Estatísticas #1

Parafraseando (ou plagiando mesmo para os mais íntimos) meu amigo magnata Diego Eis e suas estatísticas do Tableless (o que eu espero que você já tenha visto), estou postando aqui algumas estatísticas dos últimos 3 meses do Revolução Etc.

O que essas estatísticas revelam, são aspectos diferentes do perfil do tipo de público que procura informações sobre desenvolvimento para web, mais especificamente sobre linguagens de marcação e CSS. Todos estas informações foram extraídas do Google Analytics dos meses de abril, maio e junho deste ano.

Browsers

Browsers mais utilizados
BrowserPorcentagem
Mozilla Firefox53,93%
Internet Explorer41.31%
Opera2.82%
Safari0.98%
Konqueror0.09%
Netscape0.06%
Camino0.04%

O que eu achei curioso, é que 41% dos visitantes do meu site utilizam Internet Explorer como browser padrão. O Firefox, que eu esperava que teria uma vantagem muito grande, possuiu apenas 12% a mais de usuários que visitam o Revolução.

Isso me fez querer ver especificamente quais versões do Internet Explorer, estes mais de 40% de usuários utilizam como mostra a tabela abaixo.

Versões do Internet Explorer
VersãoPorcentagem
6.096.73%
7.01.31%
5.50.70%
5.00.67%
5.010.54%
4.010.01%

Mais Internet Explorer

Bom, depois eu fui dar uma olhada nas minhas keywords mais buscadas no Google (veja tabela abaixo) e que trazem visitantes para o Revolução Etc. Em todos os meses (mesmo os anteriores a este período avaliado) a busca por “Internet Explorer” é a que mais traz visitantes em milhares de keywords diferentes. Eu não acho que escrevi o tanto que eu deveria sobre o IE, mas de qualquer maneira, eu acredito que estes meses que antecedem o lançamento do Internet Explorer 7, tem gerado muita curiosidade dos usuários em buscar informações sobre o novo browser azul.

A palavra “microformat” em segundo lugar não me surpreendeu, mas a palavra “Web 2.0” sim. Mesmo tendo escrito muito pouco sobre o assunto, o artigo “Web 2.0 não significada nada. Me desculpe“, foi um dos mais linkados em outros sites e também por ser um assunto muito procurado hoje.

Keywords vindas do Google
Palavra chavePorcentagem
Internet Explorer2,80%
Microformats1,50%
Web 2.01,36%
Revoluçãoo1,10%
Paypal0.75%

Os números na tabela abaixo revelam apenas que visitantes gringos em sites de qualquer outro idioma que não seja o inglês, nunca mais voltam. Bem básico isso não? Estes usuários geralmente vem de galerias de design internacionais atrás apenas de inspiração e não de informação.

Visitantes por países
PaísPorcentagem
Brasil90,08%
Portugal3,09%
Estados Unidos1,72%
Espanha0,52%
Japão0.52%
Canadá0,39%
França0,38%
Inglaterra0,35%

Mecanismos de busca

O Google é imbatível no quesito “mecanismo de busca” (veja tabela abaixo). De 100% de visitantes vindos através de mecanismos de buscas, 91% são do Google. Mesmo quando eu sou linkado em sites que possuem milhares de visitantes semanalmente como o Tableless e o Webinsider, os usuários vindos destes sites nunca batem o Google em um dia normal.

Mecanismos de busca que mais convertem visitantes
Mecanismo de buscaPorcentagem
Google91,24%
MSN6,71%
Yahoo1,95%
Alta Vista0,05%
  • Diego

    Muito legal as estatisticas, mais fiquei frustrado ao ver q esse numero todo usa IE, sobre os visitantes gringos, eu devo ser os 0,39% do Canadá haha

    parabens pelo site

  • http://www.inovastudio.com/home/ Rael B. Riolino

    É véio… Eu também esperava um indice maior do uso do Firefox neste site (torno de 85%)…

    Isso prova que o IE será nosso carma eterno até que que caia o império soberado da Microsoft!

    Quem sabe um dia né…

    Até mais!

  • Maicon Junches

    Cara, com todo respeito. Mas me diz como uma pessoa consegue usar o IE? hehehehe brincadeira.

    Abraços!

  • Rodrigo Aramburu

    Estes dados que o Google Analytics fornece são realmente muito importante, uma coisa interessante é que estava pensando alterar um layout de um site que ajuda a fazer, para ajustá-lo para a resolução 1024×768 então fui ver os dados no Analytics e para minha surpresa mais de 40% do publico utilizava 800×600.

  • http://msontivero.wordpress.com/ Mário S&eacut

    Curioso esta porcentagem de usuários do IE entre os que acessam o Revolução. Pra mim isto confirma que mesmo entre os desenvolvedores é difícil mudar os hábitos, mesmo com a superioridade indiscutível do Firefox.

    Onde trabalho sempre ouço alguém falar que ainda prefere navegar com o Internet Explorer, só não ouço razãos significativas para isso.

  • http://www.numclique.net Joares

    é…. to começando a achar que tem neguin que tá falando que tem FF, esculhamba o IEca e por fim acaba usando o IEca pq o papai num deixa instalar nada no PC… to começando a pensar isso… hehhehe…

    Só pode…

    Acompanhei as estatísticas do Tabeless tbm… e agora a tua… to abismado…

    No meu site são 73% de visitantes pra FF e uns 22% pra IEca e o resto fragmentado entre Opera, Camino e outros

  • http://cirofeitosa.com.br/ Ciro Feitosa

    Interessante e ao mesmo tempo intrigante, essas estatísticas. O número de pessoas (e além do mais da área) que usam IE ainda é muito grande. O Google é, sem dúvida, o buscador mais utilizado.

    Estes tipos de dados é de grande valia para qualquer tipo de pesquisa. O Tableless e agora o Revolução Etc. Seria interessante se alguns Blogs publicassem também, para compararmos. Breve vou postar os dados do meu Analytics :-)

  • http://www.zhp.com.br Henrique Pimentel

    Ah .. eu gostaria muito q sites grandes como o terra, uol, globo.com divulgassem as estatisticas deles.

    Ai sim acho q teriamos uma ideia real do q q a massa usa, resolucao, versao do flash e etc.

    O numero grande de usuarios de IE não me surpreende, principalmente pq muitas pessoas utilizam o FF e o IE, querem ver como os sites se comportam, eu costumo fazer isso, abro ums site no FF e as vezes dou uma navegada com IE, pra ver as diferencas e etc.

    Um ponto que nao da pra deixa passar é q em ambientes publicos, tipo faculdades, bibliotecas, lan-houses e cyber-cafés, é dificil achar o FF instalado, normalmente so tem o IE mesmo.

    Outro dia mesmo, aproveitei os 15 minutinhos gratis de internet do McDonalds para colocar umas leituras em dia, apesar de nao parecer o Browser que roda nas maquinas do McDonalds é IE e por ai vai.

    Quanto aos gringos é dificil mesmo, mas eu acho q o que complica mais no caso deles é a lingua, afinal, pense vc entrando em um site russo ou japones, pode ter o melhor conteudo do mundo que vc vai absorver é muito pouco ou quase nada, vai quase ficar so olhando as figurinhas mesmo e olhe lá. Nao estou defendendo os gringos, so acho q para ser um site internacional o site deveria ter uma versao em ingles.

    Valeu por postar as estatisticas.

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Muito legal mesmo… Utilizo no meu site e no site de um cliente. É útil demais!

    A quantidade de detalhes, dá pra saber exatamente quem entra, de onde entra, pra onde vai, e o mais importante, POR QUE vai no seu site. Muito bom!

    Recomendo, também, o Statcounter.com, ótima alternativa.

    Ah, o legal do Analytics é que vc pode ter sua conta com vários projetos dentro… E, cada um, pode ter usuários que possuam acesso à ele, o que faço atualmente com o cliente. Excelente possibilidade.

  • http://www.bolaovirtual.net/Login.aspx Lucas

    Mas….

    Poxa atualmente sou socio do http://www.bolaovirtual.net e sendo este um site sobre futebol, temos mais de 64% dos usuarios com firefox no windows e 5 no linux o resto é IE e menos de 1% esses outros ai.

    Esperava que aqui e no tableless o indice fosse maior, vide assunto de que tratam.

  • http://blogdokamada.blogspot.com Thiago Velloso

    O internet explorer é disparadamente líder na web, não adianta tanto estardalhaço em função do firefox entre os desenvolvedores se o grande público não o utiliza. As estatísticas daque realemente não revela a realidade da web por causa do público alvo.

    Num grande portal, é quase despresível os acessos por firefox. Eu mesmo quando desenvolvo um site em que o público alvo são usuários comuns, eu nem me preocupo com a usabilidade do firefox.

  • Lucas Ferreira

    Acho triste o fato do Opera, ótimo browser, ainda ser tão pouco usado =[[

  • Rogério Brum

    Na minha opinião os dois fatores que levam os "browsers alternativos" são:

    – falta de conhecimento (para o usuário comum)

    – Tempo que esses browsers demoram pra abrir (para o usuário "incomum").

    Eu mesmo demorei quase um ano desde a primeira instalação do meu Firefox até começar a usa-lo como padrao. Ele demorava muito para abrir (pq nao carrega com o windows, né).

    É aquela coisa, o cara é acostumado com o IE e ve uma coisa diferente e nao quer largar a comodidade do que ja conhece.

    Ps: nao gostei daquela estrela girando (nao sei se ja tinha antes, só notei agora). Desvia minha atenção e atrapalha minha leitura =/

  • http://www.doufer.com.br Doufer

    Fazer um post de mesmo tema não é plágio. Em casos são muito importantes para o debate de um tema sob o olhar de outro plúblico.

    Abraço!

  • http://www.pauloacosta.com Paulo Acosta

    Legal as estatísticas,

    Isso mostra uma coisa que venho percebendo a um bom tempo: Que muitas pessoas dizem amar o linux, mas quando chegam em suas casas, abrem o IE e navegam utilizado o tão difamado Windows.

    Não vou entrar aqui novamente na tão disputada guerra Windows x Linux. Até porque esse não é o assunto do topico. Mas eu até fico surpreso que a quantidade de pessoas usando IE aqui seja tão baixa. Por que vejo ainda as pessoas muito presas ao IE pois a maioria dos sites deformam no firefox.

    Utilizo o firefox, mas muitas vezes ainda tenho que recorrer ao IE para abrir determinados sites.

    Acho muito dificil que o Firefox venha a se tornar o Browser mais utilizado. É dificil convencer alguém a instalar o FireFox em uma maquina que já vem com o IE.

    abraço

  • http://www.camposhosting.com.br Erik Marques

    Interessante mesmo.. isso da pra analisar o perfil dos Internautas e mudar o perfil, talvez, dos posts.

    Parabéns pelo Blog.

  • Camilla

    Tbm fiquei surpresa com a quantidade de pessoal utilizando IE. Querem informações do Internet Explorer 7?? Acesse http://www.ie7.com. :D

  • Lucas Castro (pingba

    […]Através de estatísticas, é possível saber quais os tipos de browsers, qual a resolução utilizada, qual o país de onde aquele acesso veio dentre outras informações que podem vir a ser úteis. Assim você poderá inclusive acompanhar as melhorias na acessibilidade do seu site.[…]

  • http://gigasolucoes.wordpress.com/ Ramon

    Talvez você nem leia esse recado, mas de qualquer forma quero deixar a minha opinião. Primeiramento quero parabenizá-lo, pois esse blog é fantástico, leio há algum tempo, meio sem-querer devo admitir, pois sempre que entro é como visitante paraquedista, resolvi então assinar o feed, mas voltando ao assunto, essa estatística, talvez não é pra ser interpretada da forma em que está sendo, pois tenho alguns motivos, para crer nisso, mas o que eu vou colocar aqui, basta:

    1. Existem muitas que lêem blogs no trabalho e na empresa não tem o FF instalado.

    Esse problema envolve um grupo muito grande, estudantes, simpatizantes e profissionais. Penso eu, que a melhor maneira de ver isso seria fazendo a pesquisa por dia de semana, um comparativo entre o final de semana e o resto da semana. Como esse blog atrai muitos paraquedistas, pelo menos eu acho, isso justifica esse número, o qual é absurdo. ;)

    fuiii…

  • http://www.mudejatransportes.com.br Jefferson

    Interessante ver como as mudanças ocorrem em muito pouco tempo. Fiquei surpreso como o Mozila avançou com relação ao Internet Explorer. Muito bom o site.