e-Talent: Talento só para quem usa o Internet Explorer

[update]O site referenciado neste texto não existe mais como aqui descrito.

“Prezado usuário, o sistema detectou que o navegador que está utilizando não é o Internet Explorer 6 ou superior. Por questões técnicas e de segurança, o sistema e-Talent só permite que a navegação seja feita através do Internet Explorer 6 ou superior. Caso necessário, baixe gratuitamente o Internet Explorer acessando o link abaixo: “

Vi está mensagem ao tentar acessar este site! Daí redirecionaram para esta página com este aviso! O dia que eu acho que sites assim não existem mais, eu acabo me esbarrando em algum.

  • http://www.frogs.com.br Alexandre

    Ola Henrique,

    imagina este aqui, é o site do Programa de Parcelamento Incentivado da PREFEITURA de SÃO PAULO,

    https://www3.prefeitura.sp.gov.br/ppi_portal/Form

    Não é fácil ver esse tipo de coisa.

    Um grande abraço

  • http://daquino.wordpress.com Douglas d'Aquin

    No código-fonte tem uma explicação bem boa pra isso

    "meta name=generator content=Microsoft Visual Studio 7.0"

    ahahahhahaha

    alguém por favor vende uma consultoria web standards pra esses caras

  • http://www.futuroprofessor.com.br/ André

    O mais engraçado é que é "por questões de segurança". Rá!

  • Marcelo Spano

    Contra a Usabilidade

    Isto é um absurdo, e inaceitável ocorrer esse tipo de coisa nos dias atuais. Este tipo de mensagem vai contra os princípios mais básicos de usabilidade para web. A web é livre e todo mundo tem direito de navegar utilizando os navegadores que deseja.

    É o mesmo que ocorre com aquela empresa famosa que auxilia aqueles que estão querendo montar uma empresa (não preciso citar, todos sabemn). No site deles existe o desafio que para universidades e este desafio, famoso por sinal, só pode ser acessado por pessoas que utilizam o M$ Internet Explorer.

    Agora, imaginem uma universidade que apoia os softwares livres que não possua Internet Explorer instalados em seus PCs? ficariam de fora do desagio? que absurdo.

  • Mark de Souza Costa

    É, realmente estranho. Aparentemente não há motivos para restringir o acesso ao IE (ainda mais analisando a qualidade do código feito neste site).

    Restringir o acesso há um determinado browser é sem dúvida alguma restringir o público. Acho isso aceitável somente em casos de Aplicações Web, principalmente se for rodar em ambientes mais controlados, como Intranets.

    Saudações,

    Mark Costa

    P.S.: podiam ter colocado o link para o IE7 pelo menos rs rs

  • http://exprophony.wordpress.com Alvaro Sasaki

    Por essas e outras eu ainda fico pensando sobre o pessoal que desenvolve somente para o IE… Será que esse pessoal já não está dominando o suficiente para manter o browser seguro com certas técnicas que ainda não “afloraram” ao público?

    O que vejo é um bando de gente falando que firefox é ótimo, é uma beleza, mas que sequer sabe introduzir um IE user leigo aos aplicativos do mozilla e mostrar quais são as vantagens, somente se mantendo no velho papo de “é mais rápido, seguro e processa melhor os sites!” e não mostrando um exemplo que o usuário possa sentir na pele… Algo assim eu consegui bem facilmente mostrando o firefox e o greasemonkey há tempos atrás para um programador veterano de guerra porque ele queria certas facilidades em alguns sites cheios de dados e imagens(ok, podem tentar imaginar sobre o que era o site :P) e vamos dizer que ele não larga mais do browser… Todos tem de compreender que o usuário comum sequer sabe o que é um png com transparência de 8 bits! E não adianta mostrar um site que fica todo detonado se não entrar com um mozilla, opera, konqueror da vida. Você tem de mostrar um site do dia-a-dia dele que seja prejudicado, senão, paciência, ele vai preferir o IE muito mais prático pois toda vez que alguém formatar o pc dele para ele, o IE estará bonitinho ali, sem necessidade de “telas feias e estranhas” de setup…

    Com isso eu passo os dias pensando do porquê as pessoas ainda insistirem tanto para o usuário completamente leigo começar a usar firefox ou opera da vida, afinal, para mim é um processo natural onde a pessoa mesmo vai ver referências, se interessar e começar checar as diferenças por si própria. Ou vocês acham que um belo dia um ser humano acordou e resolveu plantar hortas em um lampejo de inteligência ao invés de catar raízes no meio da mata cheio de animais selvagens querendo o fígado dele? Ok, vamos melhorar a idéia agora. “E um belo dia o vizinho do primeiro agricultor acordou e resolveu plantar também sem nem olhar para o vizinho.” No mínimo ele deve ter observado o vizinho, ter aprendido com ele por interesse próprio, e não porque o vizinho estava melhor nutrido, cercou o ditocujo ignorante e ameaçou ele de morte se não começasse a cultivar vegetais na horta…

    Isso tudo que eu disse foi para mostrar certos pensamentos meus sobre pessoas simplesmente bloqueando sites em razão ao browser, mas principallmente sobre o método meio agressivo (meio “1337” também) que o pessoal tem espalhado o evangélio da raposa em chamas… O que sobretudo afasta as pessoas do programa, e com isso aumenta ainda mais o userbase de um browser obsoleto em vários sentidos, e assim terá de haver ainda mais desenvolvedores criando métodos criativos de proteção para o IE e não tendo tempo para desenvolver seguindo outros browsers… Logicamente, fechando o site para estes outros.

  • Mark de Souza Costa

    Hum, depois que postei vi o comentário #1 do Douglas. Só uma observação, utilizar o Visual Studio para gerar o código HTMl (no caso dele deve ter sido o Visual Studio 2003) de forma alguma restringe o acesso somente ao Internet Explorer. Essa restrição foi totalmente por culpa do “desenvolvedor” do e-Talent.

  • Samuel Guilherme

    Eu gostei da descrição:

    "Aqui você poderá especificar o perfil de cargo, identificar o perfil das pessoas e classificar o perfil das pessoas com cargos e cargos com pessoas."

    Mais confuso que isso, só o código-fonte e o uso de links em javascript.

  • http://www.techzine.com.br Rael B. Riolino

    Cara, que absurdo isso!!!!

    Com certeza é por causa do Microsoft Visual Studio…

    Ação típica da microsoft forçar uma incompatibilidade com outros navegadores…

    Quem se prejudica no final das contas é esse site anti-acessível feito por "webdesigners" mediocres…

    desculpe a força de expressão, mas eu fico inconformado com isso! :-S

  • Israel

    É no mínimo deprimente esta mentalidade.

    Nos dias atuais ao ver algo desse tipo, chega a causar uma certa revolta, falta de maturidade e porque não dizer de nivél intelectual.

    É uma pena que as coisas sejam assim, apesar de ser em raros casos, mas não salvo a nenhum interesse.

    E a liberdade de escolha, e a usabilidade onde ficam?

    Por Deus, como mudar isso.

  • Cledison Eduardo Fri

    Acredito que sites como estes, tem sua restrição de uso ao IE não por limitações técnicas ou de segurança, mas sim por fatores contratuais, políticas, ou talvez pelo software utilizado para desenvolvimento.

    Mas é realmente um absurdo.

  • http://www.rafinha.org Rafael

    kkkkk! Acontece né!

    É o que dá, contratar um garoto de 13 anos, que provavelmente faz suas páginas no front page, desenvolver um website, só por que fica muito mais barato desenvolver com ele.

    Aliás, será que é um garoto mesmo ou é um "profissional"?

    A pergunta está no ar!

    kkkkkkkkkkkk!

  • Mark de Souza Costa

    Rael (#9), percebe-se claramente que voce nunca utilizou o Visual Studio na sua vida para fazer uma afirmacao tao infundada.

    Os desenvolvedores da Microsoft realmente sao muito felizes no quesito de compatibilidade de aplicacoes quando fazem uso da Plataforma .Net, pois (por mais que uns nao acreditem ou nao queiram aceitar) a Microsoft faz um grande esforco em tornar os codigos produzidos pelas classes do ASP.NET compativeis com todos os browsers atuais, e faz isso de maneira transparente e sem jogar a carga de desenvolvimento em cima do desenvolvedor.

    Trabalho com a Plataforma .Net e com o Visual Studio a cerca de 4 anos e afirmo que, em hipotese alguma, o Visual Studio (ou neste caso mais corretamente a Plataforma .Net fazendo uso das classes ASP.NET) limitaria a utilizacao de uma aplicacao ou site para a Web SEM que o desenvolvedor desejasse.

    Acho que criticar um site eh uma coisa, outra coisa eh caluniar uma ferramenta de desenvolvimento que eh respeitada por qualquer comunidade de desenvolvedores (podem perguntar ao povo do Java, PHP, etc). Mais uma vez o Xiitismo cegando algumas pessoas. Isso sim eh triste…

    Saudacoes,

    Mark Costa

  • Vinícius

    Caralho, que escroto…

    Deprimente esse tipo de coisa.

  • Felipe

    discordando um pouco do cleidson ali em cima, eu programo em .net também, e apesar de concordar que dá muito mais trabalho, é totalmente possível fazer um sistema funcional no ie/firefox/outros

    acho que isso não é uma desculpa, a nao ser que tenha sido utilizado algum componente de terceiro indispensavel e que nao suporta outros browsers…

  • http://pdaexpert.net/ Caio Proiete

    Isso me faz lembrar de um exemplo totalmente inverso com o Banco Real e consequentemente com o Sudameris.

    Ao logar no Internet Bbanking o site com o Firefox, tudo funciona como deveria (felizmente, alguém ali se preocupou em manter a compatibilidade).

    Já ao acessar com o Internet Explorer, para continuar, sou OBRIGADO a instalar um "componente de segurança" ActiveX (que supostamente protege o computador dos usuários que acham que e-mail foi feito para abrir powerpoints e fotos.exe). Além de ser um absurdo obrigar os usuários a instalar esse componente (sim! Se não instalar, não entra), ele só o faz se o usuário estiver usando o Internet Explorer. Quer dizer, usuários "leigos", vamos dizer assim, não utilizam Firefox, Opera ou Safari? Parece até que são navegadores desenvolvidos somente para o pessoal de TI.

  • Sniper

    Não acho absurdo não.

    No desenvolvimento do projeto, existe uma coisa chamada requisito. O sistema operacional pode ser um requisito, a quantidade de memória RAM pode ser um requisito e, o browser também pode ser sim um requisito. Depende do objetivo do site.

    Não estou falando que o site citado acima não pudesse ser desenvolvido para rodar em todos os browseres. Só estou dizendo que não é o fim do mundo um site não funcionar em todos os browseres.

    Talvez uma determinada funcionalidade só possar ser alcançada, através de recursos específicos de um browser, como por exemplo os ActiveX do IE. Novamente, depende do objetivo e das necessidades.

    Só não gosto desse posicionamento passional, do tipo: Nossa que absurdo isso! Que tipo de coisa inaceitável etc. Novamente. Depende do requisito.

    Outro posicionamento passional é botar a culpa no Visual Studio. Não adianta falar que a culpa eh o Visual Studio. Dá pra fazer sites inacessíveis em qualquer browser usando só javascript. E dá pra fazer sites inacessíveis usando jsp, php, asp ou qualquer outra linguagem que vc quiser.

    Isso é afirmação de quem tem conhecimento de causa. Trabalho com Visual Studio há anos, e o programador tem que fazer um puta esforço pra um site não funcionar em um determinado browser.

    Até porque o HTML gerado pelos WebControls do Visual Studio é compliant sim, com a maioria dos browsers conhecidos, e a Microsoft desenvolve sim um trabalho para que seus componenentes funcionem 100% em qualquer browser. Quem duvida disso, é só dar uma olhada no ATLAS, a biblioteca AJAX da Microsoft. Dá uma olhada na lista de compatibilidade dos browseres e vê se o Firefox tá fora. Vê se o Opera tá fora. Não estão.

    Última coisa. Esse posicionamento de que o usuário tem que ter liberdade de escolha. Quantos webdesigners aqui testam o site no Netscape, no Opera ou no Konqueror? Ou esses usuários não merecem ter sua liberdade de escolha?

    Aposto que a maioria desenvolve no Firefox, testa no IE pra ver se está funcionando e depois fala que o usuário tem liberdade de escolha. Ou a liberdade de escolha é poder acessar o site usando o Firefox?

  • João Henrique

    Sem comentários isso aí! pra começar quem usa aplicações Microsoft pra desenvolvimento é escravo e sem noção alguma de liberdade de desenvolvimento.

    E esse site que o Henrique mostrou é mais um certificado de "Fezes" da nossa Web.

  • Cosme

    Achava que isso não existia mais. Que grotesco… ¬¬"

  • Ricardo

    Realmente horrivel,

    Mas mesmo assim, mostra a incopetencia do desenvolvedor, pois o sistema so restringe a página principal, caso você queira só o conteúdo basta acessar direto o os links: ex:

    .

    Ou ainda ver páginas que imajino ser do antigo site. como esta:

    lastimas…

  • http://manifesto.blog.br/1.5/ Diogo Souza da Silva

    Sem exageros, mas é pessimo uma atitude dessa. Fato mais interessante é que :

    Não é que ele só funcione no IE, mas a real é que ele só NãO funciona no FireFox. Por que no Opera e no Konqueror entrou. Mesmo identificando o Opera com qualquer opção(IE, Mozilla e Opera).

    ——-

    Esse era meu comentário, mas fui entrar mais uma vez antes de enviar e ele passou no Firefox(apesar de ficar errado)!? Leram o post e mudaram o sistema ou deu surto mesmo?

  • http://www.oitopassos.com Tonobohn

    Bom, isso acontece até em portais como o Globo.com, que só exibe os vídeos no IE. Ainda bem que o FF tem a extensão IE Tab. :-)

  • Daniel

    Ontem de noite fui clicar no link do site e estava fora do ar. Tentei novamente e surpresa: não apareceu o aviso, mas aconteceu coisa pior. O site está completamente "desajeitado". Impossível de navegar… hahahaha!

  • leandro

    Rael B. Riolino vai comer cenora!!!!

    NAO FALA MERDA ESTUPIDO!

    O cara que fez o site é amador. Qualquer um que põe uma página na internet se acha profissional.

    Mas pelo menos ele nao restringiu apenas ao FF, ai ele seria burro demais.

    Pelo menos privilegiou 80% da populacao!

  • Sniper

    "Sem comentários isso aí! pra começar quem usa aplicações Microsoft pra desenvolvimento é escravo e sem noção alguma de liberdade de desenvolvimento."

    João Henrique Firmino, por favor, argumente sua afirmação. Atacar de graça é fácil.

    Desenvolvo há anos utilizando o Visual Studio e ferramentas da Microsoft. E posso afirmar sim! As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft são boas! E são produtivas! E as aplicações são performáticas!

    E não! Não sou escravo da Microsoft. Nem sou partidário de nenhuma tecnologia. Também desenvolvo há anos utilizando J2EE e afirmo o mesmo. Há ferramentas excelentes para se desenvolver em J2EE (JBuilder, Eclipse etc)! Essas ferramentas também são muito produtivas. E as aplicações desenvolvidas em J2EE também são performáticas.

    É muito fácil atacar de graça só porque eh da Microsoft. Mas há de se reconhecer quando o resultado é bom. E o Visual Studio é sim muito bom! Assim como as ferramentas que citei para desenvolvimento J2EE também são muito boas. Novamente, não sou partidário. Basta reconhecer quando algo realmente é bom. E não criticar quando não se conhece.

    Será que eu sou escravo e não tenho noção de liberdade ou é você que não tem visão de negócio??? Você deixaria de atender um cliente seu só por ele especificar nos requisitos que gostaria de desenvolver o seu site em ASP.NET???

    Se sua resposta é sim, você deve ampliar sua visão de liberdade, ou eu devo restringir a minha…

  • dvsj

    bom dia galera, estava passando por aqui e vi os comentarios sobre o site que só libera acesso para o IE, e como estou com o mesmo problema queria fazer 2 perguntas a vocês:

    1 – eu entrei no site dele e vi que ele usa i-frame, que no firefox não funciona, eu tb tenho o mesmo problema e só consegui resolver instalando o ie tabs no firefox, tem alguma outra maneira de fazer isto??

    2 – O problema das cores, as cores que nós colocamos e vemos no IE, algumas cores ficam diferentes no firefox.

    Bom é isso, só uma lembrança acho que ao invés de criticar falar que é um absurdo, deveriamos ajudar uns aos outros, até porque o firefox é um código aberto e se todos os usuários só ficarem reclamando e não reportarem e não tentarem ajudar a atualizar o mesmo a coisa não vai pra frente. Abçs.

  • Mark de Souza Costa

    Uma coisa é muito clara pra mim: os desenvolvedores que normalmente utilizam as tecnologias Microsoft não tem problema algum em utilizar softwares não Microsoft e a admitir que existam softwares melhores. Usuários Microsoft não são Xiitas e isso é muito bom pois abre o horizonte a novas tecnologias e ferramentas.

    Um desenvolvedor Web que não conhece o Visual Studio, a Plataforma .NET, plataforma Atlas, as novas e excelentes ferramentas da Microsoft para design (o Expression Web é definitivamente o melhor software de construção de páginas que já conheci) está realmente a margem do desenvolvimento Web.

    Sinceramente, quem critica negativamente essas ferramentas está dando um tiro no escuro, pois nunca as utilizou.

    Sniper parece ser uma pessoa que conhece bem os dois mundos e com certeza sabe que Microsoft possui excelentes ferramentas de desenvolvimento, assim como sabe que é mais fácil desenvolver para o Firefox do que para o IE 6, que o Microsoft Visual Source Safe não é um bom gerenciador de código fonte….

    Saudações,

    Mark Costa

  • Diogo

    Por um momento pareceu Flamewar de xiitas. Mas parece que passou, cada um com suas ferramentas favoritas… todas tem suas vantagens no meu ver.

    O Fato é que restringir acesso a usuarios IE é um tanto ruim, me parece mal feito.

    Mas o site entra no meu firefox (sem ie-tab), no IE, Opera, konqueror… mas deforma em todos menos ie. É só comigo?

  • http://rochester.wordpress.com Rochester

    tem gente confundindo acessibilidade com usabilidade aê…

    e tem gente achando que pra acessar a internet tem q ter pré-requisito…

    o unico requisito é conexão, e o minimo de hardware…

    e os moveis? e quem NAO QUER USAR IE? o usuario nao tem esse direito?

    :P

  • Mark de Souza Costa

    Rochester, talvez você nunca tenha trabalhado numa empresa de desenvolvimento de aplicações web. É óbvio que existe restrições e requisitos e quem determina isso é o cliente.

    Se um cliente faz questão de que o site dele funcione somente no IE ou no FF ou onde quer que seja, seja a razão técnica ou não, a empresa de desenvolvimento fara exatamente desta forma. Quer você queira, quer não, desenvolver um site ou aplicação que seja compatível com todos os browsers mais utilizados no momento demanda tempo de desenvolvimento extra, e nem todo cliente quer pagar por isso.

    Esse tipo de solicitação é incomum para WebSites, mas para aplicações Intranet é extremamente comum.

    Então meu caro, não generalize as suas afirmações.

    Saudações,

    Mark Costa

  • leandro

    Falhas de segurança no Firefox!!!

    http://www.securiteam.com/securitynews/5MP0320KKK

    MAS ELE EH TAO SEGURO!!!! :P

  • Pedro

    Concordo com Mark de Souza Costa, o cliente é quem paga e é quem decide o que quer. E fanatismo xiita é bestera.

    Mas no caso do site da prefectura de Sao Paulo (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/ppi_portal/Forms/frmErroBrowser.aspx?Erro=IE) acho inaceptabel. É um site do estado de sao Paulo, eles tem que garantir o acesso a todos.

    Disculpen meu portugues, mas eu nao sou brasileiro.

  • Thiago Risso

    http://www.topjob.com.br

    Um dos sites do Grupo GELRE …

    Umas das maiores agencias de empregos do BRASIL ….

  • http://www.livredesenvolvimento.com.br/wordpress/ Kico Zaninetti

    Eu entrei no site pelo firefox e ele não me deu mensagem de erro, mas sente só a diferença do layout no FF2 e no IE6:

    Firefox –
    http://img412.imageshack.us/my.php?image=ffcr5.jp

    IE –
    http://img163.imageshack.us/my.php?image=iexj9.jp

  • http://www.portaldoleo.com Léo

    Isso é um absurdo, querer privar o usuário da rede a acessar seu conteúdo apenas porque ele não usa o navegador que ele quer.

    O mesmo acontece com um dos principais portais de conteúdo do Brasil (Terra), esses tempos tentei acessar a Rádio Terra com o Firefox e entrou uma mensagem dizendo que eu só poderia acessar a rádio deles se estivesse usando o IE.

    Imaginem quantos milhões de usuários são prejudicados ou forçados a usar os programas que esses grandes portais querem.

    Simplesmente um absurdo!!

  • Macalha

    Leandro,

    Falhas, todos os navegadores possuem (e até que o mundo seja perfeito, sempre existirão). Porém todas as falhas encontradas no Firefox são, sem dúvida alguma, resolvidas muito mais rapidamente que no IE. Porque, além de ter uma equipe de desenvolvimento muito maior, normalmente a Microsoft só libera correções para furos de segurança uma vez por mês (2ª terça-feira de cada mês, tanto para o Windows quanto para o IE, Media Player, etc).

    Voltando ao assunto do tópico, se foram os clientes que exigiram que o site funcionasse só para o IE, eles não são muito inteligentes desprezando possíveis clientes/parceiros pelo navegador (e sistema operacional) que usam.

    Não parece ser o caso, já que agora funciona em navegadores não-IE (apesar de deformados). Parece que é simplesmente preguiça do(s) desenvolvedor(es) de fazer um site cross-browser.

  • http://ww1.marceloaquino.blospot.com/ Marcelo Aquino

    Dizer o que dessa estrada de 'mão única'?? Eu sequer imaginava que hoje em dia pudessem chegar a ponto de excluir quem usa outros navegadores em prol do IEca. Isso é totalmente impraticável. Ou realmente eu tenho navegado pouco?(risos)

    De fato, em vários sites que visito sou obrigado a usar o IEtab, principalmente alguns que possuem banner expansível e/ou floater. Mas nenhum destes sites impuseram assim o uso do IE.

    Lamentável.

  • Sergio Teixeira

    Geralmente os sites relacionados aos órgãos do Governo – mas não limitados a – são lentos e bastante dificultosos quanto à navegação. Estou falando de forma geral. Acho que os caras resolvem caprichar demais e mostrar que "aprenderam" técnicas primorosas de dar nó em pingo de eter.

    Existe uma organização chamada W3C que certifica um site gratuitamente quanto à sua compatibilidade com html, xhtml, css, etc.

    Acho que esses "web inventors" eternamente limitados aos produtos MS deveriam acordar para o fato de que existem outros navegadores, outros sistemas operacionais, etc. e tentar a W3C. Certamente ficariam desapontados ao ver que suas obras-primas funcional mal.

    Mas o problema não para por aí. Tem um certo discador que simplesmente exige milhões de cores para poder funcionar.

  • TheDarknessRJ

    Eles "tentaram" arrumar o site.

    Pelo menos consegui abrir no meu FF2 em LINUX, agora o layout ficou uma M… (com certeza devido ao uso de recursos não padrão).

  • Maverick

    HAhahaha

    Realmente a falta de normas causa isso…

    pq nao passar pelo validador do w3c.org

    veremos…

    ate esse site tem erros…

    <a href="http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2 Fwww.revolucao.etc.br%2F” target=”_blank”>http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2 <a…” target=”_blank”>Fwww.revolucao.etc.br%2F

    mesmo erros bobos que nao alteram em nada…

    ate pq um site que nao tem tantas funcionalidades…

    mas muito contraditorio, um site comentar outro site, estando no mesmo barco eheheheh

    Abs

  • http://kraudio.wordpress.com/2007/08/02/no-cego-eu/ Claudio

    Olá Henrique, é realmente complicado saber que existem desenvolvedores que desenvolvem sites "compativeis" apenas com IE, ta certo que a microsoft tem boa parte do usuários, agora selecionar o publico alvo por meio do navegador que cada um escolheu, é uma vergonha.

    Em meu blog coloquei um post bem parecido com este seu, com o título 'Nó cego eu?', tive opiniões de varias pessoas e inclusive do "desenvolvedor" que deixou seu comentário um tanto exaltado, é claro.

    Não quero que a pessoas que acessem minha usem apenas o Firefox, ou o Opera, ou Konqueror, quero que ela use o que ela preferir, trabalho duro para isso.

    []'s

    Claudio