Book Review: Design de Navegação Web

Experiência de usuário na web é disciplina que deveria ser obrigatório pra todo mundo que trabalha com desenvolvimento. Se você é web designer, programador de interface, programador server side, webwriter, profissional de QA, analista web, enfim, se você trabalha com internet deveria ler o livro “Design de navegação web” de James Kalbach, publicado em português pela editora Bookman (Artmed).

Por que todos deveriam ler? A principal razão está na compreensão que ele traz sobre “user experience” ou em bom tupiniquês “experiência de usuário“. Apesar que o desenvolvimento para web realmente envolve profissionais com especialidades completamente diferentes como designers de interface e programadores server side, o livro traz uma compreensão conjunta e multi-disciplinar sobre experiência de usuário. Se parar pra pensar ambos os profissionais contrõe ferramentas web para serem “usadas por usuários” diversos. E compreender esse objetivo de um ponto de vista multi-disciplinar é o melhor caminho. Você não precisa ser arquiteto da informação ou profisisonal de usabilidade para procurar entender melhor sobre experiência do usuário.

O foco do livro está na “navegação” como o título sugere. Pra quem acha que o assunto não daria mais do que um artigo de 500 palavras se engana. O livro aborda modelos tradicionais e simples de navegação até as soluções mais elaboradas e complexas como as que encontramos em redes sociais e serviços como o Delicious, Last.fm, Flickr, etc.

Algo muito inteligente que eu vi nesse livro foi o quanto o autor está antenado em relação as boas práticas de desenvolvimento, como padrões web, acessibilidade, internacionalização, etc. Apesar de não ser um livro sobre desenvolvimento ele faz referências o tempo todo sobre aspectos de implementação que influenciam na experiência que o usuário pode ter. A prova disso são as constantes referências a acessibilidade e a compreensão do autor de que não se “coloca” acessibilidade em um site depois de pronto. Acessibilidade não é uma fase do processo a ser planejada e encaixada em um site, acessibilidade está enraizada em todo o processo, desde pensar no comportamento do usuário em um modelo de específico de navegação até a implementação.

As ilustrações e estudos de caso estão em todos os capítulos do site. Nada do que o livro trata é descartável ou não teria uma aplicabilidade no mundo real. Sobre o acabamento do livro ele é impecável. É um dos livros relacionados com web com melhor acabamento que eu vi até hoje. Papel couchè, impressão colorida de alta qualidade e design moderno. Se você trabalha com desenvolvimento, programação, planejamento ou qualquer outra especialidade relacionada com desenvolvimento de sites para web, você deveria ler este livro. Boa leitura!

21 thoughts on “Book Review: Design de Navegação Web”

    1. Henrique, você não quer vender o seu livro pra mim? Quero muito comprar, mas novo é muito caro. Sai mais de 100 reais com o frete.

  1. Dá pra perceber quando um blog faz artigos pagos. E, definitivamente, não parece ser o estilo do Henrique fazer isso. Obrigado pela dica.

  2. Ola pessoal, parece ser mesmo muito bom o livro.

    No site da editora tem o capitulo 1 inteiro para download como petisco.

    Segue o link para quem não quer fazer um cadastro gigantesco:

    .

    Abraços,

    Flávio

  3. Eu comprei o livro e estou lendo. Já no começo dá pra notar muito do que se escreveu na resenha acima. O cara entende bem além da navegação. Ele cita exemplos positivos e negativos, faz análises, etc.
    A qualidade de impressão realmente é superior à maioria dos livros técnicos que leio.
    O preço é um pouco salgadinho mesmo, mas a relação custo benefício é boa. Vale a pena ler e eu recomendo.

  4. Talvez compre o livro, pela descrição achei interessante, só espero que não seja tão caro quanto os tradicionais livros de programação.

  5. Faço, neste momento meu TCC sobre Mídias na Educação e me apaixonei por este tema. Indicaram-me este livro e seus comentários foram muito úteis. Pretendo citá-los em meu trabalho, bem como seu nome e endereço, enfim sua autoria. Espero que você não se importe. Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *