Maxprint, onde acho os drivers do Dual Shock para PC USB? Maxprint responde: “Procure em sites de busca!”

Essa eu tenho que compartilhar com vocês. Sempre que compro um produto novo que possui drivers há duas coisas que eu faço de imediato. Primeiro é adicionar a página do produto do fabricante que contém os drivers no meu Delicious para facilitar minha vida no futuro. Em segundo lugar, faço backup dos drivers atuais no meu servidor web caso a empresa seja ching-ling e venha a sair do ar ou descontinuar o produto. Coisas de macaco velho.

Comprei recentemente o controle Dual Shock para pc com conexão USB da Maxprint e fui ao site atrás dos drivers do controle (mesmo já tendo feito backup do mesmo no meu server e jogado o CD fora) e tudo o que eu encontro na página do produto é uma imagem para download. Fail número 1. O que eu vou fazer com uma imagem do produto? Respeite este blog e não responda nos comentários o que pensou.

Resolvi então por pura curiosidade escrever para a Maxprint perguntando onde eles disponibilizavam os drivers sempre atualizados (isso é papel do fabricante) para download no site deles. Escrevi o seguinte e-mail:

Henrique: Olá, eu perdi o mini-cd com os drivers do controle Dual Shock para pc – USB, produto este de código 60405-9 da Maxprint. Onde faço o download dos drivers?

Como eu disse anteriormente, eu não “perdi” o mini-cd com os drivers de instalação do controle, eu fiz backup e joguei o CD fora. Como trata-se de dados, prefiro armazená-los no meu notebook e no meu servidor web do que juntar uma porrada de CDs de gadgets que eu tenho em casa. Eu escrevi que “perdi o CD” para parecer mais dramático e ver se conseguiam ter pena do “consumidor relapso” (personagem que crio quando quero ser atendido atenciosamente) que estava escrevendo pra eles. A resposta da atendente foi:

Maxprint: Sr.Henrique,Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que o link do software de instalação de nossos produtos encontra-se em nossa página www.maxprint.com.br clik em Faça gratuitamente o download dos drivers de produtos Maxprint.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

A página no caso é a imagem a seguir:

Imagem que mostra uma lista de links para download de drivers de produtos na página do site da Maxprint, só que dentro de um canal chamado notícias que por sua vez é acessível abaixo de um canal chamado imprensa.

A lógica segundo a imagem acima seria Imprensa > Notícias > e drivers? Notícias claro! Como eu iria imaginar que em Imprensa e em Notícias seria locais onde eu poderia encontrar os drivers de instalação de produtos? Fail número 3 e os micos não acabam ai. Descobri que a página do screen shot acima não é acessível pelo site! Se for em Imprensa > Notícias a página que você verá é esta aqui. Aquela página do screen shot eu cheguei até ela somente através da resposta por e-mail que eu recebi da Maxprint que me forneceu este link. Ou seja, Fail número 4. Pior ainda, naquela página não possui o driver do produto que eu comprei que é o controle Dual Shock para pc com conexão USB. A pessoa até esqueceu de certificar que o driver do produto que me interessa não está naquela página. Fail número 5. Eu então inocentemente encarno o “consumidor relapso”, já sabendo que eles não possuem o driver no site deles, resolvi escrever novamente para a Maxprint:

Henrique: Nome do/a atendente (removido), infelizmente naquela página não há o driver do Produto que eu informei anteriormente. Repetindo, o produto que preciso do driver é: Controle Dual Shock para pc – USB, código 60405-9
Obrigado

E a resposta deles foi:

Maxprint: Sr.Henrique, Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que o sr. encontrará o driver para Controle Dual Shock em site de busca procurando por DIRECTX 7.0 ou superior.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Bom, chegamos em um momento clássico. A pessoa que responde os e-mails não sabe diferenciar driver dos produtos da empresa onde ela trabalha, com as API`s gráficas da Microsoft. Fail número 6! Ela afirmou que eu encontro os drivers do controle da Maxprint procurando por “DirectX 7.0 ou superior” em “site de busca”. Fail número 7! Eu resolvi então escrever o seguinte:

Henrique: Nome do/a atendente (removido), qual site de busca especificamente eu encontro o driver? Seria o Google?

Escrevi assim porque meu personagem “consumidor relapso” não sabe muito bem se o Google é um “site de busca”. Google é Google pô. Então eles respondem:

Maxprint: Sr.Henrique, Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que os sites de busca no geral disponibilizam esse driver inclusive o Google.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Mensagem à Maxprint

Maxprint, sou nerd de 30 anos e meu primeiro joystick foi o do Atari e não o Dual Shock. Não perdi o driver do controle que você fabrica (fiz backup antes de jogar o CD fora) mas acredito que vocês deveriam fornecer no próprio site o driver dos produtos de vocês. Falar para o consumidor procurar um driver no Google (ou em algum site de busca) é o mesmo que falar que vocês não dão suporte ao produto que fabricam. Eu sei encontrar drivers no Google (se caso eu precisasse) mas e aqueles que não sabem? Quanta porcaria o consumidor iniciante no mundo dos games vai baixar e instalar na própria máquina na tentativa de utilizar o seu produto?

Maxprint, o produto de vocês é até bem feito, mas peca pela falta de informação no site e pela falta de suporte. Os consumidores de produtos eletrônicos e tecnológicos são exigentes, até os mais relapsos. Invista uma grana refazendo seu site para atender todos os tipos de consumidores, daqueles que querem informações técnicas, dos que querem os driver (na página do produto e não em um canal de notícias escondido) até aqueles que só querem ver uma imagem ampliada. Site moderno não é design bonitinho e colorido como o seu, é site que funciona e onde seu consumidor encontra rápido aquilo que precisa. Se quiser me procure que esse é o meu trabalho! Enquanto isso eu não posso recomendar seu produto para meus leitores e amigos porque não sei se terão o suporte que precisam.

  • https://twitter.com/ed1nh0 ed1nh0

    Cara, é por essas e outras q vc é meu ídolo! Muito bom!!! :P

  • http://www.visual7.com.br Fábio ZC

    Ahahahah é hoje que o site da MaxPrint vai bombar!

    realmente… marketing negativo é muito eficiente!!

    Olhos bem abertos agora na hora de comprar produtos Maxprint… pensar 30x (e olhar se existe o driver na sessao de noticias do site deles)!

  • Tonny Dourado

    Detalhe que o título do site é "Maxprint Gente Inteligente". Gente inteligente OU NÃO, né!

  • Jeronimo Fagundes

    E isso que era o driver pra Windows!

    Imagina se tu quisesse usar o controle no Linux.

  • Rafael Côrtes

    Henrique, boa tarde. Meu nome é Rafael, sou leitor do seu blog e por coincidência gerente de produtos da linha de acessórios de informática e games da Maxprint. Fiquei feliz ao ver que você tinha comprado um de nossos produtos, mas triste por perceber que o atendimento pós-venda foi um pouco "problemático".

    O driver que você queria estava no site até semana passada, porém estamos passando por processos de mudanças no nosso site (você mesmo viu, estava precisando) para poder torná-lo muito mais navegável para o consumidor dos produtos Maxprint (no caso, você). No novo site, iremos disponibilizar o driver e manual, além da imagem e informações técnicas do produto (respondendo sua pergunta, a imagem é muito necessária para nossos clientes-revendas que disponibilizam nossos produtos em e-commerce) de toda nossa linha. Por enquanto, temos o espaço para download dos drivers de nossa linha, a página indicada pelo nosso SAC. Por causa das mudanças, esse driver ficou de fora.

    Quanto à procura de driver na internet, acho que o atendente do SAC se confundiu e pensou que você falava do DirectX, que você sabe não é um driver nosso, mas da Microsoft.

    Por favor entre em contato comigo para que eu possa te enviar o driver do nosso dual shock. Acho que só conseguiremos colocar o driver no site semana que vem.

    Em nome de todo time da Maxprint, peço desculpas pelo mal entendido, e espero que você não fique com uma má imagem a nosso respeito. Como você mesmo disse, nosso produto tem qualidade, e acho que isso é o mais importante para os usuários exigentes.

    Aliás, você poderia falar conosco sobre desenvolvimento de site, que tal?

    Abraço, Rafael

  • http://twitter.com/ejrtristao Junior

    Putz…ou o Rafael é fakeou tu conseguiu um trambo extra…

    isso q é um case de sucesso….

  • http://twitter.com/raelmax Rael Max

    MaxPrint Fail.

    O certo seria, já que o site está passando por reformulações, deixar no ar pelo menos uma página com todos os drivers disponiveis, nem que seja em html simples, sem formatação, para que os usuários não fiquem sem essa funcionalidade tão importante.

  • http://www.luiztiago.com Luiz Tiago

    O melhor de tudo é a resposta em poucas horas.

    É meu amigo, quem tem boca vai a Roma!

  • Rafael Côrtes

    Olá, Rael Max. agradeço sua sugestão do html simples. Agora o driver já está disponível no site da Maxprint, por enquanto vai ficar do jeito que estava antes, enquanto a gente formula o novo site, quem sabe com a ajuda do Henrique…

  • http://twitter.com/raelmax Rael Max

    Henrique, desculpa pelo jabá novamente! hehe

    Outro site ruim pra caramba de se encontrar os drivers necessários é o da via, é um parto!

  • Julio Cesar Bitencou

    Opa, vou procurar falhas nas áreas de suporte das empresas pra ver se consigo uns jobs.

    Brincadeiras a parte, Henrique. Parabéns pela iniciativa de trazer a nós sua experiência.

    Vou contar um caso que aconteceu com meu pai. Ele comprou 4 pneus novos no Carrefour, perdeu o cupom fiscal e 2 meses depois 1 pneu apresentou problemas. Ao tentar acionar a garantia, fomos informados que como ele não tinha mais o cupom não tinha direito a garantia. Perguntamos sobre o registro das vendas no sistema da empresa e disseram que os dados eram irrecuperáveis.

    Solução, entrei no site da Nota Fiscal Paulista, onde há uma cópia do Cupom Fiscal. Imprimimos e forçamos a empresa a dar garantia.

    Fica a dica. Corram atrás de seus direitos de consumidor!

  • rogerio

    Cara parabéns pelo blog ele está ótimo, Abraçossss

  • http://www.visual7.com.br Fábio ZC

    ó lá.. e de quebra vc pode conseguir um trampo extra.. só espero que a Maxprint não pense que vc faz site a preço de sobrinhos/vizinhos!

  • Rodrigo Corrêa

    Ao estilo "pior operadora de cartão de crédito", seria a maxprint "a pior empresa para suporte de produtos"?? hehhehehe

  • Jimmy Andrade

    Cara, é por essas e outras q vc é meu ídolo! Muito bom! [2]

  • Joel Lazzari

    Olá Henrique, bom dia

    Me decepcionei com o que escreveu, com a abordagem do assunto no blog.

    Estou tentando ser mais seletivo nas informações que recebo e esse assunto não me interessa.

    Detalhe, sequer tinha ouvido falar dessa tal de maxprint.

    Como leitor, não me interessa se você teve um problema com um driver, com uma empresa desleixada, com sua maneira de fazer backup, se você age como um macaco velho, etc, etc. Isso é pessoal seu, você faz da maneira que bem entender.

    Não trate esse comentário como desafio ou ofensa, não tenho motivo nenhum pra isso. Trate esse comentário como de um leitor que não gostou do que leu.

    Valeu!

  • http://revolucao.etc.br/ Henrique Costa Perei

    Joel Lazzari (do comentário #16), interessante seu comentário e obrigado pela sinceridade e pela opinião de leitor.

    Entretanto, apesar de ser um blog de tecnologia que fale sobre assuntos relacionados a desenvolvimento, padrões web, etc etc, antes de mais nada é um blog pessoal, escrito por uma pessoa só e que reflete as opiniões e os pontos de vista pessoais. Inevitavelmente eu sempre escrevi e vou escrever assuntos que eu acho relevante e que me interessam, que sejam reflexo do que eu penso. Este texto por exemplo, não está relacionado com desenvolvimento mas está relacionado com tecnologia. O texto da Credicard é reflexo da minha experiência de consumidor.

    Blogs são mídias sociais, é a voz de pessoas como eu e você e é o espaço que eu tenho pra dizer o que eu penso (em torno de um assunto ou de vários) e que é relevante pra muitas pessoas que eu me relaciono pessoalmente e pra várias outras que me relaciono por Twitter, MSN, e-mail, pessoas que encontro um vez por ano em eventos fora, etc. E inevitavelmente nem todos meus textos serão de interesse de todos, nem pras pessoas que conheço pessoalmente. Mas se em cada texto que eu escrever, se pelo menos uma única pessoa iniciar um diálogo comigo, pra mim já valeu a pena e o texto cumpriu seu objetivo.

    Grande abraço e espero que os próximos sejam do seu interesse!

  • Sérgio Michel

    Henrique, obrigado por compartilhar esta experiência, visto que é sempre bom saber com que tipo de empresa estamos lidando ao comprar um produto.

    Tenho certeza de que este post irá ajudar outras pessoas a pensar duas vezes antes de comprar o controle…

  • Evandro

    HAHA, esse Joel só pode ta de brincadeira… pqp, não é possível que alguém seja tão cretino assim.

  • http://criticaconstrutiva.wordpress.com Wallace Souza

    me desculpe por tentar ser engraçadinho, mas esse Joel deveria trabalhar na Maxprint…

  • AndersonZ1

    @Joel, isto é um BLOG, um meio de interação social, onde vc posta suas opiniões, independentemente do assunto, se for de tecnologia, ele irá dar a informação, e a opinião dele, isto aqui ñ é um Portal, até no G1 eles colocam as opiniões deles!

    Acho que muitos leitores querem saber a opinião do autor sobre o produto, ñ leve isso como uma critica, mas Blogs são para isso mesmo!

    AndersonZ1.

  • Eurico Dias

    As empresas perdem a noção que grande parte do público consumidor não aão de geeks de longa data… Uma pena essa falta de visão comercial.

    Maxprint fail!

  • Jimmy Andrade

    Ainda a respeito do comentário do Joel. Está bem claro, na descrição do blog, "O Revolução Etc é o site pessoal do Henrique C. Pereira". Pessoal.

    Além disso, apesar da sua "pessoalidade", o que Henrique quer passar é mais que uma insatisfação "pessoal" em relação à Maxprint. Isso envolve questões relacionadas à própria web, como a navegabilidade, usabilidade de um site, como a informação está localizada, arquitetada…

    Ele apenas utilizou um exemplo próprio para isso. Agora, se não lhe interessa este post, basta simplesmente ignorá-lo. Já eu prefiro não ignorar. Mais uma vez, ele nos chamou a atenção sobre o quão claras as informações devem estar num website. Tenho dito.

  • Daniela

    Joel:

    O autor não tem obrigação nenhuma de escrever sobre o que te interessa ou não. Eu hein…

    Se você não gostou do que lê, tente clicar no botãozinho com um "X" no canto superior direito da tela, OK?

  • http://midcult.wordpress.com/ Nádia Lapa

    Sério, eu não sabia que existiam pessoas como esse Joel.

    Quanto ao problema com a Maxprint…definitivamente o Brasil ainda está muito longe de ter empresas que trabalhem pró-consumidor.

  • Joel Lazzari

    Olá Henrique, obrigado pela resposta.

    Num primeiro momento, achei que o post buscava visibilidade.

    Num segundo momento, achei que fugiu – excessivamente – do objetivo principal do blog: Web standards, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, etc.

    Respeito suas opiniões pessoais, no seu blog pessoal, não tenha dúvida disso.

    De alguma forma o que você escreveu me afetou, me atingiu. E a reação foi de inquietação.

    O interessante que nunca tinha sequer ouvido falar dessa tal de maxprint.

    Sua atitude me fez recuar e não tirar seu feed da minha lista. Parabéns pelo equilíbrio e principalmente pelos argumentos que você usou na sua resposta.

  • Fernando

    Olá,

    comprei um controle "fisicamente" igual o seu, mas ele não é da "maxprint", e sim da "multilaser". Na verdade acho que as duas empresas apenas importam o produto da china e reembalam. Como vc disse, o produto é até bem acabado, apesar de fazer uns rangidos nos sticks analógicos.

    Os drivers que vieram para esse controle eram apenas do windows xp. Tive o maior trampo, mas encontrei os drivers para o windows vista, sistema que uso atualmente. Após instalá-lo, o controle ficou com o nome de "USB netword gamepad". Eu sei.. o nome é estranho, mas funcionou blz.

    E até que o driver é bem feito, você pode ajustar vários detalhes no painel de controle. Caso não esteja satisfeito com o seu driver, posso enviar o que eu tenho aqui para você testar.

    t+

  • Vicente

    Para o representante da Maxprint, sobre o download da imagem.

    Já que estão reformulando o site, considerem criar uma área específica para revenda, com as informações próprias aos revendedores do seu produto, e onde inclusive podem orientá-los a como proceder em situações como essa.

    É uma separação de público razoável, eu imagino.

  • Victor Maia

    OBS: Interessante, um comentário no seu blog tem mais conteúdo que dezenas deles em um blog de humor aleatório.

    Troco meu ditto por um charizard!

  • Victor Maia

    Então, sr. Dono Do Site. Conheci seu site hoje, essa é a quinta ou sexta noticia que leio. Só queria dizer que o Sr. está de parabéns pelo ótimo site, ótimo conteúdo. Algumas opniões que divergem com as minhas (e isso é bom). Talvez eu até volte por aqui (e isso é coisa rara).

    Sobre essa notícia, adoro o jeito que vc aborda o tema “simplicidade”. É tão fácil colocar um link dizendo: “problemas com Drivers? clique aqui”… e ensinar o usuário a resolver o problema. Mas não, eles disponibilizam uma lista indecifravel num lugar inacessível acreditando que uma pessoa que não sabe nem o que é um Driver vai saber se virar.

    Acredito que 100 reais investidos no site seriam mais eficazes que 100.000 investidos no design de tal controle, e poupariam outros 100.000 investidos em assistencia técnica.

    E tenho dito ( http://www.pokemon.com/us/ )

    Abraços!

  • samuel arendt

    Cada uma …

    Parabéns pela abordagem e boa sorte para fechar este negócio… HAHAHAHAHA!

  • http://humornainformatica.blogspot.com/ Humor na Inform&aacu

    Cara, será que eles pagam para o Google o serviço de prestação de suporte técnico para os consumidores?

  • Almir

    Até mandei um email xingando eles, só de raiva!

    Também fico louco com esses atendimentos relaxados que servem por aí!

    abraços.

  • Brenner

    hahahahhahahaha

    eu rí muito!

  • eduardobertobr

    Gostei do post. Acho interessante quando esse tipo de coisa é informado ao público.

    Acho interessante como, em muitos os casos, alguns funcionários de empressas de desenvolvimento não fazem a menor idéia do que a empresa vende e com isso o atendimento acaba sendo "pouco satisfatório" como foi no seu caso.

    Creio que esse tipo de problema pode ser facilmente solucionado se as empresas, ao invés de exigir que o profissional seja bom em tudo, treinem os profissionais e os capacitem, assim não só os consumidores mas, e principalmente, as próprias empresas sairiam ganhando… e muito!

  • http://twitter.com/paulobeneton paulo beneton

    Legal Henrique, sua atitude de tornar publico sua "dificuldade" com os drivers. Esse tipo de coisa acontece muito com WebCam, os fabricantes nem sempre tem site e dificilmente disponibilizam no site o drives.

    O atendente do SAC, deve ter um trabalho alternativo em uma empresa de SEO. Na afirmação dele"…sr. encontrará o driver para Controle Dual Shock em site de busca procurando por DIRECTX 7.0 ou superior…". "Googlebomb é uma manipulação do conjunto de resultados de uma determinada busca de modo a colocar um resultado na primeira posição no termo utilizado nesta busca. Geralmente, o termo não é de grande concorrência e um pequeno grupo de links já consegue posicionar um resultado em primeiro." (mestreseo, frankmarcel). Acredito que a atendente quando pediu pra vc consultar "DIRECTX 7.0" , se tratava de google bomb e seria o primeiro resultado do site.

    Gostei muito do comentario Rafael Côrtes da Maxprint.

    Valew pelo post, e desculpe pela brincadeira.

  • Haroldo Miller

    Pô, Henrique, precisava humilhar o pessoal da Maxiprint dizendo que vc é um nerd? Aliás, pelo que observo, nerds não discutem, simplesmente ignoram…

    Mas isso de exigir os seus direitos é simplesmente líquido e certo. Isso mesmo, porrada neles!

    Tive uma experiência parecida com um atendente da Campus/Elsevier, o cara me informou que o site foi projeto para IE, que eu atualizasse meu navegador… Advinha o que eu disse para ele?… Mas essa esperiência, na verdade, gera apenas stress (nosso, é claro?), afinal, qual empresário se preocupa com esses detalhes?…

  • http://aprenderetocar.blogspot.com Aprender e Tocar

    O controle veio com cd? To surpreso, os que ja comprei nuncam tiveram =P

  • Felipe

    Meu comentário foi apagado ou filtrado?

