Dicas de como montar um blog – Parte 6 – Escolha um template ou mande fazer um design personalizado.

Você tem estas duas escolhas ao usar o WordPress. O WordPress funciona com “templates”, que é uma espécie de “roupa” do blog, alterando o template você altera apenas a aparência, mantendo todos seus posts e páginas. Inevitalvemente você precisará de um template (mesmo que ainda não saiba disso) e ao instalar um WordPress, ele vem automaticamente com um padrão, não muito bonito. E aqui voltamos ao título, ou você escolhe um template gratuito ou pode você mesmo desenvolver o seu ou pagar alguém para isso.

Usando um template gratuito

Se não quiser gastar mais nenhum tostão, sugiro veemente que você escolha uma das centenas de opções de templates gratuitos disponíveis para o WordPress. É quase plug and play, instale e ative. Muitos blogs famosos e tradicionais usam templates gratuitos. Não ter um template personalizado não deve ser motivo para você não blogar. A instalação envolve um pouco de conhecimentos técnicos de FTP, se não souber como fazer será necessário a ajuda de alguém. Dependendo do servidor que você está hospedado, eles já disponibilizam vários templates gratuitos junto com a instalação, neste caso, procure dentro do seu WordPress uma aba chamada “design” e selecione um dentre as opções disponíveis. Neste caso basta clicar sobre o template para ativá-lo.

Desenvolvendo um template personalisado

Entretanto (aqui vai a segunda opção), ter um design (template) personalizado para seu site é uma boa opção se você sabe que realmente quer investir em um blog e tem condições de fazer isso. Você vai precisar de alguém com conhecimentos de design, usabilidade, HTML e CSS para desenvolver o seu. No meu caso eu também sou designer e fiz o meu próprio layout, HTML e CSS de todos meus blogs. Você pode pedir para um amigo fazer de graça (não custa tentar) ou terá que gastar mais uma graninha contratando alguém que sabe o que está fazendo. Se não souber quem pode te ajudar neste passo, me escreva.

O template (também chamado de “design” ou “layout”) com o tempo fica registrado na cabeça do leitor. Esta é a razão pela qual as empresas investem na embalagem de produtos, para criar uma personalidade daquela marca naquele produto. Mas como eu disse anteriormente é o conteúdo do blog o mais importante na história.

Existem vários blogs famosos, com excelente conteúdo e com templates horríveis. E muitos desses designs horríveis foram desenvolvidos especificamente para aqueles blogs. Eu prefiro um template gratuito e bonito, do que um design próprio, original e horrível. Fica a dica.