Dicas de como montar um blog – Parte 4 – Escolha um nome e um domínio para seu blog

Esta é a parte mais divertida mas também muito importante. A escolha do nome do blog e consequentemente do domínio. Há algumas abordagens de como você pode escolher um bom nome de domínio, mas basicamente eu sugiro duas, e cabe a você escolher qual se adapta melhor a escolha do tema. Leu o artigo anterior? As abordagens são as seguintes:

Foco pessoal

Se seu blog será “genérico”, ou seja, sem focar muito em um tema muito específico, você pode ter um nome igualmente genérico que não descreva necessariamente seu blog. Por exemplo, o Revolução Etc (este blog aqui). O nome dele (Revolução Etc) não descreve exatamente sobre o que eu escrevo. Eu parti de uma palavra que me agrada e tenho a liberdade de transitar por diferentes assuntos. O foco é tecnologia mas não uma tecnologia em específico. Assim tenho a liberdade de eventualmente falar de assuntos diferentes visto que trata-se de um blog pessoal com meus pontos de vista.

Você pode, por exemplo, criar um domínio com seu próprio nome, como por exemplo meus amigos www.alemazzariolli.com.br, www.andreasantos.com e www.tiagolemos.com.br. Esta escolha reforça mais ainda que o foco do blog é pessoal e que não está limitado exclusivamente a um tema específico.

Foco no tema

A outra abordagem para nome do blog e consequentemente o nome do domínio, é criar um nome focado no tema que você vai escrever. O artigo anterior falava sobre tema, lembra-se? Por exemplo, eu tenho um outro blog sobre lugares e viagens chamado www.lugareseviagens.com. Como o nome diz, ficaria estranho abordar alguma coisa que não esteja relacionado com lugares ao redor do mundo e viagens. A escolha do nome do blog não foi arbitrária, teve um fundamento baseado no tema que eu me propus escrever. Como o tema é muito fechado, escolher o nome foi mais fácil.

E o domínio?

Bom, se você chegou até aqui sem saber o que é um domínio, você foi muito perseverante. Domínio é a url do seu site, em uma linguagem básica seria o “endereço do site”. Essa é aquela hora em que você diz “Ahhhhhhhhhhh!“. O endereço do seu site (www.seusite.com.br) trata-se de um domínio que você precisa registrar. Se forem domínio nacionais (aqueles que terminam em .br) você fará isso no http://registro.br e se forem domínios internacionais eu sugiro o http://www.godaddy.com/.

Vale lembrar que este passo é muito técnico, se você não tem conhecimentos de servidor, DNS, propagação de DNS, configuração de e-mails, hospedagem, etc não tente fazer sozinho. Procure uma empresa ou um amigo e se não souber com quem fazer, me procure.

Pronto, até aqui você já tem um tema e recursos para escolher um nome e um domínio para seu blog. O próximo passo será hospedagem!