Estatísticas #2 – Google zeitgeist e Google current

O Google Zeitgeist não é uma novidade, talvez apenas para alguns, mas eu gostaria de escrever algumas considerações sobre este “serviço” do Google. Zeitgeist é uma palavra de origem alemã que significa “espírito do tempo” e refere-se as inclinações morais, intelectuais e culturais de uma era. O que o Google quis fazer foi reunir mensalmente as top keywords de alguns países para que você possa ter uma idéia do tipo de informação que as pessoas mais se interessam naquele tempo e que acabam refletindo as “inclinações” culturais de cada nação.

Estatísticas de buscas são geradas automaticamente baseadas em milhões de buscas por período como diariamente, semanalmente, mensalmente etc. E com a ajuda de algumas pessoas (e alguns pombos também), os termos mais pesquisados são divulgados em formatos de relatórios de buscas por países todos os meses no Google Zeitgeist. Se der uma olhada por exemplo nas estatísticas do mês de julho verá que os termos mais buscados no mês foram palavras relacionadas com a copa do mundo. Vai lá e confira você mesmo.

Além do Google Zeitgeist, existe o Google current, um site com programas de TV diários e bem divertidos que conta a história de alguns dos termos mais buscados diariamente no mundo, principalmente nos Estados Unidos é claro. Os programas possuem em média 3 minutos de duração e os apresentadores fazem especulações e tiram sarro das histórias por trás de alguns termos.

Infelizmente estas estatística não são numéricas, ou seja, você não tem uma idéia exata de quanto aquele termo foi buscado para estar em primeiro lugar de um país por exemplo. De qualquer maneira são estatística bem curiosas sobre o que as pessoas que utilizam a web se interessam.

  • http://www.contraditorium.com cardoso

    Excelente você conhecer o Pigeonrank. Acredita que já vieram me perguntar se "era verdade mesmo"?

  • http://www.mxstudio.com.br Tony Conde

    Muito legal! Mas olha e vejam só, rebeldes foi um dos termos mais procurados no Brasil!

    Que coisa não? hahaha

    Abraços Henrique.

  • http://www.panteon.com.br/ Rodrigo Chibiaqui

    Pombos! Como é que eu não pensei nisso antes???

    Genial!

  • Paulo Henrique Andra

    Parabens pelo artigo. So nao entendi essa historia de pombos…

  • http://tcelestino.blogspot.com Tiago Celestino

    o Google Current é muito show! :)

  • http://www.bravus.net Rodrigo

    God Save Google!

    eita que eu adorei esse tal de Google Zeitgeist!

    heheheehehehehehehe

  • Pingback: Yahoo Top Searches of 2006 » Revolução Etc - Web Standards em uma casca de noz!()