Dicas de como montar um blog – Parte 1 – Antes de mais nada, procure entender como funciona o mundo dos blogs

Nenhum outro conselho seria mais apropriado do que este. Blogar com certeza te fará entender um pouco mais sobre o mundo dos blogs, mas parar para refletir, para ler o que já foi escrito, é um passo fundamental. Quer dar um primeiro passo? Comece pesquisando textos que falem sobre blogs. Textos que falem do aspecto social, tecnológico, comercial, etc. Há vários aspectos curiosos do fenômeno que se tornou os blogs no Brasil e no mundo, e procurar entender isso como um primeiro passo é uma tarefa importante.

Procure ler sobre os mais variados pontos de vista e abordagens que puder em outros blogs. Você vai esbarar com blogs feitos por miguxos que narram sua rotina diária de relacionamentos com seus gatos de estimação até blogs de cientistas nucleares. Não sabe onde encontrar estas informações? Abaixo eu montei uma lista de ponto de partida, mas para mais informações, existe um lugar mágico, que tudo que você procurar você encontra: www.google.com.br.

A palavra que resume muito bem os blogs seria “compartilhamento” e sem estes diferentes pontos de vista a web seria pobre. Não vou conseguir resumir aqui nem metade dos vários pontos de vistas e aspectos do mundo dos blogs (também chamada de blogosfera), entretanto vou deixar um ponto de partida. Já adianto que haverá alguns aspectos técnicos como SEO (otimização de mecanismos de busca) por exemplo, que eventualmente você vai esbarrar nas suas andanças pela blogosfera. Ao invés de ignorá-los de início, procure entender antes mesmo de dar seus primeiros passos como blogueiro.

Dicas de leitura:

Nesta lista você vais aprender sobre blogs, blogs corporativos, geoblogs, fotologs, microblogs, videoblogs, podcast, videocast, miguxos, memes, internetês, blogcamps, feeds, SEO e mais um monte de outros conceitos que deixei de fora porque estarão presentes nos próximos artigos. Mas este é um começo.

  • Beto

    Muito legal a primeira parte do artigo. Esclarece muitas dúvidas de quem está invadindo a blogosfera agora.. como é o meu caso. Espero pelos próximos artigos. Abraço!

  • Balinha de Menta

    Henrique gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog! Blogs assim abrilhantam a nossa "pequena grande" Blogosfera! Além de muito bem escrito o post acima, orienta muito bem os iniciantes na confecção de blogs e a idéia fundamental do que seja um.

    A propósito na dica de leitura, adorei o Miguxês!

    Conheci vc através do Technorati e por acaso.

    Bjs, Balinha.

  • http://andreasantos.com/ Andréa Santos

    Legal Henrique, gostei muito do post, tenho certeza que irá estimular muita gente que está pensando em criar um blog (a lista de links tb ficou ótima)…Abraços.

  • http://www.agenciapro.com.br Joabe

    No Google, acho que é a dica mais importante “pesquise no Google”.

  • http://www.pesbrasil.org Claudio

    Obrigado pela citação de meu texto, Henrique.

    Parabens pelo post, o que não falta nele é informação valiosa para curiosos como eu.

  • http://triadz.com.br Marcus Silva

    Boa Henrique, gostei muito da compilação de termos e textos a respeito do assunto.

    Acho importante, pessoas comuns que querem se aventurar pela blogosfera, terem como ponto de partida uma referencia tecnica/pratica como essa.

    Parabens e seja sempre bem vindo à Goiânia.

  • Pingback: Dicas de como montar um blog: Uma introdução a série » Revolução Etc()

  • Pingback: Melhores clicks da semana - IX | Último Click()

  • Daniel

    Caro amigo Henrique, eu sou blogueiro há 3 anos também, mas nunca tive um blog, pois nao consigo organizar as ideias e focar um assunto centrado que dê destaque a algum lado especifico, e seu texto está me abrindo o caminho para construir um grande blog que possa ajudar muito varias pessoas, espero que talves um dia voce. De qualquer forma, muito obrigado em se preocupar conosco, leitores, que sempre buscamos conteudo de qualidade, e você nos proporcionou isso para ter um intuito especifico na internet que so ficar trocando inuteis scraps no orkut. Um grande abraço e muito suscesso.

  • Fernando Almeida

    Muito bom o post, investi algumas horas para seguir todas as dicas de leitura e alguns links internos mas sem sombra de dúvida valeram os cliques. Acompanharei o restante da série com todo o prazer.

    Parabéns.

  • Pingback: » Dicas de como montar um blog - no RevoluçãoETC » Chris B. - idéias e pensamentos()

  • Pingback: Aprendendo em Redes de Colaboração » Como criar um Edublogue - Parte 0()

  • Pingback: Blogs Z Posts #1 | Pensa Rics, pensa!()

  • Pingback: Quem linka a Pesbrasil?()

  • ana paula

    Gostei muito das suas dicas!

    Obrigadinhu~*

  • adelço xavier

    valeu!estou aprendendo com você como montar um blog.muito bom gosto e boas informações,pra musica ,nem se fala.um abraço.

  • Verônica

    Ola Henrique. Gostei muito das dicas para a construção de um blog. Pretendo organizar um com meus alunos Surdos, na escola em que atuo como AEE ( Atendimento Educacional Especializado). Creio que suas orientações já me deram algumas informações a fim de realizar este trabalho. Se você tiver mais algumas informações gostaria muito de recebê-las em meu e-mail.

    Muito obrigada!!

    Veronica Lima

  • Tinnah

    Obrigada Henrique !

    Esse post me ajudou muito, já que estou criando o meu blog, consegui entender tudo que não sabia só em um site. Mas acho que você generaliza sempre quando fala dos blogueiros ou leitores, como se fossem todos adultos, e que a coisa sobre "copiar dos outros" fosse coisas de adolescentes, como quando diz "Lembre-se que o colegial acabou e você sobreviveu."

    Não é preciso ser adulto, para pensar como um, tenho 15 anos e não faço coisas do gênero. Não sei se deixei bem claro isso, é como se você fizesse um texto para adultos, é somente para eles, textos que adolescentes, estudantes como eu, não leiam coisas boas e construtivas, como o seu blog.

    P.S: Obrigada pelas dicas!

  • larissa de souza oli

    Oi Henrique,depois dessas dicas…acho que agora só me falta o tema,pro blog!

    VOLTO AQUI DEPOIS.BJO