IE8 passa no teste do Acid2

Sim, você leu certo. Uma versão em desenvolvimento do famigerado e infame Internet Explorer 8 passou nos testes do Acid2. É um verdadeiro marco na história dos padrões web. Resta saber se a equipe de desenvolvimento do Internet Explorer vai conseguir manter esta façanha até o lançamento da nova versão do browser azul. Conforme Bruce Lawson disse, isso não significa (ainda) que os bugs de floats etc serão corrigidos para a próxima versão, mas significa que uma nova guerra de browsers está para ser travada entre Opera 10, Mozilla Firefox 3 e Internet Explorer 8.

Parte dessa nova guinada do Internet Explorer está acontecendo desde que a Microsoft contratou Molly E. Holzschlag, a diva e evangelizadora dos padrões web, para se juntar ao time de desenvolvimento do Internet Explorer desde o início deste ano. E como você pode acompanhar no site dela, eles tem feito um grande esforço para mudar a fama que o IE tem de relapso em relação aos padrões. Agora é só esperar pra ver!

29 Responses to “IE8 passa no teste do Acid2”

  1. Não é só esperar. É torcer também, por uma boa política de distribuição. Espero que aprendam com o erro do IE7 e liberem o 8 para todos, originais ou não. Espero também que o 8 não fique restrito ao windows vista ou superior. Seria um desastre.

  2. camilo vitorino da c

    ta ai uma coisa interessante de se ver. Espero que, como o Marcus disse, não fique limitado apenas ao Vista e a OS originais. Na internet, manda quem tem mais adeptos :-)

  3. Depois de 8 versões, o IEca finalmente consegue acertar uma.

    Será que isso representará o fim do pesadelo dos webdesigners que atualmente tem de fazer uma página que "rode no IE" e outra que rode "nos outros navegadores"?

  4. Clovis

    Eu li este anúncio pela manhã… e havia postado algo semelhante no meu blog.. mas vale a pena reforçar a idéia.

    ;)

  5. Rochester

    Ainda nao acho o opera concorrencia pra firefox e ie.. mas o fx 3 promete (:

  6. André Pessoa

    Engraçado como nascem as lendas urbanas. O Luiz afirmou que "depois de 8 versões, o IEca finalmente consegue acertar uma", e não duvido que muita gente concorde com isso.

    No entanto, quando o Mozilla foi lançado, o IE já estava na versão 6, e ele era superior à concorrência em relação aos padrões desde a versão 3 (a versão 3 do Netscape, da mesma época, suportava zero de CSS).

  7. Cara, e se o IE8 ( ou suas versões futuras ) virar referencial na hora do desenvolvimento por ter um melhor suporte aos padrões??

    Em certo momento o IE poderá se tornar o browser padrão para o desenvolvedor e hacks para FF, Opera e outros se tornaram mais conhecidos e outros novos hacks irão aparecer, bem como novas técnicas para corrigir as diferenças.

  8. noh cara…

    vai ser um bota pra quebrá…

    rsrs

    Valeu pela matéria.

    Bom sucesso para 2008.

  9. Mark de Souza Costa

    Nossa falar que é um erro não contribuir para a pirataria (comment #1) é um erro absurdamente terrível. Desde quando alguma empresa privada vai querer ver seus produtos pirateados??? Faça me um favor… Pirataria nos olhos dos outros é refresco né! Isso é pensamento típico de brasileiro mesmo. É mesma coisa que querer que as empresas produtoras de vídeo-game lancem seus aparelhos compatíveis com CDs piratas. Talvez seja melhor fechar todas as empresas do mundo e deixar tudo na mão de crimosos falsificadores. Isso sim seria uma grande evolução social.

    Acho que esse link dá um bom panorama da história do IE:
    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/cont

  10. tigo di, você está ignorando o fato que o suporte aos padrões dos demais navegadores já é muito bom, e que a tendência natural é que o Firefox, Opera, Safari tenham sempre a mesma visualização, pois se aproximam cada vez mais do acid2.

    O Opera já está lá. Parece que o Firefox 3 também. O Safari não deve demorar. Estou otimista.

    Só precisamos é que este IE8 substitua rapidamente o 6 e o 7.

  11. Mark de Souza Costa

    "tigo di", sobre seu comentário, acredito que isso não ocorrerá, pelo menos não em grande escala. A tendência dos browsers é todos se tornaram compatíveis com os padrões, logo a diferença entre um browser e outro será os serviços e funcionalidades oferecidos. Eu mesmo acho que o Firefox está anos-luz na frente no quesito de instalar e gerenciar add-ons, sem comentar o suporte aos padrões.

    O futuro vai ser bom para os padrões web e para quem os segue!

  12. Juliano Oliveira

    Henrique,

    Errata: "famigerado e infame Internet Explorer 8", o certo seria "famigerado e infame Internet Explorer", sem o 8.

    :)

    Num é não?

    []´s

  13. Acompanho o IE desde o windows 95, tenho visto a tentaviva deles em melhorar, porêm sem duvida a concorrência agora aumentou e nós estamos mas exigentes, o IE7 nada mais foi que adicionar alguns dos recursos que existiam no Firefox, acho que a grande empresa de Gates tem perdido o foco,

    IE8 ? quem sabe o que pode acontecer…

  14. Enquanto isso, a MS vai nos empurrando uma coisa chamada de IE7-Pro, que pouco ou nada se difere da versão anterior. Penso que o IE é o software que contém mais versões sem apresentar grandes avanços.

  15. Mark de Souza Costa

    É por isso que falo, esse pessoal que critica a Microsoft é muito desinformado e fala muita bobagem. Outra gafe aqui nos comentários foi o de Andre L. Soares. Onde você leu que IE7-Pro é uma versão do Internet Explorer? Onde você leu que o IE7-Pro foi feito pela Microsoft?

    Para poupar trabalho para os que realmente gostam de se informar, IE7-Pro é um AddOn gratuito para o Internet Explorer e é feito por um grupo de desenvolvedores independentes que não tem relação nenhuma com a Microsoft.

    Site do IE7-Pro: http://www.ie7pro.com/

    Fala sério heim!

  16. Danilo Celestino

    Noh.. que massa hein… Finalmente…

  17. Paulo Ricardo

    Só espero que não façam o que comentaram no blog do IE quando postaram esta notícia ao público:

    if ( ACID2 == TRUE)

    useFakeSmileyRender();

    else

    useNormalCrappyCSSParser();

    Ha ha ha ha!

    []'s

  18. Carlos

    Ouvi alguns rumores por ai de que a microsoft comprou a W3C isso e verdade ???

  19. Parece que não deu muito certo! Agora pra passar no Acid3 vai demorar mais uma década. Que vergonha!

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>