Experiência de usuário com o Dell Inspiron 1545

A experiência do consumidor como usuário de uma marca não começa só quando você está com o produto em mãos. Ela começa desde a busca pelo que você precisa, passando pela compra, entrega, relacionamento com a empresa e o uso do produto. Faz tempos que eu queria voltar a escrever este tipo de texto narrando minha experiência de usuário com algum produto. Esta é a minha experiência de usuário com o notebook Dell Inspiron 1545.

Adeus HP Pavillion

Notebook HP Pavillion Meu notebook HP Pavillion foi pro saco, literalmente. Isso aconteceu com uma galera aqui na Webroom, cerca de 6 notebooks HP Pavillion foram pro saco em 1 ano. Eu precisava então de uma máquina pro dia à dia, máquina pra trabalho e não diversão, jogos, etc. Ou seja, máquina com configuração mediana e com custo mais enxuto possível. Dell foi minha primeira opção. Pensei na HP mas devido a experiência de usuário que tive com eles, já era. Perderam um cliente de notebooks pra vida inteira. Só conseguiriam reverter me dando uma máquina de graça e deixar rolar 3 anos pra ver se ela não pifa. Os notebooks da série Pavillion são lindos, fantásticos, belos, usabilidade boa, mas queimam. Isso é tudo que quero falar.

Processo de compra

Voltando a Dell, o processo de compra de um notebook pelo site deles é fantástica. Simples, rápida e direta. O preço não é o melhor, mas o custo benefício depois de uma pesquisa rápida por ai, achei o melhor. O fato de trabalhar em uma empresa cheio de nerds, com um monte de cara que testa de tudo e consome todo tipo de tecnologia, me dá uma experiência boa e uma base pra avaliar, e no geral os notebooks da Dell estão se transformando em uma boa opção com custo médio e estabilidade. Uma experiência interessante com a Dell foi a entrega (foi previsto em 18 dias úteis e chegou em 7 dias corridos), que ocorre sempre antes do prazo fornecido. Podia ser ainda menor mas eles são expertos, ao construir uma experiência de usuário que te faz pensar que você foi beneficiado com uma entrega muito antes do previsto. Não posso reclamar, mas seria mais foda ainda se tivessem entregado em 3 dias.

Dell Inspiron 1545

Pra começar, a única coisa que eu acho bonito neste notebook é a tampa dele. Mas se algum fabricante não conseguir fazer uma tampa bonita, pode mudar de ramo e ir fabricar cadarço de tênis. No geral eu acho a maioria dos notebooks feios, com exceção dos Apples e da série Pavillion da HP que são realmente bem feitos e bonitos. O resto é carcaça e não foi diferente com os notebooks Dell da série Inspiron. E eu até acho ele bonitinho, mais está longe de ser belo. Preocupe-se com o que está por dentro que você vai ser mais feliz. A Dell também tem coisa mais bonita, como os notebooks das séries Alienware e Adamo. Mas para o meu objetivo, 7.000 pratas estava muito acima do que eu precisava. Quem sabe a Dell não me dá um de presente pra mudar minha imagem dos produtos deles?

Dell Inspiron 1545 O notebook em questão é o Dell Inspiron 1545, com processador Intel Core2 Duo, 2.4 GHz, 3MB L2 cache, 1066 MHz, memória RAM de 3GB DDR2 800MHz, LCD WLED WXGA (Tela True Life de 1366×768 pixels) de 15.6 polegadas, HD SATA de 320GB (5400RPM), gravador de DVD/CD padrão (8x), bateria de 9 células e veio com o Windows Vista Home Basic, o qual farei questão de não usar e não deixar ninguém usar também. Uma máquina bem legal né? Eu gostei!

Performance

Posso dizer que a bateria Dell Inspiron 1545 é realmente muito boa. Ela durou 6 horas com a primeira carga e está aguentou muito bem nos dias seguintes. E a performance dessa máquina rodando o Windows 7 Ultimate foi igualmente muito boa. Eu testei o Windows XP, Vista Home (que veio com ele) e o Windows 7 Ultimate e sem dúvida a última opção demonstrou uma performance muito melhor que as outras duas.

Uma coisa chata nessa compra do Inspiron é que essa versão não tinha a opção do controle remoto (muito usado em apresentações nas empresas) e não veio com fones de ouvido, como eu já vi na compra de outros equipamentos. Fiquei sem saber porque, até mesmo pelo fato que o espaço para o controle veio com uma “tampinha” no lugar.

Problemas

Eu vi dois problemas de usabilidade no Dell Inspiron 1545. A primeira delas é sobre 2 portas USB que ficam uma sobre a outra como pode ver na foto abaixo!

Dell Inspiron 1545

Esse problema da USB é horrível e eu sempre quis escrever sobre isso. Eu trabalho em uma empresa com mais de 60 pessoas onde cada um tem um modelo diferente de pen drive, e na maioria das vezes, eu não consigo usar as duas portas USB ao mesmo tempo. Se a pen drive ou dispositivo USB não for muito fino (como o carregador do iPhone é), é impossível usar as duas portas ao mesmo tempo.

O segundo problema é que não existe um dispositivo luminoso que te informe quando o Caps Lock está ou não ativado! Yeap! Veja abaixo:

Dell Inspiron sem indicador se o caps lock etsá ou não ativado!

Já cometi vários enganos tentando logar em lugares onde o browser armazenou meu nome de usuário e eu só precisava digitar a senha pra logar. A consequência foi a quantidade de vezes que o sistema acusava que a senha estava errada. O fato era que o Caps Lock estava ativado e eu não sabia. Se observar nos Macs por exemplo, há uma luz no próprio botão que indica quando ele está ativado ou não. Nos HPs pavillion, existe no painel de funções. Nos notebooks da Dell da série Inspiron isso simplesmente não existe. Problema de design, culpem os engenheiros da Dell.

Considerações finais

Se precisa de uma máquina pra trabalho, que não é fraca e que não é para diversão, onde você precisa de performance na medida para seu trabalho, as máquinas Inspiron da Dell vão te atender bem, apesar dos problemas de design. Fiquei sentido por não terem me dado a opção de adicionar um controle remoto e de não ter vindo com fones de ouvido, fica para a próxima. Se tiver um Dell Inspiron, conte aí nos comentários o que você está achando!

  • Bob

    O teclado do HP Touchsmart sofre do mesmo problema do capslock. Não há nenhuma indicação de que ele está ativo.

    Quanto ao Dell, realmente é uma excelente máquina, minha mãe tem um, e as vezes uso pra fazer algum teste, ou coisa do tipo. Nunca decepcionou e a coroa adora.

  • Bimtz

    Curti seu relatório sobre o note. Eu até tava pensando em comprar um da Dell mesmo, mas o preço tá um pouco salgado pra mim.

    Eu queria algo apenas mesmo para estudar e jogar CS.

    Por isso cheguei a pesquisar preço e ver que marcas como Positivo e Amazon possuem as mesmas configurações, porém com menor preço.

    Se vc tiver disposição, escreve um post pra gente comentando isso , ok?

    Vlw! ótimo site!

  • http://about.me/nickcouto Nicole Couto

    Olá! Henrique!

    Adorei o seu post sobre o Inspiron, tava merecendo mesmo ter um relato de um usuário sobre ele! rs eu mesma tava engasgada com todos esses pontos que vc falou e agora "desengasguei"! rs

    Uso um 1525 em casa e um 1545 no trabalho, igual ao seu, e antes deste 1545 era um Latitude520. Gosto muito da DELL principalmente pq nao tive ainda nenhum problema com os equipamentos deles em 2 anos de uso.

    So tenho um ponto a colocar, o 1525 tem indicador de capslock sim, além de um painel multimidia em cima do teclado.

    O que também nao gostei no 1545 é que antes, para usar os recursos da máquina (contraste de tela, volume, etc) era preciso usar o botão FN, acho isso normal, porém eles vieram trocados nesta versao nova..então se eu preciso dar um F5 (refresh), eu preciso antes apertar FN, vc reparou isso também? achei iss um pouco FAIL pois em alguns programas vc precisa dar comandos do tipo ALT+S+F5 por exemplo..alem dessas 3 teclas vou precisar apertar o FN tb..HAJA dedos!!

    Parabéns pela iniciativa! Abraços

  • http://gustavopaes.net Gustavo Paes

    Olá, tenho um Inspiron 1525, há um ano e meio, mais ou menos.

    Estou bem satisfeito. Paguei meio caro, mas já vi amigos com Macs, de 6 mil quebrando 1 mês depois da garantia.

    O meu Inspiron é o modelo onde ele não é preto dentro, e sim "prata". Acho que é melhor do que essa carcaça do preto, já que tem leds que informam do Caps lock, além de controle de som.

    As configs do meu são: intel core 2 duo 2ghz, 4gb de ram, 320 de HD, Windows 7 RC 64bit.

    Realmente, Windows 7 roda muito melhor que XP e Vista.

    Acho que fez uma boa compra.

    []s

  • Marco

    "No geral eu acho a maioria dos notebooks feios, com exceção dos Apples e da série Pavillion da HP que são realmente bem feitos e bonitos. O resto é carcaça"

    Na verdade o sony Vaio também é muito bem feito e bonito, minha esposa tem um e me impressionei com o acabamento dele.

  • Carol

    Vc deveria avaliar também o suporte pós-venda.

    A Dell é campeã. O suporte dos caras é muito bom.

  • Lucas

    A Dell tem um software chamado QuickSet que quando instalado, entre outras coisas, indica no canto inferior direito da tela quando o CAPS LOCK, NUM LOCK, etc é ativado. Se não me engano fica até com um ícone ativado no quicktray do Windows. Porém acho que você não deve ter instalado isso quando trocou do Vista para o Windows 7 e por isso não deve ter notado! :P Gostei do Blog. Abraços

  • Carlos

    Estive comparando o meu 1525 com o 1545 do meu amigo e vi as seguintes pioras: Os botões que hoje são nos "F" do teclado antes eram botões separados e muito bonitos que ficavam acima dos botoes comuns.

    Fique atento porque em algum momento você vai perder a conexão com a internet e nao vai entender o porque, mas vai ser porque você usou o F2 e esse botão liga/desliga o wifi. Sem noção!

    Na versão 1525 também existiam os Leds indicadoes de Caps Lock, Scrol Lock e mais um que não lembro (estou escrevendo de um PC desktop).

    Também no 1525 haviam 4 portas USB, conexão de telefone comum, porta HDMI, e porta Fire wire.

    No 1545 só tem porta USB e ainda assim, só 3.

  • Pingback: Tweets that mention revolucao.etc.br -- Topsy.com()

  • http://blog.atualcard.com.br samuel arendt

    Putz, tenho um hp pavillion, agora vc me me assustou :P

  • http://www.navegantes.org/index Glaydson

    Passei pela mesma migração. Resumiu bem a HP: "eles queimam". Tive a maior dificuldade e frustação na minha vida com um equipamento eletrônico. Nunca mais.

    Em relação ao DELL, estou com Vostro, que se não é bonito, tem se mostrado dentro das perspectivas.

  • Anderson Brisola

    Henrique, o visual do Inspiron 1545 não é dos melhores, realmente, mas nem por isso dá pra generalizar e dizer que a Dell não sabe fazer notebook bonito. Defendo a marca, pois tenho um Inspiron 1525 que é, sem dúvidas, um dos notebooks mais bonitos que já vi. A parte interna é toda prateada, tem os leds de CAPS e NUM, e vem com 4 portas USB. Comprei o meu com controle remoto (R$ 4,00 a mais) e realmente é foda não terem disponibilizado esse complemento na tua compra. Com certeza a Dell é, hoje, um dos melhores custos benefícios do mercado e eu, como usuário, não tenho do que reclamar. Seja feliz com o 1545, mas com certeza você seria muito mais se tivesse pego o 1525 (que infelizmente, não estão mais vendendo no Brasil). Abraço!

  • http://tuliohenrique.com.br Túlio Henriqu

    Olá

    Adquiri em Julho um Dell Inspiron 1545 Core2duo 2.4ghz, com 3gb de ram e bluray, o meu demorou quase 1 mês para chegar mais isso devido ao processador 2.4ghz o site já avisava que ele demorava mais mesmo e o note chegou 2 dias antes do previsto, utilizo ele para programar em .Net rodando Visual Studio e SqlServer e para lazer (ver filmes e jogar)

    O note e bom, acabamento bem feito, a primeira coisa que estranhei foi o teclado quando apertava o F2 pra renomar o arquivo desligava o Wifi mais conseguir arrumar isso e só entrar na Bios e inverter as teclas de Função e resolvido.

    Sobre o capslock o jeito e usar um programa da Dell que mostra se está ligado, ele tbem não tem as teclas scrolllock, pause break e outras mais isos nem faz falta.

