Diário de Bordo #2

Cheers

Desde que eu comecei a escrever no Revolução Etc, tive como alvo explorar assuntos relacionados com web standards e desenvolvimento web como um desafio pra mim mesmo. Escrever e documentar sobre aquilo que eu me deparo no dia à dia do meu trabalho me serviu de grande estimulo desde os primórdios do meu aprendizado sobre os padrões web. Por isso achei que compartilhar isso com um público maior seria desafiador.

Os resultados que este site trouxe superou minhas expectativas em atrair meia dúzia de leitores. Acabei conhecendo várias pessoas que também procuram a seu próprio modo compartilhar seus conhecimentos e idéias. A cumplicidade em compartilhar conhecimento me surpreendeu e valeu a pena. Espero que meus textos estejam contribuindo com os estudos de web standards de vocês. Abraço à todos aqueles que fizeram parte deste site e estiveram por aqui este ano. Cheers!

Spammers

Recentemente o Revolução Etc foi atacado por spammers gringos. Talvez algum de vocês já tenha percebido apesar de já ter excluído os comentários inseridos por eles. Infelizmente a medida que encontrei foi moderar todos os comentários pelo WordPress. Se alguém tiver outra sugestão, me fale.

Flags

Se você é entusiasta e gosta de divulgar as coisas que te interessa, eu fiz 3 flag/banner para você escolher e colocar no seu site se você quiser. Essas flags também se encontram em definitivo na página Sobre o Revolução Etc. Basta você copiar e colar o código da flag que você desejar. Os ajustes como opção de abrir em outra página e remover o contorno azul fica por sua conta. Se o seu site não é em XHTML você pode usar o target=”_blank” no link da imagem. Ou então você pode usar a solução em JavaScript que eu escrevi aqui anteriormente para forçar o link a abrir em outra janela se isso realmente te interessa.



Se você não sabe como remover a borda azul de link do contorno da flag é simples. Ao invéz de colocar border=”0” no código da imagem, você pode declarar no seu CSS para que todas as imagens com links no seu site fiquem sem esta borda assim:

body img { border:0; }

Make Poverty History

Vocês já devem ter notado o banner da Make Poverty History (Faça da Pobreza História) no topo do meu site. Trata-se de uma organização não-governamental da união de diversas outras com o propósito de combater a fome. Dentre os garotos propagandas que você pode conferir vídeos no site, estão Bono Vox, Nelson Mandela, Cameron Diaz e dezenas de outras personalidades famosas. Join us!

Web Standards, web standards, web standards!

Não sei se eu posso arriscar como análise de que este ano de 2005 pode ser considerado o “boom” de web standards no Brasil, considerando a quantidade de pessoas que começaram a escrever sobre o assunto. Como pessimista inveterado, de qualquer maneira, ainda assim foi muito fraco para um boom considerando o que já é produzido no exterior. Este país ainda engatinha. De qualquer forma várias pessoas começaram a publicar seus estudos, suas dicas e reflexões sobre os padrões. Cada passo é relevante. Acho que o Tableless é meio “pai” por influência de toda esta onda e o Diego deve sorrir sempre que lê isto em algum lugar.

A onda está aí, trazendo dezenas de jovens falando sobre o mesmo assunto, e como o propósito não é ser egoísta e sim compartilhar o conhecimento e sermos cúmplices com o mesmo objetivo, segue abaixo uma lista de sites brasileiros que estão escrevendo nada mais e nada menos do que: web standards.

  • Fábio Caparic

    Se o Tableless é o Pai… a Lista ArqHP do Irapuan é oq?

  • CosmeWeb

    Belo post, em relação aos Spammers, utilize estas extensões:

    Bad Behavior

    Bad Behavior Stats

  • Thomas

    Oi, uma sugestão para os comentários não sere moderados é você usar o sistema CAPTCHA.

    Uma classe legal é esta: http://www.phpclasses.org/browse/package/1163.htm

    mas você pode usar outras, ai, para postar as pessoas tem que digitar uma sequencia de letras que aparece em uma imagem.

  • Bartus

    "…este ano de 2005 pode ser considerado o “boom” de web standards no Brasil."

    Sei não, mas acho que 2006 promete, aprendi muito com blogs como o teu, indico sempre a amigos desenvolvedores, e meus recentes projetos são seguindo os padrões. Acredito que tenha muita gente pensando nisso, e por isso acho que 2006 será o ano, hehe..

    abraço t+

  • Cleiton Francisco

    Olá Henrique,

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer por você ter colocado meu blog na sua lista, é um orgulho e um prazer para mim, farei o possível para merecer estar no rol dos incentivadores do web standard no Brasil.

    Fábio, gostei da sua observação, eu diria que a lista é a mãe (tem hora que de fato ela age como tal). Quanto aos spammers, não sei se você já conhece o Spam Karma 2 – Reloaded [http://unknowngenius.com/blog/wordpress/spam-karma/], ele é muito bom.

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Bruno Dulcetti

    Muito bom. Legal ver meu blog listado aí também. Fiquei muito feliz.

    Sobre essa parte de spam, eu também tenho recebido vários, eu não uso nada de moderação, o wordpress me informa, mesmo sem a moderação o spam e pergunta se quer que eu delete ou deixe enviar.

    Me cadastrei no Make Poverty History também. Muito legal essa parada.

    Concordo com a parte do Tableless ser o pai, mas tb concordo com o Fábio. o ArqHP também já me ajudou e ajuda bastante gente.

    Aquele abraço

  • http://zeroseis.com.br/ Fabrício Marc

    Obrigado por citar meu blog, Henrique! Vamos continuar na defesa, não só dos web standards, mas de toda boa prática na internet. Abraço!

  • http://herbetferreira.com/ Herbet Ferreira

    Opa Henrique, com certeza seus textos estão contribuindo, e muito, com meus estudos :)

    Obrigado pelo reconhecimento citado pelo meu endereço :D

    Só uma observação: Meu nome tem apenas 1 "R" :P hehehe

    Abraços!

  • http://cirofeitosa.com.br/ Ciro Feitosa

    Spammer? Fui obrigado a colocar uma confirmação com imagem nos comentários do meu site, porque estava sendo atacado também.

    Bom gosto com os Flags :-)

    Que tal ativar os emoticons nos comentários? :P

    Sobre o "Make Poverty History", tem certeza que adicionou o código? Não estou visualizando.

    Abraço Henrique!

  • Pingback: Cleiton.net » Blog Archive » Feliz 2006()