Book Review: Projetando Web Sites Compatíveis de Jeffrey Zeldman

Capa do Livro Demorei para descobrir que havia uma tradução do livro Designing with web standards do Jeffrey Zeldman para o português. Trata-se do livro “Projetando Web Sites Compatíveis” publicado pela Editora Campus (ISBN 8535213279 – 2003 – 456 páginas). Não gostei da tradução do título, mas não sei se algo melhor poderia ter sido feito. Para os iniciantes que desconhecem o autor, me deixem apresentá-lo. Jeffrey Zeldman é praticamente o “guru” dos web standards. Ele é o criador do A List Apart, co-fundador do Web Standards Project e este livro e seus textos são utilizados em várias universidades ao redor do mundo. Ele ajudou a desmistificar que designs de vanguarda seguindo os padrões web e com implementações de acessibilidade, eram sites feios e impossíveis de serem feitos comercialmente. Projetando Web Sites Compatíveis, junto com o livro 250 segredos para web designers da Molly, constituem os dois maiores clássicos sobre web standards já publicados em português.

Capa do Livro Não tive contato com a versão traduzida e nunca nem estive com um exemplar em mãos. Eu possuo a versão original em inglês de junho de 2003 de Designing with web standards. Quando foi escrito, havia uma necessidade muito grande que uma apologia concisa sobre os padrões fosse feita de forma mais racional possível. Acredito que dos livros sobre padrões web, esta é a obra mais apologética e a mais fervorosa defesa dos padrões web já escrita.

O livro te guia em uma viajem de transformação entre o paradigma antigo de desenvolvimewnto para web, para uma nova visão de desenvolvimento. Na primeira parte ele explica vários conceitos básicos, inclusive o que é a W3C, e começa provando que 99,9% dos sites da internet são obseletos. Este é o ponto de partida. O livro escrito há três anos ainda é muito atual considerando-se que ainda existe muitos sites mal desenvolvidos e que ainda utilizam tabelas para estruturação.

O restante do livro é uma verdadeira saga até a iluminação, percorrendo todos os conceitos básicos necessários para entender XHTML, browsers, CSS, doctype, layouts, acessibilidade, semântica etc. O livro é recomendado para iniciantes que querem aprender o certo desde o início e também para desenvolvedores avançados que queiram uma boa aula de história de como as coisas se transformaram. A versão original em inglês de Designing with web standards e sua tradução para o português Projetando Web Sites Compatíveis, podem ser compradas pelo Submarino.

8 thoughts on “Book Review: Projetando Web Sites Compatíveis de Jeffrey Zeldman”

  1. Esse foi meu livro de cabeceira durante um bom tempo. Lia praticamente todos as noite ao chegar da faculdade… Posso dizer que encontrei nele varias respostas para minhas duvidas de iniciante.

  2. Temos uma certa carência de livros técnicos sobre padrões web no Brasil e tem muita gente que acredita que a web é a única forma de se obter informação rejeitando qualquer tipo de livro e muitas vezes criticando quem procura escreve-los ou traduzi-los.

    Um bom livro serve como um guia (da mesma forma que um professor), transmitindo o conhecimento de maneira ordenada e permitindo o leitor a se fazer perguntas e buscar respostas seja em outros livros ou Internet.

  3. O livro é excelente, como relatado pelo Henrique. Minha única crítica ao livro é quanto layout que autor (zeldman) propõe a desenvlver no final do curso, achei muito simplista. Talvez seja pelo fato do ano de publicação do livro, 2003.

  4. Já li a versão em português, temos aqui na empresa onde eu trabalho, a MSI Tecnologia…

    é um excelente livro, gostei bastante. Já conhecia os standards quando o li, mas ele me ajudou a ampliar minha visão e principalmente, construir argumentos de defesa em favor dos padrões web

    pra quem não leu, vale a pena dar uma espiada

    abraço []

  5. Alguém aqui já conseguiu achar pra vender o livro "Não me faça pensar" do Steve Krug?! É praticamente impossível. Se alguém tiver e quiser fazer negócio, ou simplesmente achou na net pra vender e é uma alma caridosa o bastante pra me avisar, me mande um e-mail: [email protected]

  6. Sinceramente eu acho esse livro uma piada é extremamente cansativo… não recomendo a ninguém. E não se iludam com os comentários a favor. Antes de comprarem este livro vá há uma livraria e tente lê-lo se você conseguir ler por mais de 3 minutos, aí sim você estará apto a comprá-lo caso contrário desista e procure uma melhor literatura, além do mais existem inúmeros materiais sobre padrões webs tão bom e muito mais agradáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *