Joost: quem sabe não é o ponta pé da revolução da TV?

Fui convidado por um “german friend“, Chris Heilmann, como beta tester do Joost. E este texto trata apenas das minhas primeiras impressões. Não posso dizer que Joost é mais ou menos inovador do que o Skype foi para o voip, mas com certeza pode ser o pontapé da revolução da TV. Veja mais prints de tela no Flickr.

Joost Screenshot Como o programa está em fase beta, vários problemas ocorreram até que eu conseguisse certa estabilidade ao utilizar o Joost para assistir alguns programas. A aplicação já até possui alguns bugs considerados como clássicos, mesmo com tão pouco tempo de vida! Aí vai alguns:

O primeiro bug que ocorreu logo após instalar o Joost, não me deu o gosto nem de ver a interface dele. O erro foi o “Unable to connect network”. Inicialmente achei que fosse o firewall bloqueando algo ou até mesmo o anti-virus. Desativei tudo e mesmo assim não conectava. Depois encontrei no fórum que várias pessoas mesmo após já terem conseguido utilizar o programa, tiveram esta mesma mensagem de erro. No dia seguinte mais bugs. Um deles foi o “disk full” (o conteúdo não está mais disponível), um alert que trava sua aplicação com uma mensagem que diz que não há espaço suficiente em disco para você continuar rodando o aplicativo. Mesmo que eu tenha instalado o Joost em uma partição com mais de 20 gigas de espaço livre ele acusou este erro algumas vezes.

Joost Screenshot Depois dos erros acima, ainda ocorreu alguns pequenos travamentos eventuais. Um exemplo disso é alternar entre full screen e modo janela, às vezes ele demora um pouco para voltar a funcionar corretamente. Mas fora todos estes contratempos, consegui assistir alguns programas com transmissão perfeita, ótima qualidade e sem tics ou nenhum delay . Eu testei o programa em casa com uma conexão de 2.5 mega e imagino que esta seja uma das razões pra não ter tido problemas ao assistir os vídeos. Quando necessário, eu consegui manter o Joost em uma tela pequena sem fechar a aplicação e fazer o que precisava no Firefox. Arrisquei até a baixar algumas coisas no uTorrent enquanto assistia um video. Isso também não foi um problema.

A interface do Joost é muito bonita e bem feita. Achei fácil de usar e bem intuitiva com textos grandes, ícones e efeitos de telas interessantes. Ele tem uma apresentação bem legal toda vez que inicia. O pessoal foi bem esperto com o marketing dos “convites”, em que apenas quem receber um convite de outro beta tester poderá utilizar a aplicação. Restringir o uso do Joost apenas a “convidados” ajuda a criar um “hype ” deixando todo mundo curioso e servindo de estímulo para os blogueiros explorarem o assunto. Para ver os efeitos disso basta dar uma olhada no Technorati e ver a quantidade de textos que já existe sobre o programa.

Joost Screenshot O conceito da aplicação é muito criativo, permitindo com que você assista programas nos moldes do pay-per-view só que de graça é claro. Você abre o aplicativo a hora que quiser, seleciona um canal e depois seleciona entre uma lista de programas daquele canal, aquele que você quer ver agora. Não existe o conceito de “transmissão ao vivo” no Joost! Bom, pelo menos por enquanto. Você assiste qualquer programa no seu tempo! Já existem também algumas propagandas de anunciantes antes de iniciar um programa. Mas nada longo como na TV convencional. Por enquanto a programação (o conteúdo não está mais disponível) ainda é fraca, a não ser que você seja viciado nas porcarias que passam na MTV feita para adolescentes com catupiri na cabeça ou no Guinnes World Records TV. Até existem alguns documentários legais mas por enquanto nada que fará com que você deixe de assinar TV á cabo ou TV via satélite. Mas no futuro, quem sabe!?

Se o Joost encontrar parcerias grandes, com grandes emissoras, e se à partir dessas parcerias conseguir muitos anunciantes e movimentar milhões e milhões, com certeza o Joost tem tudo pra ser o pontapé da revolução da TV. E no futuro, além de estar no seu desktop, ele pode ir parar no seu PDA, celular e, por que não, na sua TV!

Leia outras impressões sobre o Joost escrita por outros blogueiros:

  • naHipermidia
  • Petipois
  • Techbits
  • MeioBit
  • Esconvando Bit (o conteúdo não está mais disponível)
  • Diego Mascarenhas

    Já estou testando o Joost a um bom tempo, pra ser exato, desde a versão 0.7. A idéia é simplesmente fabulosa, o conceito em si de transmissão gratuita de conteúdo é fantástico.

    Em casa possuo uma conexão de 1mb que em fullscreen a 1280*1024 causa certo delay, porém em 640*480 é praticamente perfeito. A idéia de ter comerciais de 1 minuto, a cada 1 hora é bem legal.

    Acho que os caras aprenderam mesmo como lançar um serviço de qualidade. E depois de saber que consigo instalar essa maravilha no appleTV, fiquei bastante empolgado em pensar em ter 1 brinquedinho da apple, quando estiver na segunda geração, óbvio. =)

    Pena que não consegui nenhum convite ainda de beta pra enviar pros outros, acho que tenho que ser mais ativo nos reports.

  • rafael donis

    Olá, como blogueiro e usuário ativo do Joost, tenho que confessar que sua matéria está excelente. Realmente o Joost tem muito o que crescer, mas já dá uma idéia de como poderá ser a Televisão daqui a alguns anos (ou menos que isso. Já utilizo o programa desde o tempo em que era "The Venice Project" e posso afirmar que ele sofreu uma bela evolução até ser lançado como Joost.

    Parabéns pela matéria.

  • Matheus Svolenski

    O serviço parece bastante interessante, estou esperando uma oportunidade para poder testá-lo também…

    Garanto que quando liberarem para o público geral vai "virar febre" e todos vão querer utilizar o serviço, daí para frente o Joost deverá ter trabalho para manter uma grande quantidade de acessos, mas isso faz parte da Web 2.0, não é?

    Abraço.

  • http://www.teoni.com.br Teoni Valois

    Olá Henrique! Sou leitor do seu blog há um bom tempo, mas nunca tinha parado para comentar… Cê sabe, aquela coisa de mais tarde eu comento, e tal… Enfim, pelo que me parece o Joost é um tiro bem certeiro quando estamos falando do mercado atual, ou seja, ENTRETENIMENTO! Uma sacada bastante grande como foi o YouTube há +/- um ano atrás. Como você citou, o destino do Joost pode estar nas mãos de bons patrocinadores. Estou bastante ansioso para poder testar o joost (pode ter sido uma indireta :P).

    Se esse negócio de TV na Web pegar dessa vez – falo assim pois já vi projetos fracassarem – existirá então mais um potencial alvo de compra do Google. Imagina só, Joost virando GoogleTV ou algo parecido, não é nada impossível já que eles vêm comprando todos os bons e inovadores que aparecem.

    Termino então parabenizando você e seu blog por estar sempre compartilhando assuntos interessantes e, além de tudo que podem causar Revolução Etc…

    Abraços!

  • Zephon

    Algo que tenho perguntando para várias pessoas e ninguém soube responder e também não achei ninguém que utilizasse o Virtua, mas e o tal do "Traffic Shaping"? Há alguns dias o uTorrent voltou a funcionar mesmo sem precisar habilitar a encriptação dos cabeçalhos e está sempre atingindo velocidades entre 150 e 230kb… Mas e no Joost?

    XD. Aproveitando o embalo, me manda um convite?

  • http://www.renanandrade.com.br Renan

    Caramba muito legal essa iniciativa do Joost, recebi hj pela rss esse post e curti muito, gostaria de saber como posso testa-lo visto que não tenho convite ainda, será que alguem poderia me mandar?

    Obrigado.

  • Francisco Tom&eacute

    Também fiz uma análise ao Joost em português.

    Podem saber mais aqui:
    Cumprimentos!

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Me parece muito interessante, ainda mais com a expansão da Internet em banda larga… O site pode fazer muito sucesso por ser pioneiro.

    Estou à espera de uma oportunidade também :)

  • Junio Vitorino

    Eu recebi hoje o e-mail do Joost Team, e instalei aqui. Baixei a versão para Mac e estou testando, e não posso falar muito bem dele não por causa do programa e dos sucessíveis erros que recebo, pois minha internet e um lixo (600kbps), isso não é conexão para ele, vou testar em outras bandas para ver. mas o erro mais frequente é esse aqui.

    [URL =http://img409.imageshack.us/img409/8345/picture1rj6.png][IMG]http://img409.imageshack.us/img409/8345/picture1rj6.th.png[/IMG][/URL]

  • Junio Vitorino

    Droga!!! Henriqu edita meu comentário por favor e apaga este. :(

  • Eforte

    Cada beta tester pode convidar quantas pessoas?

  • Daniel

    Eforte, antigamente os convites variavam entre 1/2/3… E deveria ser enviado através do próprio site…

    Depois houve uma reformulação no site do Joost e os convites foram congelados…

    Agora, com a versão 0.9, os convites (após o congelamento, o Joost enviou 5 convites para cada betatester) são enviados pela própria interface do programa (widgets).

    Eu possuo 2 contas no Joost (hehe), os convites de uma já sorteei, agora faltam os convites da outra conta…

    Ah! Grato pelo link, Henrique. ;)

  • Helian

    e daqui a algum tempo quando o programa virar moda o google vem, compra por 500 bilhões de dolares e muda o nome pra google tv =P

  • Lourenço Rizz

    Opa,

    O Blog http://www.besteirol.net está sorteando convites do Joost para que deixar um comentário no Blog.

  • Paulo Cesar

    Amigos estou desesperado atrás de um convite para o joost, se alguém tiver por favor envie no meu e-mail paulocesar[aroba]projetodigital.com.br

  • Pingback: Slashgnu » Um convite do Joost pra mim()

  • Pingback: Joost, O Futuro da TV na Tela do seu PC ou Mac « Hachid - Pensamentos e howto’s de um Geek !()