Book Review: Web Standards Solutions de Dan Cerderholm

Com este texto eu vou dar início a uma série de book reviews sobre todos os livros que eu tive a oportunidade de analisar relacionados a web standards. Este tipo de post analisando livros é muito comum entre os gringos e raríssimo por aqui. Pelo menos relacionado aos web standards. O Fabrício Marchezini do ZeroSeis também fez recentemente um Book Review do Livro do Felipe Memória muito interessante que vale à pena conferir. Vale lembra que a maioria esmagadora dos livros sobre padrões web é em inglês e são poucos os que são traduzidos. Dos livros que eu tive contato, cada um tem um foco distinto, por mais que falem basicamente sobre os mesmos assuntos. Eu nunca tive nenhum contato com nenhuma obra traduzida para o português, por isso vou referenciar sempre as obras originais em inglês, mas sempre que houver uma tradução eu vou referenciar para a obra traduzida.

Confesso que dos livros sobre web standards que eu tive contato, o que eu mais gostei foi este do Dan Cederholm, Web Standards Solutions: The Markup and Style handbook (ISBN:1590593812 – Ed Friends of Ed – 2004 – 318 pages). Este é o primeiro livro dele, publicado antes do Bulletproof Web Design, que terá seu book review aqui em seguida. Se você der uma olhada no SimpleBits vai poder ver a qualidade do trabalho dele.

O livro é dividido basicamente em duas grandes partes, Markup (Get Down with Markup) e Style (Simplebits of Styles). Na primeira parte ele trabalha muito bem como e porque marcar o conteúdo de um site corretamente enquanto explica o sentido estrutural e semântico dos elementos do XHTML. Há um capítulo para headings, tables, quotations, forms, enfasis e anchors. Em cada assunto, ele trabalha a maneira incorreta com que as pessoas trabalham com o XHTML, explica por que é incorreto e ensina a maneira correta. Se você não é um iniciante pular esta parte do bê-a-bá não te trará prejuízo algum, podendo pular direto para a discussão conceitual e rever seus próprios conceitos. Mas para os iniciantes nos padrões, o livre é muito didático e não exige um conhecimento avançado do leitor.

A segunda parte trabalha algumas soluções práticas de CSS sem ficar revendo conceitos básicos. Ele trabalha layouts, print styles, image replacements etc. O capítulo de image replacement é muito abrangente, discutindo todas as técnicas conhecidas.

Minha avaliação final é que o livro é ótimo para iniciantes e avançados. Todos os livros “famosos” sobre web standards nunca são irrelevantes e sempre ajudam a amadurecer conceitualmente desenvolvedores experiêntes e leva os iniciantes a compreender de um só folego tudo o que precisam para amadurecer. Infelismente eu não encontrei este livro em nenhuma loja virtual brasileira. Se quiser adquiri-lo, só mesmo pela Amazon.

  • Leandro Vieira Pinho

    Muito boa a iniciativa Henrique.

    Infelizmente a carência de livros no Brasil é grande, mas, um dia melhora.

    PS. Parabéns pelo novo layout, ficou excelente.

  • http://zeroseis.com.br/ Fabrício Marc

    Obrigado pela citação, Henrique!

    Uma observação: se não me engano, o "Web Standards Solutions" foi lançado antes do "Bulletproof", e não o contrário, como você explicou no segundo parágrafo.

    Confere?

  • http://revolucao.etc.br/ Henrique Costa Perei

    É verdade Fabrício, me enganei na ordem. Já está corrigido. Abraço…

  • Francisco dos Santos

    Este livro aborda com simplicidade os Web standards e ao mesmo tempo o seu conceito é bastante profundo, em minha opinião, pois ele mostra aspectos relacionados com a semântica. Gostei da forma que foi abordado cada tópico deste livro.

    Recomendo a sua leitura.

  • Fábio Caparic

    É um livro muito bom, e pode ser encontrado na Livraria Cultura.

  • http://www.softsis.com.br Fabio Nobre

    Muito bom esse livro. Iniciei a leitura por indicação sua, pois vi o review aqui no blog, e estou gostando muito.

    Parabens a você por essa grande iniciativa.