Microformats e Firefox 3

Instalei aqui no meu Firefox uma extension / add-on chamada Operator desenvolvido por Michael Kaply da IBM através do Mozilla Lab e segundo palavras dele mesmo a extension “demonstra a utilidade da informação semântica na web, em um cenário real”. Trata-se do melhor parser de microformats implementado em um browser até agora e que provavelmente algo muito semelhante estará nativo no Firefox 3 segundo Alex Faarborg, designer de experiência do usuário do Firefox 3.

Com este add-on você pode enviar o telefone da pizzaria que você encontrou no Yahoo! Local para sua lista de contatos, encontrar fotos no Flickr ou posts no Delicious ou Technorati à partir de tags de posts de blogs, encontrar a localização exata de uma foto no Google maps se ela foi geotaggeada, enviar um hcard pro seu address book e por ai vai. Apenas com um click.

O crescimento da utilização de microformats no último ano foi muito interessante. Principalmente pelo crescimento do Technorati que é o maior incentivador. E nos próximos meses pela primeira vez estando nativo em um browser, o Firefox 3. E quanto mais sua utilização crescer melhor. Assim será possível você ter acesso mais fácil a trechos de informação que te interessa como reviews, eventos, informações de contato, informações geográficas de determinada foto etc. O Flickr por exemplo implementou a especificação geo no Flickr Map. E isto é só um exemplo.

Este tratamento de pequenos trechos de informação está mais perto da web semântica do que da web do final da década de 90. Já vi algumas coisas muito criativas sendo feitas por ai como por exemplo uma api que pega informações de fotos geotageadas compartilhadas na web e te permite abrir direto no Google Earth. Vários caras e grandes empresas como o Yahoo, estão investindo cada vez mais pesado na implementação microformats e tentando chegar na frente dos concorrentes. Espera só pra ver.

6 Responses to “Microformats e Firefox 3”

  1. Tentei usar essa extensão agora, mas ela bagunçou um pouco com a configuração do meu Firefox (2.0.0.1). A barra de abas que eu defini para ficar sempre visível não estava mais obedecendo a esta opção.

    Algumas outras pessoas reportam como problema o fato dessa extensão fazer com que um link que devesse abrir em uma aba começasse a abrir em uma nova janela do navegador.

    Acho melhor esperar por uma nova versão.

  2. Renato Medina

    tbm tive esses problemas com as abas.. qualquer link externo que clico nao abre mais na msma janela.

    foi realizado duas atualizaçoes pelo update do ff no operator mas mesmo assim o problema persiste….

    atualizaçao nele ;)

  3. Olá Henrique, existe uma lista para saber o que deve ser usado ? fico meio perdido sobre microformats

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>