CSS Toolshed

[Atualização: 20/07/2010] O site foi descontinuado e o serviço não está mais disponível.

Todos conhecem o CSS Zen Garden e se você já está por aqui há algum tempo, conhece minha versão brasileira o Revolução do CSS. A diferença entre os dois é pequena com exceção da minha versão que possuiu um código mais extenso (com uma ilustre participação de uma tabela) e com outras tags para elevar ainda mais o nível em relação a versão estrangeira; nível este que realmente inibiu os brasileiros. O funcionamento destas duas galerias baseia-se na tentativa de mostrar a flexibilidade do CSS, onde temos um código XHTML, com uma variedade considerável de tags, classes e id para facilitar a vida do webdesigner. O desafio é alterar o layout completamente somente alterando a folha de estilos? Fácil não é mesmo?

Christian Heillman, do I Can’t.co.uk e do Wait till I come lançou o CSS Toolshed para elevar o nível de designe baseado em CSS a um outro patamar, o dos sitemas de CMS ( Content Management System), ou seja, como é criar CSS para ambientes que recebe conteúdo de sistemas de administração, onde você não tem nenhum controle sobre o conteúdo que será inserido? A estratégia é mostrar como o CSS também pode ser flexível em um ambiente no mundo real, onde você não poderá inserir classes e nem ids em conteúdo vindo de sistemas de administração.

A boa é que eu estou participando do projeto a convite do próprio Chris. Eu fiz o layout da apresentação do CSS Toolshed e criei a log. Se você altera facilmente uma página estática cheia de tags com classes e ids e quiser se divertir no CSS Toolshed, você ainda tem a chance de ser um dos primeiros a publicar.

A repercursão deste projeto já alcançou CSS Beauty, o CSS Vault (O conteúdo não está mais disponível), uma galeria chamada ScreenSpire e o StyleGala , 456 Berea Ste outros lugares.

Infelizmente o contexto brasileiro é o de ter excelentes webdesigners, ser um dos países mais criativos do mundo em publicidade, mas muito fraco em tecnologia. Existem dezenas de empresas por aqui que ganham Leão de Ouro e outros prêmios em Cannes mas nem imaginam o que seja web standards. Muitas pessoas ainda acreditam que ser webdesigner é saber Flash e Dreamweaver. Triste realidade aparte invista em conhecimento que isso ainda trará retorno neste país.

  • Thiago Melo

    Muito interessante Henrique! Com certeza logo estarei enviando a minha versão para o CSS Toolshed.

  • http://www.rodrigomuniz.com Rodrigo Muniz

    Parabens Henrique, seu trabalho está ganhando o mundo.

    Por falar nisso, você recebeu o meu css para o Revolução do CSS? Lá diz pra esperar a resposta, mas to achando que não chegou porque faz um tempão já…

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Bruno Dulcetti

    Legal Henrique, muito interessante. Já tah pronto? É só enviar modelos? Vi lá, mas vi meio rápido, baixei o template que tem lah, acho que é isso… Legal a inciativa, parabéns.

  • Charles Gutz

    Alguém sabe o que fazer, para que a mensagem de retorno da validação do Dreamweaver seja mostrado em português ao invés de inglês?