  • Aquecedor Solar

    Já passei muitos apertos procurando drivers. É incrivel como alguns fabricantes não se preocupam com uma coisa tão importante. Sem falar em alguns sites que simplesmente escondem os links, parecem que não querem que encontramos.

    Dani

  • http://blog.alexandremagno.net Alexandre Magno

    Para mim, o assunto abordado pelo Henrique foi perfeito e não teve nada de pessoal, foi uma análise de usabilidade e mostra o quanto as empresas deixam de investir em usabilidade e no uso da tecnologia como ferramenta de manter um relacionamento com o cliente eficientemente. Nada melhor para falar de usabilidade e arquitetura de informação com análise de assuntos do cotidiano, sempre penso em relatar assuntos assim no blog mas muitas vezes travo… parabéns!

  • http://www.seuwebsitenainternet.com.br Eduardo Ferreira

    O grande problema são esses aparelhos CHINESES, que colocam uma etiqueta com marca aqui e eles não conseguem traduzir os drivers (instaladores). imagina ter que programar em MANDARIM!!

  • http://supercasais.blogspot.com/ Gabriel

    Caramba, cada uma que vemos.

  • DANIELS
  • Roberto Nunes

    Sensacional esse seu post! Maxprint entendeu o que é a lei de Murphi. Justo o driver que você precisava não estava na página desleixada deles. Descaso com o consumidor.

  • Ivo

    É o seguinte, essas porcarias que vendem por ai que envolve tecnologia principalmente computadores, evoluem da noite pro dia, por isso que não tão nem ai, só querem vender, e lançar outro produto, quem ficou pra tras que se vire, ou compre outro produto mais novo, pq o comercio, é dinamico selvagem e volatil.

  • http://www.havilla.com.br Davi Menezes
  • Rubens

    Cara, to com esse controle e não consigo fazer com que ele funcione corretamente. Realmente nos falta um pouco mais de conhecimento na hora de comprar um produto.

    Otimo blog.

  • Rafael

    Cai nessa mesma lorota… Comprei o controle ontem e nada de funcionar… Com certeza é problema de drivers, pois nao instala de jeito nenhum… rodei o mini-CD que veio, mas nada feito.. em 3 micros diferentes…
    Alguem pode ajudar? mandar os drivers? uma luz?? helppp!!!

  • Marco Alencar

    Sem contar que o manual do gamepad dual shock diz que o driver suporta configuração do gamepad para substituir teclado e mouse, o que não acontece. Uma comédia.

  • Luís Fernando

    Tbm to tendo problema parecido. comprei o controle dual shock para PC da MaxPrint, nos primeiros dias funcionou normalmente, mas de repente parou de funcionar. Aparece a seguinte mensagem: “Dispositivo USB não reconhecido” e com o erro “Código 43”. Alguem sabe o q posso fazer?

  • Matheus

    eu tenho essa porcaria de gamepad. meu analogico esquerdo NAO funciona e a luz do ANALOG tambem nao. hoje vou trocar essa budega!

  • Deybimar

    Henrique estou com meso problema, fui ao site da Maxprint baixei o driver para controle dual shock e instalei no pc, Resultado.. não funciona do mesmo jeito.. Eles são ridículos, em deixar um driver que não funcione no site -.-.. Meu controle é cod.:629-1.. uso windows 7 Ultimate já atualizei todos drivers e nada.. Mas a gente aprende com os erros na vida.. Maxprint nunca MaiS!

  • Renan Pereira

    comprei a 2 dias o volante dual shock racing cod:6217-8 e no cd aparece apenas um arquivo chamado "STDSETUP" e não o "AUTORUN.EXE" como citado no manual então procurei no site mencionado acima o driver certo e não encontrei. Gostaria de uma resposta rápida e benéfica de alguém. Agradecido desde já.

  • http://twitter.com/JesskaAnastacio @JesskaAnastacio

    Henrique,
    compartilhando sua experiência, você está ajudando outras pessoas a saberem se posicionar diante de um problema como esses.
    Cada leitor seleciona o que quer ler.
    Se você tem um leitor que não curtiu o seu desabafo pessoal, ele que passa para a próxima página.
    Acho que sua postagem foi de grande efeito, e que muitas pessoas a acharam interessante.
    A repercussão mostra que ela foi muito pertinente.
    Parabéns pelo trabalho.