Extra, Extra, a Opera Software vai reinventar a roda!

Não sei porque, mas toda empresa que me aparece com um slogan revolucionário, pra mim, deve ser motivo de chacota. A Opera Software, responsável pelo melhor browser do mundo que quase ninguém usa (sic), o Opera Browser disse que vai “reinventar a web” no dia 16 de junho. Veja a imagem abaixo.

On June 16th at 9:00 a.m (CEDT), we will reinvent the Web.

Sinceramente eu acho o Opera Browser excelente, leve e “decente” no melhor sentido da palavra. Sou fã da Opera Software pelo trabalho que eles também fazem com o Opera Mobile e o Opera Mini, ambos browsers para celular. Se você já usou ao menos um dos dois, sabe do que eu estou falando. Mas aparecer com um slogan de que vão reinventar a web, me parece comunicação de varejo a lá Ricardo Eletro e Casas Bahia.

Sempre que vejo este tipo de comunicação fico me perguntando quem eles atingem como público alvo. Acho irritante, com todo o respeito. Com certeza continuo fã do Opera Browser, mas alguém acredita que o misterioso lançamento do dia 16 será algo próximo da “reinvenção da web”? Não sou expert em comunicação, mas acho “brega” qualquer coisa que promete algo que não exite. Eu sei que o marketing é uma guerra de percepção, mas estou curioso pra saber sua história se você se realmente se sente persuadido que dia 16 você verá algo que vai revolucionar a web. #OperaFail.

Via InfoManiaco.

  • Thony Conde

    Henrique;

    É realmente irritante este tipo de posicionamento. De qualquer forma podemos minimizar, a equipe de desenvolvimento da Opera é ótima, conferimos isso nos browsers… Este caso foi o pessoal da publicidade… Mas enfim, fazer o que?

    Vamos esperar o dia 16 e ver no que vai dar… Já havia comentado algo no meu twitter alguns dias atrás, e sinto a mesma sensação que você ao ver este tipo de situação, principalmente de uma empresa que gosto, tanto do produto como do posicionamento.

  • Jimmy Andrade

    De toda forma, fiquei curioso para saber o que a Opera lançará. Quanto ao #OperaFail, seria a influência do Twitter? #haha

  • http://www.pabloalmeida.com.br Pablo Almeida

    Acho que é mais pra deixar isso na cabeça o pessoal pra ir lá fazer download. Vale lembrar que eles foram ultrapassados pelo Safari(depois que lançaram pra Windows) e pelo Google Chrome de uma forma extremamente rápida…

    Dia 16/06, eu e você já vamos baixar a versão nova que reiventa a roda, tá vendo? É só um jabá, mas atingiu a gente… Tá bom, vai…pelo menos eu! :D

  • Douglas Rieger

    Vejo que a Opera Software está aprendendo muito bem com outras empresas, onde o marketing é mais importante que qualidade e inovação.

  • Lucas Petes

    Irritante, de fato. Mas, especulando: abertura de código? alguma feature alucinante pro Opera 10? suporte a 'coisas sociais' [de alguma maneira diferente do Flock?]? Web 3.0 ;D?

  • http://www.zhp.com.br Henrique Pimentel

    É impossível não rir desse anúncio.

    Reinventar a web ? vão criar uma linguagem nova? Alguma coisa que só rode no Opera?

    Vão dar outro tiro no pé?

    É o mesmo de querer inventar uma gasolina especial que só rode em um tipo de carro… não dá certo.

    Infelizmente estamos presos nas maiorias, e a maioria é feita de usuários inexperientes, desmotivados e desinteressados em "aprender".

    Ninguém precisa de curso para usar uma TV ou um telefone celular, mas pra web todo mundo fica querendo que os usuários em geral aprendam coisas novas todos os dias.

    Infelizmente a web é feita de maiorias e a maioria usa IE, quando não é o IE6.

    Portanto, qualquer coisa ultra-fantástica que o pessoal do Opera invente, vai gerar um buzzinho, e só.

    Duvido até que aumente o mísero 1% de usuários que utilizam o Opera como navegador.

  • FRed“

    Henrique,

    Cardoso também escreveu a gracinha que todo mundo gosta de usar ("o melhor browser do mundo que ninguém usa") quando vão falar do Opera…

    Sou fã do Opera e o tenho como browser mesmo na época que o sites em feitos somente para o IE. Quando um site não renderizada decedntemente no Opera aí eu recorria ao IE. Pois bem.

    Eu acho que a Opera Software pode usar o jargão "reinvenção da web" porque a cada nova versão do Opera, outros browsers copiam features que eles desenvolvem. Claro que eles não reiventam, mas eles aprimoram (e muito) seu browser a cada versão, e isso impacta diretamente no dia-a-dia de quem utiliza o Opera como browser padrão.

  • http://www.historiainventada.com.br/ Rafael

    Sem querer polemizar, mas eu acho engraçado que alguém que tenha um blog chamado "Revolução Etc" queria ridicularizar "toda empresa que aparece com um slogan revolucionário".

  • http://www.marcelomx.com Marcelo

    Rafael, você já polemizou, oras! :P

    De qualquer forma, a comparação não cabe pq o nome do site do Henrique não é um slogan e nem promete nada. Aliás, dá uma lida na página "sobre o site" que você talvez até perceba que seu comentário foi invalidado, justamente porque ela dá a entender que não irá "revolucionar nada", mas sim, apóia uma revolução (que está acontencendo) no modo de fazer web. Além disso, o site da Opera não diz que vai "revolucionar" e sim "reinventar".

    Sobre o fato da Opera reiventar, não passa de marketing, apesar de ser irritante mesmo, isso já faz parte de empresas e pessoas que desejam chamar a atenção (em qualquer mídia).

  • Pingback: Thony Conde()

  • http://twitter.com/tiago_a Tiago A.

    Eu não uso o Opera, porque prefiro as extensões do Firefox. Pelo anuncio e pelo comentário no código fonte: "We start our little story with the invention of the modern day computer.

    Over the years, the computers grew in numbers, and the next natural step in the evolution was to connect them together. To share things.

    But as these little networks grew, some computers gained more power than the rest and called themselves servers …"

    Me parece algo referente à "computação nas nuvens".

  • Willie Oliveira

    Para mim o menor objetivo do marketing é atrair os olhares do consumidor, e isso facilmente o pessoal da Opera já têm conseguido.

    — CONFESSA, VAI!

    Dúvido que TODOS nós aqui não estamos no mínimo curiosos para entender do que se trata este apêlo "exagerado" e que foi denunciado pelo Henrique.

    — OBJETIVO EXPLÍCITO? PRA QUÊ?

    Se Opera quer criar expectativa, a campanha está sendo válida, podem até não reinventar nada e, talvez nem seja esse o objetivo real deles.

    — ATÉ EU FARIA! VOCÊ NÃO?

    Se um produto meu conseguisse estimular a criação de N threads mundo a fora, só pelo fato de um "exagero" na campanha, talvez isso me economizasse muitos esforços e custos para alcançar meus os objetivos reais.

  • Vicente

    A questão aí é que está todo mundo dando essa notícia hoje, e amanhã um monte de gente vai entrar pra ver o que é…

  • http://www.chrisb.com.br/blog/ Chris Benseler

    Estou ansioso.

    Ou não!

    Concordo contigo que quando o slogan é muito chamativo, a chance de vir a decepção é grande!

  • http://manifesto.blog.br/1.5/Blog/Geral/opera-unite-1.html Diogo Souza

    O produto não correspondeu a espectativa, mas o serviço (o Opera Unite) é legal, apesar de não ser tão novo.

    Mas conseguiram a atênção que queriam.

  • Douglas Rieger

    Lançaram um experimento, um projeto alpha. Considero até interessante, mas preciso provar antes, e não guiar-me pela propaganda.

    A Opera não reinventou nada, por enquanto.

  • http://www.mikaelcarrara.com Mikael Carrara

    O objetivo era fazer todo mundo falar deles. Estão conseguindo.

  • http://www.needforlumbriga.com Ronan

    2 Semanas depois, mas tenho que vir comentar.. Sempre usei o FireFox. E cheguei a colocar o 3.5(é ja saiu).

    Instalei o Opera 10 a dias e estou surpreso MESMO. Confesso nunca ter gostado do opera, mas pelo pouco que usei o 9 esse está muito melhor. Até o momento estou achando melhor que o FF 3.5..

    Usar mais um pouco para ver..

  • http://aprenderetocar.blogspot.com Aprender e Tocar

    Realmente, vi mta gente comentando o lançamento, ma… quem chegou a usar? =P

  • Lia

    eles colocaram um servidor apache dentro do browser!!!! eu axo que isso é revolução sim!!!

  • Jimmy Andrade

    Tem certeza, @Lia? O roteador do meu prédio tem um "servidor" web dentro dele. Eu não acho que isso seja, digamos, uma revoluçãaaao…

  • http://hospedagemsegura.com.br hospedagem de sites

    Bem… lá se foram 2 meses, e se não estou bem certo, parece que não houve revolução.