Microformats no Technical Plenary Week

A comunidade da W3C (coordenadores, consultores, desenvolvedores, arquitetos e outras equipes) se reune anualmente para o Technical Plenary Week, para discutir questões técnicas de interesse do grupo para o futuro da web e da própria organização. Este ano o evento se realizou entre 27 de fevereiro e 3 de março em Mandelieu, na França e o que me chamou a atenção no evento foi o fato de microformats entrar na pauta oficial. Para quem achava que microformats era apenas um assunto de uns poucos early adopters, algumas informações podem fazer você mudar de idéia.

Technical Plenary Day

Neste dia 1 de março, um grupo de pessoas como Ian Hickson (Google; CSS Working Group), Tantek Çelik (Technorati; CSS Working Group), Håkon Wium Lie (Opera; CSS Working Group), Rohit Khare (CommerceNet), Dan Connolly (W3C) apresentaram diversos aspectos sobre os microformats. Os links que foram relacionados aos nomes se referem as apresetações usadas no encontro de cada um desses caras. Uma boa notícia é que após todas as sessões os participantes do evento votam (entre 8 opções) qual foi a melhor sessão e a escolha esmagadora foi a apresentação de microformats.

Microformats na W3C?

Veja alguns links encontrados apenas dentro da W3C onde você pode encontrar algumas citações sobre Microformats:

Outra coisa que achei curiosa foi encontrar algumas páginas recentes da W3C cheia de detalhes em microformats, como hCalendar e hReview. Você ainda duvida de alguma coisa?

Implementations and implementors

Dê uma olhada neste texto, Microformats implementations and implementors. Nela você encotra dezenas de lugares interessantes que estão adotando de vento em polpa as microsoluções.

Mais links:

  • KritX: Um mecanismo de busca que utiliza a especificação microformat hReview (o site foi descontinuado) como base.
  • Microformats no Flickr: Veja algumas fotos relacionadas com a palavra “microformats” no Flickr.
  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Bruno Dulcetti

    eh… olha o microformats invadindo de vez… vamos ver agora se o pessoal realmente começa a se interessar por isso… ;) Aquele abraço Henrique