    A falta da porta HDMI (presente no modelo 1525) para min foi bastante grave, quando vou ligar na tv de lcd preciso usar o cabo vga de qualidade inferior.

    Sobre o controle remoto para min não faz tanta falta já que posso usar meu celular como apontador usando o placa bluetooth que mandei adicionar na hora da compra.

    Eu gostei muito do lugar aonde está a Licença do Windows, embaixo da bateria protegido, na maior parte dos notebooks o adesirvo do windows estraga de ficar raspando o note na superficie, outro pronto forte e a localização da Memoria as duas embaixo do note e de facil acesso, o meu Note antigo um LG tinha que desmontar o teclado e remover a parte de cima para acessar a memoria.

    Outro detalhe forte e o Manual online no site da Dell, existe um manual que ensinar a desmontar o Notebook interinho.

  • Magno Valdetaro

    Estou com este Dell Inspiron 1545 a uns 2 meses, e ele é realmente ótimo, bateria aguenta bem, o teclado é maravilhoso, nunca me sentir tão confortável com um notebook. A falta das luzes indicadoras é um incomodo apenas no começo, logo logo se acostuma. Tem sido de grande ajuda e aguenta bem o trabalho pesado, mesmo usando o Vista (em breve troco para o Seven). Com toda certeza será feliz com o Dell!

  • http://www.fernandopaes.ppg.br/blog/ Fernando Paes

    Cara, comprei exatamente este notebook e hoje mesmo postei um comentário sobre a Dell no meu blog. Muita coincidência. Abordando outros aspéctos da Dell.

    Acrescentaria nesta sua lista mais três problemas:

    – a parte interna é preta piano, marca muito quando se toca com a mão, por mais que esta esteja limpa.

    – existem apenas 3 entradas USB, na versão anterior deste modelo havia 4.

    – Não existe saída hdmi nesta versão, coisa que havia na versão anterior. não sei pq retiraram ela (talvez para baratear o modelo).

    A máquina é otima… mas o atendimento pós venda péssimo.

    Abs….

  • Paulo Villela

    Eu tenho um Inspiron 1525 há quase 2 anos e a maquina é muito confiável. Nunca tive problema e nem precisei formatar, sabendo-se q eu o utilizo todos os dias e carrego pra todo lado.

    A Dell pode nao se preocupar com máquinas tão lindas como os HPs, mas com certeza são maquinas confiáveis.

    O meu veio com fone de ouvido da Creative, bons pra caramba…

  • Felipe

    Olá Henrique.

    Também sou apreciador dos pcs e notebooks da dell em relação ao custo beneficio. Mas quando fui comprar o meu, precisei de emergencia pois rouparam meu pc (outra historia) e de uma hora para outra não tinha grana e sem pc não podia trabalhar, comprei um note LG R405, hoje R410, dual core 2.0 160hd e 3GB de ram por 1700, ja faz um ano, veio com a cáca do vista home basic que nunca usei rs… Mas aconcelho quem está na pindaiba mesmo a comprar um pc da LG, os dual core quebram um galhão. Quando puder no futuro estou pensando em comprar o vostro 1310 da dell ou mesmo um LG com configs mais superiores.

    Muito bom vc compartilhar sua experiencia com os HPs.

    Abraços

  • Parucker

    Adquiri um 1545 a uns 3 meses. Igual ao seu. Tirando que o meu é bateria de 6 células e com bluetooth.

    Minhas impressões são:

    – Bateria de 6 celulas dura 2,5 na média na minha máquina com Vista ultimate.

    – As 2 usb juntas ali tb é um saco as vezes. Com o cabo de força ligado junto piora tudo.

    – Falta de led indicador de uso do HD. A do capslock o quickset avisa. pra mim não fez tanta falta.

    – Ter que inverter na bios as teclas de função é tosco.

    – Falta de saida hdmi/s-video. tenho ainda que comprar um adaptador de vga pra ligar na tv (alguem indica algum?)

    -qualidade de imagem é muito boa pra filmes. mas pra uso… a tela 1366×768 acho muito gigante. Vim de um 14" a 1440×900. agora tenho q rolar paginas que antes via inteiras na tela. Lá nos usa já tem 1545 com tela 1600×900. aqui não. tosco.

    – tenho um pouco de oleosidade na pela e suor nas mãos. então tenho que limpar ele todo dia. o 'black piano' fica marcado muito fácil.

    – a performance pra mim está sendo bem satisfatoria. vista ultimate + visual studio + toad + virtual pc com oracle express rodando + skype vai sussegado.

    acho que é isto. até mais!

  • http://www.wez.com.br André M&aacut

    Só uma coisa.. ligando pra dell, e falando com uma boa atendente (tem fóruns de monte com ramais de várias atendentes legais, posso lhe recomendar uma inclusive). Você pode ter um abatimento muito grande no preço final do notebook e ainda levar 3 anos de garantia completa se negociar bem…

    No meu caso, ná epoca comprei o lançamento Vostro 1500, no site saia por cerca de 6 mil e algumas coisas.. Isso com proc de 4mb de cache (coisa que não tem mais nessa serie da Dell hoje).

    No final das contas consegui por 3.500, com 3 anos de Complete Care + Atendimento GOLD + frete. Sem contar o Windows Vista Ultimate (éca, mas pramostrar que esta incluido no preço)

  • Michel

    Cara, os notes Dell são justos pelo preço. Comprei exatemente o mesmo modelo para o meu pai e dá pra ver onde existe economia:

    – Não tem luzes indicadoras de capslock e numlock;

    – Não tem luz indicando se o wi-fi está ativo;

    – A sensibilidade e resposta do touchpad não é das melhores;

    – Não tem chave externa para habilitar/desabilitar o wi-fi;

    – Não tem teclado multimídia dedicado;

    – Não tem LED indicando a atividade do HD.

    – O LED que indica se a bateria está carregando é o mesmo que indica se o note está ligado. Ou seja, se o note estiver ligado de fato, não há diferença entre ligado e carregando;

    – A única saída de vídeo é VGA.

    Além disso, tem algumas coisas no teclado que me incomodam um pouco:

    – Não tem o ctrl direito (uso para navegar entre abas no excel e no firefox – ctrl + pgup/pgdn);

    – A interrogação fica na linha da barra de espaço – meio longe;

    – Não tem a tecla pause/break nem a scroll lock/num lock. No lugar tem uma tecla que abre o drive de CD/DVD, ou seja, faz a mesma coisa do próprio botão do drive de CD/DVD :-)

    – Na linha das teclas F1..F12, o teclado multimídia vem habilitado por padrão (talvez para suprir a ausência do teclado multimídia dedicado). Pra usar F1..F12, tem que usar a tecla Fn em conjunto. Dá pra inverter o comportamento na BIOS, mas nem todo usuário sabe disso.

    Entretanto o fato é: NENHUM desses itens inviabiliza ou torna o notebook ruim. Pelo contrário, a configuração do bichinho é top, atende muito bem, e vai funcionar como qualquer outro notebook.

    O perfil do usuário e a finalidade do uso é quem vai ditar a necessidade. Meu pai nem percebe esses detalhes e está muito satisfeito.

    Como disse, esses notebooks são justos pelo preço. Nem mais, nem menos.

  • Fernanda

    Oi, aqui é a Fernanda da Dell. Muito obrigada pelas informações. Bom saber como nossos produtos estão atendendo suas necessidades, uma vez que este é justamente nosso objetivo. Inclusive, postamos um link do seu blog em nosso Twitter “@DellnoBrasil”. Obrigada novamente!

  • http://blog.agenciaduca.com.br Marcelo Graciolli

    Uma experiência interessante com a Dell foi a entrega (foi previsto em 18 dias úteis e chegou em 7 dias corridos), que ocorre sempre antes do prazo fornecido.

    (Desculpe mas preciso deixar minha insatisfaçao aqui. Já fiz diversas comprar nas DELL, mas a última me descepcionou muito. O que era para ser em 20 dias se tornou 5 meses. Fiquei muito frustrado e descepcionado. Ninguém sabia me dizer quando chegaria depois de 200 telefonemas. Não compro mais nada com eles. Muito menos notebook que na minha opinião eu acho muito ruim. Recomendo qualquer toshiba.

    Mas mesmo assim Henrique, seu post foi muito bom. Parabéns Novamente!

  • http://twitter.com/tadeusaldanha Tadeu Saldanha

    Eu tenho um Inspiron 1525 e ele também chegou bem rapido, em 4 dias uteis apos o pagamento mas em compensação ele queimou a ram com um mês de uso, e com um mês e 2 semanas ele deu deadpixel no monitor, que foi trocado e também queimou uma semana depois!

    Mas apesar desses problemas e de que a linha domestica da dell da uma impressão de ser meio vagabunda com material de segunda, o suporte tecnico da dell é 10! pelo menos era! Ano passado a garantia domiciliar era padrão dos produtos, vc não precisava pagar a mais.

    Fora isso o 1525 vem com 4 usbs, leds indicadores de teclas, teclas multimidia, hdmi, controle remoto e o meu veio com o fone de ouvido :). Talvez as peças do 1545 sejam melhores e sei que o processador dele padrão é melhor que o do 1525, mas ele é mais 'feio' e com menos 'conforto'.

  • Dini Kelly

    O meu Inspiron 1318. Eu qeuria uma máquina pequena que facilitasse o transporte e esse modelo de 13" foi uma boa opção. Esse tem indicativos de number lock, caps lock e wi fi além de controles de audio e eject. Todos no painel ao redor do botão de ligar. Eu tenho duas entras USB cada uma de um lado o que facilita o uso dos dois ao mesmo tempo. Tem entrada pra cartão de memoria também.

    Problemas: como eu comprei nos EUA, tenho o maior problema com o teclado. Até hoje não consegui encontrar a interrogação. rsrsrs.

    O meu é azul por fora e preto comum por dentro (não suja tanto como o black piano)

    Grande vantagem: como comprei fora paguei um preço impensável aqui no Brasil. Mesmo com o problema do teclado, valeu a pena.

    Se alguém souber como me ajudar com o teclado: [email protected]

  • http://ligadona.wordpress.com Alice Désirée

    Olha, sei que não tem nada a ver com o seu post, mas eu queria saber se você tem a seguinte informação: Quais marcas de monitor LCD são boas? Tô pesquisando preços mas também não quero um que eu compre hoje e dois meses de agora ele tá pifado, entende? rsrs..Me ajuda, por favorzinho!
    Bjs!!
    =1

  • Tobias Taurian Viana

    Contando os dois problemas já citados (embora eu não ache o problema do USB tão absurdo assim)… a única outra coisa que realmente atrapalha nos notebooks dell é quando eles dão defeito.

    Se ele ainda está na garantia é ótimo, tudo lindo e maravilhoso, mas se por acaso a garantia acabar as peças de reposição são relativamente caras e difíceis de encontrar.

  • Maicon

    Cara Dell é Dell… o atendimento sim, é falho assim cmo em qualquer outro, mas com certeza o suporte é um suporte que pensa no cliente, mesmo que ( aquelas falhas que tem em qualquer lugar e que não são muitas ) aconteçam erros, o suporte vai fazer aquilo que for possível para te fazer Feliz. A Dell USA exigiou isso daqui do Brasil, é o que eles chamam de Customer Satisfaction. Pra Dell isso é o mais importante, mas eles ( pessoal do suporte ) tem que fazer os procedimentos, que nem sempre são tão legais assim na nossa correria do dia-a-dia.

    Grande abraço a todos, e parabéns pelo "review"…

  • Wagner Rodrigues

    Henrique,

    Você fez uma excelente escolha. Meu irmão tem um Inspiron 1525 e já aconteceu de tudo com este not (eu mesmo tropecei no fio da bateria e ele caiu de tela aberta no chão) e o mesmo continua intacto, perfeito. Um computador resistente e de configuração muito boa para o dia-a-dia.

    Quero deixar registrado que a versão anterior do Inspiron é mais bonita que a atual.

    Mas eu sou um fã incondicional da série Pavillion da HP e confesso que 70% dessa minha paixão se deve pela questão estética. Já tive dois, um tem 4 anos e está com minha noiva, em perfeito estado, e meu último um 6910us que fez um ano agora e nunca deu nenhum problema. Acabei de colocar o Win 7 nele e ficou melhor ainda.

    Entre os dois…. Apesar de ser testemunha da confiabilidade dos notebooks Dell, como nunca tive problema com a HP, ainda fico com a série Pavillion que não deixa a desejar na configuração e supera com folgas na parte de usabilidade, estética e acessórios (fone de ouvido, controle remoto, etc).

    Abraço!

  • http://www.ronaldleite.com Ronald Leite

    Henrique,

    Quais foram os modelos de HP Pavillion que deram problema? Se for algum desses modelos: dv2000, dv6000 ou dv9000, a própria HP gringa confirmou que existe um problema de superaquecimento que leva a queima de componentes da placa mãe. Até chegaram a estender a garantia para mais um ano por causa desse problema. Eu perdi o meu dv2740 com 1 ano e 8 meses (queimou irrecuperavelmente!). Mas depois de longas pesquisas acabei comprando novamente um HP Pavillion dv4-1180, pois ainda é o melhor soluciona as minhas necessidades. Mas se este também der problema com certeza será o meu último HP.

  • http://www.visaointerativa.com.br Luiz

    Henrique, a minha experiência com a entrega da Dell foi horrível! Demoraram 18 dias para me dizer que não tinham peças para a configuração que escolhi, me fizeram esperar vários dias (acho que uns 10 pelo menos) para chegar as peças e montarem minha máquina. Depois mais 10 dias para dizer que não tinha chegado pois a mercadoria tinha sido extraviada na estrada! E pediram mais 18 dias para enviar outra! Desisti da compra e fui no Ponto Frio(loja física mesmo) sai de la com um inspiron 1545 na hora! Excelente máquina e com mais memória, mais hd…

    há e sem falar que a média de espera para falar ao telefone no atendimento pós venda da Dell é de no mínimo 20 minutos!

    Agora recomendo a todos. Não compre no site da Dell!

    Quanto a usabilidade, Ta certíssimo as entradas de usb são uma droga mesmo! No resto a minha máquina está um foguete com core2 duo, 4gb de ram rodando win7!

  • empilhadeira

    gostei do seu relatório sobre o note. Eu até tava pensando em comprar um da Dell mesmo

    Ana

  • Romildo Jozue Paiter

    Ola senhores, eu tenho um HP Pavillion dv6000, já a quase 3 anos.. e não tive nenhum problema com ele exatamente, mas sim na fonte que quebrou internamente o cabo e tive que mandar arrumar.

    Execelente maquina, comprei da antiga stopplay.com.br, a única coisa que eu não gostei dela foi a falta de performance para alguns jogos, dizendo que não tinha acelerador gráfico 3D.

    Do restante sempre superou minhas espectativas.

    Valow Pessoal.

  • http://blog.brasilacademico.com War

    Muito legal a descrição da sua experiência com o Dell Inspiron 1545. Dá para ter uma ideia bem boa do que esperar dele.

  • http://www.l2ouro.com L2Ouro

    é costume de todos pesquisar sobre algo antes de comprar, sem duvidas a compra não inicia apenas quando terminamos de pagar na loja..

  • http://www.cantinhodoemprego.com Vera oliveira

    Tenho um dell da empresa e está cheio de dificulades, já tudo foi trocado, agora vou receber um novo modelo, pode apenas ter sido azar!

  • Joubert Fidelis

    Olá Henrique!

    Em casa já estou no sexto notebook, sendo um deles um HP. Só tenho uma coisa a dizer: HP nunca mais. O meu tb queimou com menos de um ano e o que considero pior é que eles mentiram prá mim para fugir à responsabilidade. Atualmente tenho um Toshiba e comprei um Dell para a minha filha. Acho que o meu próximo será um Dell.

    Valeu!

    Joubert.

  • Fernando Medeiros

    Tenho uma experiência fantástica com a dell, sou desenvolvedor de software e nas horas vagas(????) eu sou técnico de informática(uma espécie de quebra galho para os clientes que usam meus softwares).

    —-

    Sou usuário de um notebook dell latitude 131L. Pra começar a entrega prevista para 12 dias foram reduzidos para 7 corridos, a assistência técnica é a melhor, a minha namorada fez o favor de deixar cair uma xícara bem pesada em cima do teclado(imaginem o estrago), o tecnico da dell em 2 dias úteis trocou o teclado e fez uma limpeza interna.

    —–

    Eu até perguntei se estaria na garantia, ele disse que sim, pois o teclado deveria aguentar a pressao da xicara(hehehe).

    —-

    Não recomendo HP. O suporte é péssimo, a garantia é pior ainda… So para ter uma ideia, aqui no espirito santo nao ha assistencia técnica, temos que recorrer a fundos de quintal para tentar resolver o problema e morrer naquela grana.

    ——-

    So recomendo dell.

    —–

    Esse 1545 é fantástico mas meu 131L ainda está vivo faz 3 anos. Em 2010 penso em troca-lo ou por uma DELL, ou por um lenovo think pad. Esse sim, é um tanque de guerra. Já tive um a uns anos atras, recomendo tambem.

    —-

    Ano passado comprei um desktop 530, nao tenho do que me queixar.

    —-

    No mais é isso pessoal, parabens pelo blog.

    Fernando Medeiros

    twitter:fernandomds

    blog :http://fernandomedeiros.com.br/blog

  • Mouran

    Comprei um inspiron também, tem razao sobre as entradas usb, se vc tem um pen drive um pouco maiorzinho ele acaba forçando o cabo de força pro lado. Mas ele rodou bem os jogos que instalei, exemplo call of duty. Mas em alguns meses ele perdeu um pouco a perfomance, acredito que seja por causa do windows vista.

  • Mark Costa

    Pra trabalho bom mesmo é a linha da Lenovo. O design eu acho horrível mas as configurações são sempre muito boas. Só compre linhas superiores ao T61 porque eles logo ficam com problemas na ventoinha, fazendo um barulho infernal.

    Cara, HP, puuuuuuuuuuuuuuuuuutz. Note da HP não quero nem de graça. Duas coias que aprendi da HP: os notes deles são um lixo e qualquer software deles buga o computador, cedo ou tarde. Nem que seja um driver de scanner ou impressora. Única coisa boa da HP que usei até hoje foi uma câmera digital.

  • http://www.tixturismo.com.br Juan

    Prefiro o Mac.

  • Katiero

    Na boa, não sei como conseguem trabalhar com notebook, tela pequena demais para mim. Tenho uma tela de 22' wide e já penso em algo maior…

    Notebook para mim é só pra quebrar um galho em viagens mesmo, e como eu viajo pouco, então…

    Só um Alienware 17 ai pode ser que seja legal.

  • Felipe Ranieri

    Legal suas considerações Henrique. Eu tenho um Inspiron 1545 também, há pouco mais de 1 mês.

    A minha história foi um pouquinho diferente, pois vim de um Vaio (FZ250AE)que, na minha opinião era "á máquina". Mudei pq nunca utilizei os recursos do Vaio por inteiro, "brinquedinhos" como firewire, hdmi, fullhd 1080, nunca cheguei perto de brincar com eles, então decidi que assim que eu encontrasse um notebook com mais processador que o meu Vaio e com um preço interessante eu trocaria.

    Achei um Dell com processador Core 2 Duo 2.4GHZ P8700, que dava pau fácil no processador do Vaio Core 2 Duo 2.0GHZ P7600 (se não me engano).

    Pra minha sorte, consegui vender o Vaio em 10 minutos fazendo contatos pelo MSN e comprei o Dell que também chegou rapidinho, veio com Windows 7 Home Premium (o que para a minha necessidade está mais do que ótimo).

    Tive apenas um contratempo, um pequeno azar. Minha fonte queimou com 10 dias de uso e a troca demorou um pouco, mandaram a fonte errada duas vezes mas graças a deus o problema foi resolvido (depois de muita briga no telefone rsrs).

    Sobre o lance do CAPS, não sei como isso foi tratado no windows vista mas por padrão no meu seven, o sistema indica na tela quando o caps lock é ativado. No lugar desse problema eu cito apenas o acesso as teclas F1, F2 que é realizado utilizando a tecla fn (function).

    É isso Henrique, abraço e um ótimo 2010.

  • Tamires

    Eu tenho o Inspirion do modelo anterior… acho ele sinceramente melhor que o mais novo.

    Por que por dentro ele é prata, fosco. Não fica marcas de dedos.

    A configuração do teclado é diferente, quem eu conheço que tem esse modelo novo sempre reclama, principalmente dos F´s.

    Sobre o caps lock, ele tem uma luzinha lá em cima. Demorei para descobri-la. Digo, para descobrir a certa. Po eu uso oculos, nao vejo essas coisas pequeninas, rsrs.

    Ah, o meu veio com fone :P

    Ah, infelizmente ele tem o problema das USB. Um horror.

  • Mark de Souza Costa

    O Inspiron da minha esposa chegou hoje e o note no geral parece ser muito bom realmente. A única coisa que tenho a reclamar neste momento é também as teclas F1..F12.

    Eu fico tentando imaginar porque passaria na cabeça de alguém mudar um padrão amplamente usado e aceito de formato de teclado. Como os caras que fizeram isso (é, vários devem ter aprovado essa mudança estúpida) acharam que alguém usaria mais a tecla de aumentar brilho do monitor do que a tecla F5 pra dar refresh? A Dell tinha que definitivamente e imediatamente corrigir essa falha de usabilidade.

  • http://www.mundoh.com.br Carlos Augusto -como

    eu achei a configuração do inspirion excelente, só me falta a grana lol.

  • Edgar Messias Mantov

    Comprei um Dell Inspiron 1545 igual ao seu mas com uma configuração um pouco diferente.

    Chegou rápido e depois de uns dias começou a dar um pequeno problema na tela. Uma listra avermelhada cortava a parte inferior da tela.

    Mandei para a assistência técnica e em 15 dias me devolveram com a tela consertada.

    Já tinha comprado um Vostro 1000 com a Dell e fiquei totalmente satisfeito na época, mas com o Inspiron me decepcionei um pouco.

    Fiz algumas observações no meu Twitter (@emantovani) sobre o assunto.

    Parabens pelo novo blog.

  • yuri

    Configuração de video muito ruim se você precisar abrir qualquer video vai passar raiva. Nao entendo pra que uma maquina com cd2 duo hd 320 e configuração de video ruim, o meu k6II tem configuração de video melhor.

  • João Paulo

    De quantas horas é a primeira carga da bateria e as subsequentes?

    E tbm, quero particionar o HD e para isso vou ter que formatar e instalar o Win7 Ultimate (não quero o Basic). Poderá afetar no desempenho da carga da bateria?

  • Thadeu

    Henrique, é a primeira vez que visito o teu blog e apenas li esse post da Dell, mas gostei e adicionei aos favoritos para poder ler depois. Quando você falou sobre o CAPSLOCK me veio a cabeça de uma solução rápida seria fazer um programinha para indicar esse estado na área de notificação do Windows. Mas como antes de fazer algo é sempre bom perguntar para o Google, a resposta veio rapidinho e vou te passar o primeiro link que achei. Sei que é meio bizarro ter que colocar um programa aí só para isso, mas é uma solução. Sistray Indicator:

  • Marcos Juliano

    Realmente o Inspiron 1545 tem muitas coisinhas que podiam vir nele já que o 1525 tinha, como S-Video e HDMI entre outros. Enfim, tô aqui pra falar sobre a função "Fn" que muitos reclamam dizendo que tem que configurar na BIOS e etc. Mas aqui vai uma dica: se vc usa Vista Ou Seven abrir o iniciar e digitar "mobility". Propavelmente vai aparecer Windows Mobility Center, onde você configura seu notebook em termos de mobilidade, claro. Lá tem opção de mudar as teclas F1, F2 sem ter que ir pela BIOS… valeu, ah e minha experiencia é bem parecida com a que o pessoal postou ai em cima mas o que mais me deixa triste é não ter S-Video pq as TV's de tubo só tem RCA e a maioria das TV's é te tubo (pelo menos eu não tenho LCD nem Plasma, mto menos LED [pobre detected ushahsu]) enfim, faz uma falta mto grande pra mim.

  • JOnas

    Alem desses problemas o som é ridiculo. O meu deve ter vindo com problema de fabrica porque tme mudsica que no volume minimo é uma xiadeira inadimissivel pra qualquer sistema de som.

    horrivel !

  • Lee..

    Tenho Um Dell Inspiron i1428-200

    mas cadê o ponto de interrogação..

    a pergunta é… Como faço para escrever o ponto de interrogação(ponto de interrogação)

    kk..

    me ajudem.. please..

  • Pingback: Usabilidade nos computadores da Dell ≈ Revolução Etc()

  • Hugo Klemar

    Olá #LEE.

    Quando o ponto de interrogação aparece no teclado mas não no sistema, verifique as configurações de idioma do seu teclado no painel de controle. Mas se o ponto realmente NÃO EXISTE no teclado tenho um atalho mto rápido (Alt Gr + W)

    Espero ter ajudado.

    Tenho um note Dell Inspiron 14 e alguns recursos foram aperfeiçoados. As portas USB por ex…

  • claudio

    acabei de comprar um inspiron dell…. caramba, não tem aquele teclado numérico do lado direito…. não tem a tecla Num Lock.. com faço para ativá-la, se existe essa opção???

    Alguem me ajude, por favor

    Grato

  • http://blog.hacknroll.com Maycon Maia Vitali

    Tenho esse Inspiron 1545 e amei a performance. Porémmm:

    Achei terrível vir de fábrica com as teclas multimídia padrão. Se quisesse dar um ALT+F4 teria que adicionar a tecla Fn junto, se quisesse dar o build em um projeto (Ctrl + Shift + F9) teria que adicionar a tecla Fn, fazendo com que meu trabalho se tornasse um jogo que da um nó nos dedos. Porém isso consegui contorna mudando na BIOS a ordem das teclas.

    Agora o que eu não achei ainda foi a minha tecla Pause/Break. Sempre que quero acessar as propriedades do sistema, dou um Win+Break e lá estarei, independe da versão Windows. Porém, nesse layout de teclado essa tecla simplesmente não existe. o/

  • Elio

    Com 2 meses de uso, meu Dell 1545 apresentou um ponto luminoso na parte inferior da tela, traduzindo, pixel queimado, como não incomoda tanto,resolvi não me aborrecer com desAssistencia técnica…

  • Matos

    Amigo, estou com um dell na mão, tava com o vista instalado, então fiz uma instalação limpa do windows 7 x64 ultimate entretanto não estou tendo sucesso com a camera (webcam). Como vc fez para funcionar a webcam? foi algum programa que deixei de instalar? de resto tudo funcionou normalmente… grato desde já.

    e meus parabéns pelo super blog

  • Loja Virtual dos Blo

    bacana o post

  • Thais

    Estou usando o meu DELL Inspiron 1525 neste momento e nesse modelo vem essa opção de led acesso quando o CAPS está ativado, então não se pode dizer que a DELL é uma #@%, vc só não deu a sorte de pegar um modelo bom rsrs..mas parando com as brincadeiras, DELL é bom de qualquer maneira, não é mesmo? :) eu fico indignada é com o meu HP Mini..que arrependimento ¬¬'.

    Para os que reclamaram de como inserir a interrogação, apertem a tecla com desenho de 1 seta que fica logo abaixo da tecla (]})e apertem junto a de interrogação.

    Fica assim:

    (]}) + (?/)

    Para inserir o asterisco é:

    (Fn) + (P)

    fikdik ;)

    Enfim, parabéns pelo post e pode ter certeza que teu DELL vai durar por muitos anos :)

  • Guilherme duRte

    Galera, tenho um Inspiron 1545 há quase 1 ano. Somando todos os comentários, encontrei os mesmos problemas de design: Falta painel luminoso, não só para o caps, mas para o num loc tb, por exemplo; tem que pressionar Fn para acionar as teclas F's (F1, F2, etc…); não tem a tecla Pause Break.

    Eu ainda adiciono 1 falha a isso aê….a cor. O black piano é uma catastrofe!!! O CSI não ia nem precisar daquele pó estranho pra encontrar digitais nele!!!! Fica todo manchado, cheio de marcas de dedos e talz….enfim, poderia ser melhor.

    Mas galera, o principal motivo do post é quanto ao interior do bichino. Quando comprei a máquina, achei excelente o desemprenho, até pq a config dela é muito boa. Porém, depois de pouco tempo de uso, ele começou a desligar sozinho e aparecer uma tela azul cheia de códigos. Após conversa com a assist técnica (da qual não tenho do que reclamar), precebemos que havia um problema de fabricação em uma das memórias. O note foi enviado para manutenção imediatamente e sem questionamentos. Tudo OK, a máquina retornou e bola pra frente. Agora, faltando 2 meses para o fim da garantia (graças a DEUS!!!), a máquina voltou a apresentar a bendita tela azul e os códigos, porém com menor frequência. O drive de CD/DVD, porém, jah era. Não lê nada. Conversei novamente com a assist técnica da Dell e será necessário substituir as duas memórias (4 Gb) e o drive de CD/DVD. Estou brigando com a Dell para que substituam esta máquina. E mais: não quero mais o Inspiron. Quero outro modelo, mesmo que com uma config um pouco inferior. Sei lá, talvez o Vostro ou Latitude. Enfim, é isso. Espero poder ajudar alguém aê!

    Obs.: MATOS, quanto ao problema com a webcam meu caro, tb passei por isso. Entre no site da Dell e baixe o driver da webcam. É só instalar e jah era!!!

    Grande abraço

  • Daniel Andrade

    Pessoal,

    Tenho um Dell Inspiron i1545-680 com 4GB de RAM e HD de 500 GB há um ano e meio. Tenho também um HP Compaq (não lembro o número).

    Vejo alguns prós e contras muito marcantes neste Dell:

    Prós:

    – O Windows sistema operacional e a memória RAM raramente travam.

    – Uso o recurso Hibernar sucessivas vezes e ele sempre retorna com velocidade excelente. Às vezes fico um mês com a mesma sessão do Windows sem problema. No HP Compaq, após 2 ou 3 dias usando hibernar, ele ficava absurdamente lente, e tinha que reinicializar a máquina, quando não travava.

    – A autonomia da bateria é ótima.

    Contras (alguns já citados neste fórum):

    – A resposta do touchpad é muito mais lenta do que do HP Compaq, e como não tem aquele degrau, há aquele velho problema de esbarrar o dedo no touchpad durante a digitação e apagar trechos já escritos.

    – Acho que eu nem me incomodaria com a ausência do LED para Caps Lock, mas terrível é o fato de, durante a digitação, ao ativar em Caps Lock, o cursor não está mais no mesmo lugar. Isto acontece em vários programas, "Bloco de Notas", "Lotus Notes", … Sei que não acontece no Word, no Excel e nos navegadores. O problema é que, por não existir o LED, é anunciada na própria tela, as mensagens "Caps Lock On" ou "Caps Lock Off", e em certos programas, entende-se estas mensagens como uma mudança de janela. Ainda não consegui resolver este problema. Se alguém souber como, peço pelo amor de Deus que me ensine.

    – Guilherme DuRte, realmente o CSI pegaria qualquer impressão digital facilmente no meu notebook, que também é da cor Black Piano. A textura do plástico é lisa e acumula tanta gordura, que eu uso as laterais do notebook para escrever lembretes com as pontas dos dedos (rsrsrs).

    – Ausência de teclado numérico à direita e da tecla NumLock – economia boba.

    – Como o Maycon, eu também solucionei o problema das teclas F1, F2, F3, que exige a necessidade da tecla Fn, modificando a configuração na BIOS. A pessoa que teve esta ideia de inverter as teclas "F" com as facilidades de som e vídeo deve ter nascido junto com a invenção do mouse e deve usar fastidiosamente o mouse, ao invés das teclas "F" que são bem práticas e tem décadas de tradição computacional.

    – Não possui a tecla Pause/Break.

    Penso que se a Dell solucionasse (ou se já solucionou) estes probleminhas bobos, este notebook seria praticamente perfeito.

    Abraços,

    Daniel.

  • Felipe
  • joelma

    Tenho um Inspiron da Dell só não é perfeito por causa do caps look, acho lento e ainda não me acostumei com o modo q ele avisa se esta ativado ou não ( no meu é uma pequena imagem no cantinho direito da tel

  • Gabriel

    Sou usuário do Dell, mesmas configurações que as suas, há aproximadamente 2 anos, uso o Ubuntu e W7.
    Tenho problemas sérios com meu leitor de DVD. Já reinstalei várias vezes o firmware e não adianta. O problema parece ser físico mesmo. Gravar não é o problema, sempre consigo, o problema é a leitura. Até lê as vezes (momentos muito comemorados), mas o mesmo disco pode não ser lido novamente se a bandeja for aberta ou o computador for reiniciado.
    Fora isso:
    Podia ter uma saída s-vídeo!
    Mais portas USB.
    E realmente suja, engordura, fácil.

  • Fabiano Tavares

    Com certeza, essa da Dell de ter que usar o FN para usar o botões F1, F2 etc foi péssima…

  • Fabiano Tavares

    rs Por curiosidade consegui descobrir como alterar essa funcionalidade da tecla FN,para passar aacessar as funções das teclas F1, F2 e etc
    No Win7, português, Vá em > Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Windows Mobility Center >
    na tela que se abre, na parte inferior à direita, altere para "tecla de função" ao invés de tecla de multimídia…

  • Juliana

    Tenho um Inspiron 1525 á 3 anos, e nunnnnnnca deu problema nenhum (ele é cinza por dentro). Agora estou negociando um 14", da Dell mesmo, porque a máquina é excelente, não troco por outra de jeito nehum !! Estou satisfeitíssima com a Dell.

  • Filipe B.

    desde já hola para todos,

    caro amigo é engraçado, tive os mesmo problema com um Pavillion 6145 EU e tambem o despachei, agora estou como você com um Inspiron 1545 e o proximo que eu adquerir sera tambem um Dell, que seja para trabalho, para diversão, ele aguenta tudo !

    Certo que tem algumas situações de desconforte no uso do dia a dia por essas teclas e agumas funções, mas nada é perfeito, eu digo-vos em 2 anos e meio, não deu um só problema de hardware é obra, com o Pavillon ainda ñ fazia um ano mandei para reparação, fora a carcassa e o disco rigido mudaram tudo, até o ecran, portanto é obra !!!!!!

  • Victor

    Para que você possa saber que o seu Caps Lock esta ativado ou não, instale o driver Quick Set, que voce pode encontrar no próprio site da dell mesmo, ele indica quando você liga ou desliga qualquer adaptador, quando aumenta, diminui, ou deixa o som mudo, e até o nivel de claridade da tela.

  • luiz henrique

    poo cara tenho um dell 1545 e apresentou um problema as vezes fica em contraste vermelho a tela e as vezes volta ao normal depois de muito tempo usando n sei oq e ja pesquisei e n axei alguem q tenha a mesma esperiencia estou meio desesperado achei q era o windows 7 Ultimate 64bits mudei pra 32bits e continuou com o problema se alguem souber por favor me indique no email [email protected]

  • Guilherme

    Tenho esse modelo e ja vai fazer 4 anos sem grandes problemas nele, a unica coisa que precisei trocar foi a bateria, estou muito satisfeito com a Dell, ja tem um cliente garantido para a proxima maquina

  • JOnathas Garcia

    Pessoal,

    Meu companheiro Dell 1545 está comigo desde 2010. O processo de compra e entrega ocorreu dentro do esperado. A questão de ter que apertar o fn me incomodava, mas resolvi alternando os teclas. Precisei uma vez formata-lo e não curti o suporte da dell para reinstalar os software (me virei sozinho). Até o momento, o custo benefício valeu a pena.

    Agora que estou tendo problemas nele devido ao uso intensivo a trabalho. Minha bateria já era e o touch pad também. A bateria custa 300,00 no site, já o touch pad…. alguém sabe onde posso encontrar? Não encontrei suporte da dell pra isso.

    Abs!

  • Kelly

    Comprei meu DELL em set/2009, o processo de compra posso dizer q foi boa até, tirando a parte q o rapaz q me vendeu gero o boleto com número errado e o dinheiro do meu pagamento inexistia pro financeiro da empresa (comprei por tel pois vi uma propaganda de promoção da DELL na TV q me agradou, pois vinha com Roteador D-LINK + mochila por um preço que na época achei bacana) fui bem atendida, e como já conhecia os produtos DELL ñ tive dúvidas em adiquirir o INSPIRON 1545, até aí tudo certo, após confirmação do pagamento q foi em boleto à vista (R$2000,00), o produto seria enviado e chegaria em no máx 7 dias úteis, OK, só q passou 10 dias úteis e meu status de compra paro na conf de pagto, liguei pra DELL e relatei o problema pro moço q me vendeu o note (ELE GEROU O BOLETO COM O NÚMERO DA ORDEM DE SERVIÇO, o dinhero caiu na conta da DELL, o financeiro ñ tinha nem idéia doq se tratava os 2mil reais e eu fiquei a ver navios), PROBLEMA RESOLVIDO, MOÇO DEMITIDO (uma pena, pois resolveu tudo na maior boa vontade e PAZ), meu note chegou 3 dias após o contato. Veio perfeito e ainda me mandaram uma carta com pedido de desculpas pelo transtorno e uma capinha da cor do meu note (vermelho) além do roteador e a mochila da promoção. CLIENTE CONSQUISTADA, uns 15 dias depois de uso, derrubei o note da cama fudeu o HD, solicitei garantia e mais uma vez tudo resolvido sem gastar nada. Resumindo: estou entrando no 4º ano com meu note, até hj fiz 2 formatações: 1ª p/ mudar pro WIN/7 e a 2ª por rateada minha, claro q a bateria ja foi pro saco, mas nada q uma tomada ñ resolva meu problema, qnto ao touch pad, nunca usei, prefiro o bom e velho RATO. Só me desfaço do meu companheiro qndo resolver de ñ ligar mais.