esse algoritmo deve estar fazendo: O Revoluçao fala sobre internet, acho que vc deve ter comentado pelo menos um pouco sobre o bloqueio do youtube, então talvez somado a um erro no algoritmo tenha cauisado a encrenca.

    Em todo caso, vc não pode processar a MS? O serviço de busca deles tah gerando usuários insatisfeitos no seu site, prejudicando sua imagem, e uma imagem ruim pode te trazer prejuizos comerciais, já que o seu site pode ser considerado uma "fonte de renda". Logo, cabia um indenização, acho, não sou advogado, mas. Fica a sugestão.

    Abraço, sou fã do seu site.

  • Luiz

    Ué, mas eu achava que busca na Internet era Google e só. :)

  • Henrique B. R.

    Caro "xará", também tenho um website e estou habituado a verificar as estatísticas fornecidas pelo Google Adsense. Diga-se de passagem um ótimo serviço oferecido pelo Google.

    Li o seu texto e achei interessante o que você escreveu, e acredito que tenho uma explicação razoável sobre o fato das pesquisas sobre o YouTube direcionarem ao seu site.

    Na realidade, o nome correto é "YouTube", e não "You Tube" (com espaço no meio). No seu blog, o nome do site de vídeos está escrito desta maneira errada, e acredito que numa varredura feita pelos robôs indexadores do MSN a expressão "You Tube" venha justamente a se referir à seção do seu blog destinado ao referido site.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

    Henrique

  • http://www.doceshop.com.br/blog Roberto Machado

    Será que não tem uma forma de você aproveitar esse fluxo de visitas para seu site? Talvez criar conteúdo que seja a intersecção entre os assuntos do seu blog e o youtube, satisfazendo o pessoal que entra procurando por isso sem violentar seu blog.

  • http://brunotorres.net Bruno Torres

    Aprende a escrever youtube direito e coloca um noindex,follow nessas páginas malditas. ;)

  • http://www.igorpimentel.com Igor Pimentel

    confesso não ter acreditado no caso citado (ou não querer acreditar), então resolvi fazer um teste e o que me surpreendeu foi que só tem UM post nessa categoria (dois com esse)… engraçado naum?

    Abraço!

    PS: só para que fique registrado.. no google.com o primeiro resultado (e o segundo.. e o terceio… …) para "you tube" é o youtube.com, legal neh? ;)

  • http://www.jrgarou.com Junior Santos

    E é essa mesma Microsoft que dizem ter um sistema de busca para derrubar o Google, a mesma que "vai derrubar o Flash"….

    Aiai…

  • Gustavo Lencim

    Que engraçado,

    mas afinal de contas como faço para postar um video no YouTube pelo site do revolução?

    AHAHUhua

    hilário.

    Henrique faça um popup gigante e escreva

    AQUI NÃO É O YOU TUBE!

    abrçs

    Gustavo

  • Filipe

    Muito legal cara.

    Não aguentei minha curiosidade e fui ao msn.com e fiz uma busca. Buscando por You Tube só aparece o site na 2ª página. Mas digitando youtube ele aparece em primeiro lugar.

    Vai entender ne?

    Agora como os amigos ai falaram de colocar um aviso gigante te falo uma coisa: Isso não funciona!

    Porque digo isso?

    Ainda fico tentando entender o cérebro das pessoas que acessam meu blog. No início do ano eu escrevi um post falando sobre a promoção da GOL e até hoje tem gente que entra no meu blog perguntando como se cadastra, pedindo ajuda para comprar passagens, etc. E já coloquei uma caixa em negrito, texto em vermelho, e tudo mais para chamar a atenção e mesmo assim parece que ninguém lê. Vai direto para a caixa de comentários.

    Deve pensar: "eu vou perder meu tempo lendo esse texto? Vou é mandar um e-mail aqui e esperar eles me darem as respostas". Só pode!!!!

    Abração

  • http://battisti.wordpress.com Anselmo Battisti

    Esse problema não acontece apenas contigo, tenho um site no wordpress em que muitas vezes recebo visitantes cujas formas de busca são as mais estranhas.

  • http://flaviowd.wordpress.com Flávio Ara&ua

    Eu não resisti e fui conferir.

    E realmente a primeira coisa que aparece na busca do MSN é o Revolução.Etc

    Bem, como se diz: "É da Microsoft" rs

  • http://julioweb.wordpress.com Julio Fragoso

    Ow Henrique, acho que tem haver com a grande batalha das gigantes, pois, se você checar nos resultados, nenhum deles remete a pagina da outra gigantesca Google.

    Quanto ao Yahoo, parece ser mais "inteligente" e mostra o resultado comum.

    Belo post, cheio de estatísticas, graças a ferramenta analytics e alguns pontos de paciência. =]

  • http://exprophony.wordpress.com Alvaro Sasaki

    Fico imaginando se não seria uma saída interessante fazer que nem o pessoal do firefox.com antigamente quando tinha um dono diferente.

    Ele tinha uma firma, fundação, ong, sei lá o que com o nome firefox, mas na página inicial haviam 2 botões , um indicando para o site propriamente dito do grupo dele e outro linkando direto para o getfirefox.com, isso com indicações de que se o usuário veio à procura do browser, que era para ir para um, caso se interessasse pelos serviços do grupo dele, que o usuário desse uma passadinha que ele ficaria muito agradecido.

    Claro que você não precisa fazer um aviso gigantesco aqui no revolução para todo passante ter de ver o aviso e as opções, mas poderia fazer com que isso fosse só mostrado se detectasse que a pessoa vem do msn brasil.

    Além de soar menos incômodo para os 2 lados, acho que você pode ganhar uns pontinhos com a comunidade, hehehe.

  • Guilherme Bufoni

    Nos meus sites também acontece isso, recebo vistas do search live de palavras-chaves nada a ver com o conteúdo dos sites.

    Já a busca do Google e Yahoo sempre são coerentes.

    Talvez, poderiamos justificar que a MS não dá muito valor para o MSN Brasil. Mas o fato é que mesmo em inglês http://www.live.com a busca deixa a desejar!

  • Mark de Souza Costa

    Seria interessante você corrigir o You Tube para YouTube e ver o que acontece.

    É natural que o Google esteja preparado para receber melhor as 20 milhões de variações que possam ter o nome YouTube, afinal trata-se de um serviço deles.

    Falando um pouco off-topic, acho interessante esse ódio cego contra a Microsoft. Ela gera comentários totalmente sem sentido como o do Junior Santos, falando que a Microsoft pretende derrubar o Flash. Provavelmente ele está se referindo ao WPF da plataforma .Net 3.0 e ao Silverlight que extende essa tecnologia de criação de interfaces para a Web. Qualquer um que tenha lido dois ou três parágrafos sabe que não tem nada a ver Flash com WPF.

  • http://www.frogs.com.br Alexandre

    Faz uma coisa,

    abre uma conta no adsense e coloca o campo de busca no teu site, do google, ai pelo menos vc ganhara uma grana com isso.

    abs

  • http://www.jrgarou.com Junior Santos

    Mark de Souza Costa,

    Já li em vários lugares(ex: .
    o Silverlight sendo apresentado como "um desafio" para o Flash. Mesmo em palestras onde profissionais da Microsoft apresentam o dito cujo.

    Não é questão de ter "ódio cego" e sim de dizer que eles não se deram bem… até agora.

  • http://gmcosta.com Giovanni

    an an ficam ai falando mal do msn, ve se pode alguem falar mal da MICOSOFT.

    post hilário rsrsrsrs

    abraços!

  • Mark de Souza Costa

    Junior, não é em Blogs que você vai saber o que é o Silverlight, pelo menos não neste tipo de blog.

    Silverlight possui um foco totalmente diferente do Flash. Você até pode utilizar o Silverlight para desempenhar o papel do Flash, mas ai é sub-utilizar o Silverlight, e acredito que o Flash não vai perder de maneira alguma o espaço conquistado por ele.

    Um exemplo para ilustrar isso: imagine que eu sou um cara que faça componentes em Flash para web sites (como banners, menus, etc). Não tem sentido eu ter que aprender uma tecnologia nova só pra fazer a mesma coisa em Silverlight. Agora imagine que eu sou um desenvolvedor de sistemas ERP e que eu tenha que implementar uma funcionalidade da aplicação em uma Interface Web. Se eu fiz a aplicação utilizando o WPF (nova linguagem de construção de interfaces da Microsoft, a mesma usada no Windows Vista) eu posso utilizar o mesmo código das aplicações Windows na Web, com poucas alterações.

    Usuários do Flash normalmente se limitam a aplicações Web muito simples em termos de recursos de programação, porque o Action Script é uma linguagem pobre e inapropriada pra isso (você até pode integrar o Flash com outras linguagens Server Side se for um cara corajoso e com muito tempo), e são mais elaboradas na quesito IU, portanto a maioria desse público não vai se interessar em Silverlight. Já o Silverlight possui uma plataforma sólida de desenvolvimento, que é o .Net Framework, e vai muito além do Flash em termos de criação de IU.

    Neste link você pode aprender o que é o Silverlight e tirar suas próprias conclusões: http://silverlight.net/

    Sds,

    Mark Costa

  • Leandro

    Agora o seu PageRank para "You tube" vai aumentar mais ainda, não sei se essa era, indiretamente, a sua intenção mas você sabe trabalhar bem com SEO

  • Talita Pagani

    Alguém da empresa do Tio Bill deve ter lido este post e corrigido o problema. Já tem quase um mês desta postagem e pesquisei agora há pouco no Live Search e aparecem (pelo menos na primeira página) resultados relativos ao YouTube – mas o próprio youtube.com não aparece. Coisas da Microsoft.

  • Cid Cunha

    Merda!

    Pensei que este fosse um site pornográfico com os vídeos ao vivo (live-in) com as mais recentes gravações da Pâmela Anderson… Mas pra minha decepção, nem mesmo Daniela Cicarelli e Luana Piovani aparecem, nem uma galeriazinha… nada! Que decepção!

    Acho que está na hora de rever os conceitos de seu site, meu caro amigo Henrique… Quem sabe não está na hora de ganhar dinheiro com o hilário mundo pornô… hehehe. Clientes (para não dizer usuários…) o Google Analytics já provou que você terá de montão.

    Fica a sugestão!

    Um forte abraço!

  • Janice Ocaña

    Adorei não ter caído direto no you tube, descobri que ainda há vida inteligente na internet!!!!!