Geotagging, meta informações de geoposicionamento cada vez mais populares!

Mapa do Google Maps para ilustrar geotagging Se você nunca ouviu falar de geotaggear ou geocoding na vida, em um futuro bem próximo você pode nem acreditar como viveu sem isso por tanto tempo. Com a popularização de ferramentas geográficas como o Google Maps e Google Earth, geotagging começa a crescer, se tornando aos poucos cada vez mais popular. Esta popularização deu origem inclusive aos geoblogs como o World is Witness que eu citei semanas atrás. No Google Maps por exemplo, você já consegue saber com uma busca simples quais as pizzarias mais próximas de Itaim Bibi, um bairro em São Paulo. Isso é possível porque de alguma maneira estes estabelecimentos foram geotaggeados, ou seja, possuem informação de latitude e longitude vinculado a eles.

Geotagging (também conhecido como geocoding) são meta informações de geo-posicionamento adicionadas em qualquer tipo de mídia (em um mundo ideal), seja um documento de HTML, uma imagem, um arquivo MP3, um feed, etc. Geotaggear é basicamente adicionar latitude e longitude como meta informação a um arquivo ou trecho de arquivo. Simples assim. Hoje, aparelhos celulares e smarthphones com câmera digital e GPS embutidos juntos começam a dar as caras, e estão cada vez mais baratos. Estes novos aparelhos já tiram fotos geotaggeadas. O padrão de armazenamento de meta-informações em uma imagem é conhecido como Exif.

EXIF

Exif ou Exchangeable image file format, são especificações, padrões de como (e quais) meta-informações são gravadas em uma imagem de uma máquina digital por exemplo. Os formatos JPEG, TIFF e arquivo de áudio RIFF suportam Exif. PNG, GIF e BMP não suportam. É possível armazenar em uma imagem, onde ela foi tirada (se tiver GPS), qual o tamanho máximo de impressão, qual a marca e o tipo de câmera, qual a lente usada, qual a abertura do obturador no momento em que a foto foi tirada, data, hora, sensibilidade do ISO, informações de copyright da imagem e muitas outras informações. Existem editores de Exif como por exemplo o “Exif for Windows“, um programinha gratuito que te permite alterar e adicionar meta-informação a suas imagens antes de fazer upload delas para qualquer serviço como o Flickr por exemplo.

Geotagging em celulares

Uma aplicação fantástica que eu encontrei relacionada com geotagging foi o Zone Tag Photos para alguns celulares Nokia e Motorola. Trata-se de um aplicativo de uploader do Flickr que ao subir suas fotos para sua conta, coloca as tags de geoposicionamento corretas para que sua foto seja posicionada em um mapa no local exato de onde foi tirada.

Com o GPS indo parar no celular será possível por exemplo estar passeando em Paris, sem saber nada de sua história e locais históricos, e pedir para seu celular exibir quais os artigos da Wikipédia estão relacionados a locais próximo de onde você está naquele momento. Assim você terá um artigo para cada lugar que aparecer na sua frente (principalmente em uma cidade como Paris), contando sua história, mostrando fotos, horário de funcionamento, etc. Seria a morte do Guia turístico?

Privacidade

Um grande problema que isso pode trazer está relacionado a privacidade. Principalmente para aqueles que não fazem a mínima idéia de que seus aparelhos gravam metadados de localização geográfica nas fotos. Imagine uma foto sua no Flickr informando a hora e o local exato em que ela foi tirada em determinado dia que você disse a todos que não estaria ali. Basta subir para o Flickr que sua mentira foi para o beleléu!

Microformats

É possível também adicionar informação de latitude e longitude no HTML, do jeito que está acostumado a usar. Já ouviu falar em Microformats? Então, existe uma especificação chamada geo que te permite fazer com que vários serviços, como a extension Operator, Google Maps, identifique sua markup e localize em um mapa o trecho que você adicionou o microformats geo!

Quer ficar fera no assunto? Então fique de olho nos seguintes lugares:

  • Alexandre Formagio

    Uma coisa super interessante, consideravelmente ligada ao assunto: .
    (Busca por "restaurantes são paulo" no google)

    Integração do Google com o Google Maps :)

    Mas muito legal este post, mostra principalmente a importância de se começar a pensar nesse tipo de coisa.

    Grande abraço

  • Alexandre Formagio

    Algo que tem um pouci a ver com o post. O google agora está integrando parte dos resultados com o google maps, exemplo: "restaurantes são paulo" no google.

    Muito legal tudo isso, principalmente o poder dos microformats :)

  • http://about.me/djalmaaraujo Djalma Araujo de And

    Já imaginou a utilidade do posicionamento para sequestro de pessoas? Sequestradores normalmente enviam imagens ou algo pareecido! Câmera de ultima tecnologia já estarão equipadas com isto! :)

    Sobre o fim do guia turístico, eu acho que a tecnologia seria um "a mais" ;)

    Esta "taggisse" está ficando cada vez melhor! Abraços.

  • Edilson de Souza

    Como posso ter vivido sem isso por tanto tempo? Estudo 'microformats', mas não conhecia essa Geaconding. Muito bom, agora tudo está fazendo sentido, tudo está ganhando um significado, tudo pode ser compreendido!

    Valeu pelo artigo!

  • http://blagus.blogspot.com/ Alexander Blagus

    Vou lhes passar o meu case para discussão e para mostrar o quão interessante é o geotagging:

    Sou desenvolvedor web, fotógrafo amador e aventureiro de plantão. Estes últimos 4 dias trilhei pela antiga ferrovia funicular abandonada na Serra do Mar (Paranapiacaba-Cubatão). Pelas poucas fotos que vi pelo Google Earth + Panorâmio pude fazer minha aventura com muito mais precisão. Um exemplo disso era uma ponte caída no meio do caminho. Eu sabia que iria enfrentar este problema. Pude prever quantas pontes podres teria que cruzar (e o estado dessas), em quantos tuneis abandonados poderia me refugiar. E com as novas fotos que fiz, e adicionando a latitude e longitude do meu GPS poderei enriquecer mais ainda o Earth+Panorâmio tanto para questões históricas (espero um dia poder enriquecer uma aula de história do primário) e facilitar a vida de novos aventureiros geeks.

  • Pingback: Salada de links da semana « Pensamentos randômicos

  • Pingback: Dicas de como montar um blog - Parte 1 - Antes de mais nada, procure entender como funciona o mundo dos blogs » Revolução Etc

  • Pingback: Mashups e Geotagging « jornalismo online

  • Pingback: Geotagging « mediasdigitales