Compartilhe seu hCard com ícones Microformats

Parece que padrões quando bem implementado é algo que está pegando facilmente na web, até quando trata-se de ícones. Temos o ícone do feed que foi adotado até pela Microsoft, o ícone do OPML e agora os ícones microformats criados por Wolfgang Bartelme e Chris Messina.

Eu implementei o ícone de hCard aqui no site (no rodapé) e o ícone de tag. Não se lembra ou não sabe o que é hCard ainda, leia este texto! Para compartilhar seu hCard no seu site é bem simples. Vá até o hCard Creator para criar o seu e coloque em algum lugar do seu site. Depois vá até o XHTML2VCARD criado por Biran Suda que é um XSLT que vai pegar seu hcard e transformá-lo de um arquivo padrão de vCard utilizado por várias aplicações como Firefox, Outlook, Yahho Mail, Thunderbird etc. Daí é só jogar seu vCard por servidor, colocar o ícone de download do vcard e o link apontando pro arquivo.

Esta é uma forma bem criativa de divulgar os micro-padrões e chamar a atenção de quem está dando os primeiros passos. Os ícones em várias cores em formato de Photoshop e Adobe Ilustrator estão disponíveis para download.

10 thoughts on “Compartilhe seu hCard com ícones Microformats”

  1. Henrique, não sei se é alguma coisa aqui com minha máquina, mas eu salvei o seu hCard pra ver em que programa abriria aqui (outlook ou firefox) e em todos os campos onde aparece o nome do site, está grafado "Revolução Etc". O que acontece?

  2. Sulivan, o problema deve ser que o Firefox (ou Outlook) está interpretando o arquivo como se tivesse no conjunto de caracteres ISO-8859-1, quando na verdade ele está codificado em UTF-8. No Firefox, basta clicar Exibir > Codificação > Unicode (UTF-8).

  3. Não faria sentido, ao invés de copiar o vcf para o seu servidor, apontar o link de download diretamente para uma ferramenta de conversão? Algo como:

    http://suda.co.uk/projects/X2V/get-vcard.php?uri=

    Assim, se você atualiza seu site, o vcf é atualizado sozinho, sem trabalho.

    Não sei quanto à disponibilidade desse servidor (suda.co.uk) mas você mesmo poderia usar um conversor assim em seu próprio servidor. A parte mais difícil, escrever o XML, ele já fez.

  4. uma pergunta boba: com os de hCard nao sera mais facil ainda os spammers todos obter nossos endereços de email etcs ?

  5. Muito interessante essa iniciativa de padronizar ícones para Microformats, padrões costumam ser bem-vindos.

    Outro detalhe é o exelente trabalho de Wolfgang Bartelme, os ícones ficaram ótimos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *