Mobile Web Design

Comprei e já terminei de ler o e-book do Cameron Moll chamado Mobile Web Design, lançado no último dia 28 de agosto. O livro é muito bom para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em desenvolvimento de sites para dispositivos móveis. O e-book tem 104 páginas e naturalmente é insuficiente para cobrir cada detalhe do processo de desenvolvimento de um mobile web site, mas se você for um cara esperto logo você consegue ir muito além do próprio livro com as referências citadas pelo autor.

Pontos negativos

Eu achei que o autor pecou ao aparentemente não tomar uma posição muito clara em relação a alguns trechos polêmicos como a discussão sobre one web versus mobile web (estou preparando um texto sobre isso em breve) e sobre a polêmica tld .mobi, que também ficou vaga no livro. Acho que mesmo que o livro tem o objetivo de ser para iniciantes, mais do que nunca seria importante tomar partido nestas duas questões que parecem que foram evitadas. Ele apenas fala de ambos os lados da moeda e joga a bola pra frente para continuar o jogo.

Pontos positivos

O livro dá ao iniciante todo o background conceitual necessário para iniciar no mundo do desenvolvimento para dispositivos móveis. Nisso o livro é bem completo. Não falta nada. E por mais que eu esteja tratando aqui como sendo para “inciantes”, é importante lembrar que é preciso ter um bom conhecimento em desenvolvimento com XHTML e CSS para aproveitar o livro conceitualmente. Ah, e não espere tutoriais do tipo “how to”, o objetivo é realmente te dar as fontes do conhecimento para você se virar. XHTML-MP e CSS-MP são introduzidos, colocados em seu devido lugar e bola pra frente.

O Mobile Web Design é recomendado para designer e programadores. Ele fala um pouco de Java, PHP e Flash Lite (além de outras coisas) tudo de forma superficial mas o suficiente para você se virar logo em seguida. E se você não sabe inglês e tem vontade de aprender sobre desenvolvimento de sites para dispositivos móveis, eu recomendo o curso de internet móvel do Diego Eis que é ainda mais completo que o livro, até mesmo por ter um foco mais prático. Mas tanto no livro do Cameron Moll quanto no curso do Diego Eis, é recomendado um bom conhecimento em desenvolvimento com (X)HTML e CSS. A diferença é que no curso você tem tira dúvidas com o professor.

Em resumo, recomendo o livro e o curso, que atendem perfis diferentes. Escolha o seu e mãos à obra.

  • Cesar Zeppini

    Muito bacana o assunto abordado. O celular é uma mídia que cresce bastante, e deve ser logo aproveitada… pena que aqui no Brasil as operadoras não são muito ligadas nisso ainda. Lá fora a freqüência de uso dessa mídia é extremamente maior.

    Só discordo do Henrique em um ponto… O autor não tomar partido não é um ponto negativo… É um livro, e não um blog ou uma crônica. Ele apresenta os fatos e ensina muitos conceitos sem ter obrigação NENHUMA de tomar partido. Aliás, concordo com a atitude dele… é o leitor quem deve ter informações imparciais para assim tomar o seu próprio partido.

    Mas matéria muito bacana e indicações bacanas também.

  • Pingback: fator W » O problema do desenvolvimento de sites para dispositivos móveis()

  • Marcelo Barros

    Interessante abordar o Mobile Web Design para os iniciantes pois creio que com a invasão de celulares cada vez mais inteligentes [leia-se possuem acesso à web], torna-se necessário cada um de nós, web designers e desenvolvedores web, em nossos 'caldeirões' olharmos com olhos mais 'apaixonados' para este novo meio. Um exemplo? IPhone e tantos outros com tecnologia similar.

  • Pingback: Mobile Web Design, livro de Cameron Moll | mobbbi dev()

  • Thiago

    Parabéns pelo blog cara!