Dicas de como montar um blog – Parte 2 – Leia outros blogs: Acompanhe pelo Bloglines

Agora que você já tem conhecimento de vários conceitos do mundo dos blogs, a dica mais importante é: leia vários blogs. Nem todo mundo que quer começar um blog realmente lê blogs. Que vergonha, precisamos corrigir isso! O fato de acompanhar diferentes blogs de assuntos diferentes te dará uma noção de cotidiano daqueles autores. É como um “estudo de mercado” para você sentir como os outros blogs se comportam no dia à dia, frequencia de publicação, quantas vezes os autores fogem dos temas principais, etc.

O importante neste ponto não é que você deverá seguir a rotina exata dos blogs que você admira, o importante será seu aprendizado de campo, observando o comportamento dos diversos blogueiros até que você se identifique com alguém ou com vários aspectos de vários autores. Essa observação traz uma maturidade muito mais rápido para o aspirante a blogueiro do que simplesmente começar a blogar sem nenhuma experiência de observação. Por isso, leia muitos blogs.

Agora, onde o bloglines entra nessa história?

Não vou reiventar a roda, por isso leia este texto sobre o que são feeds para entender melhor porque você precisa de um agregador como o Bloglines. O Bloglines é gratuito e você pode criar uma conta aqui, em português.

Pense que quando você passou a usar e-mail, você frequentemente tem que acessar sua conta de e-mail na internet para… ler e-mails! Agora, como aspirante a blogueiro, você terá mais uma tarefa: entrar todos os dias na sua conta do Bloglines, logar, e ler seus feeds.

A importância de um agregador na web, ao invés de um agregador desktop (aquele que você instala no computador) é que quando precisar formatar sua máquina, ou se roubarem seu notebook, ou seu smartphone, você não ficará sem seus feeds. De qualquer computador com internet você terá acesso a eles.

Até a próxima!

10 thoughts on “Dicas de como montar um blog – Parte 2 – Leia outros blogs: Acompanhe pelo Bloglines”

  1. Sr;

    Acabo de excluir seu sítio da minha lista de feeds por não mais suportar os banners de anuncios de viagens entre o titulo e o conteudo.

    Fica a dica.

  2. Gostei muito do blog, muito bom mesmo. Parabéns. Deixo aqui um link interessante onde as pessoas podem aprender mágicas grátis, aproveitem bastante. Abraço. mágico Richard – mágico, para eventos, mágico para festas, mágico para feiras, mágico para convenções – mágico-mágicos

  3. Antigamente eu usava BlogLines, até uma época que ele ficou instável por umas semanas e eu nem conseguia ler meus feeds direito. Então, eu comecei a usar o Google Reader.
    E, sinceramente, me arrependi de ter perdido muito tempo lendo os feeds pelo Bloglines, o Google Reader é muito mais rápido e muito melhor.
    Você tem exato controle do que já leu e do que não leu. Fora que podemos compartilhar os feeds entre amigos.
    E ainda colocar estrelas quando quisermos, ou comentários.

    Ah! Mais um ótimo motivo para utilizar Google Reader, um campo de BUSCA feito pelo GOOGLE(nem precisa comentar né? rsrs)

    Tem mais, o Google tem um esquema de armazenamento de conteúdo, caso você queira buscar um feed bem antigo, você nunca perde!

    Uma opinião de quem usa atualmente Google Reader e usava Bloglines, faça o teste!

    Abs, excelente conteúdo para novatos em FEEDS hein?! Vou indicar pra quem me pergunta o que é…rsrs

  4. Pingback: Aprendendo em Redes de Colaboração » Como criar um Edublogue - Parte 0
  5. Estou gostando muito deste conteúdo, pois vou começar a montar um BLOG, e está sendo muito instrutivo!

    Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *