Book Review: Não me faça pensar de Steve Krug

[update = "2006-09-25"] Com toda certeza este foi o livro mais vendido através do meu site no menor espaço de tempo. Em pouco menos de 15 dias, 16 livros foram vendidos. Neste período o livro chegou a ficar indisponível por 4 dias e depois aparentemente voltou as prateleiras do Submarino. Fique esperto e compre o seu se ainda não comprou, antes que acabe o estoque.

Tido por alguns como o livro mais famoso e mais procurado no mundo sobre usabilidade, Não me faça pensar (Do original: Don’t make me think! – ISBN:8576081180 – 2º edição – Alta Books – 2006 – 144 páginas) de Steve Krug está de volta as prateleiras brasileiras com sua segunda edição depois de ter ficado esgotado por um bom tempo. Se der uma olhada no Submarino, você já pode garantir sua edição deste criativo livro sobre usabilidade em português.

Lendo a sinopse no Submarino, vi que foram acrescentados 3 novos capítulos. Eu li a primeira edição que já é fantástica e fiquei curioso com estes novos capítulos. Um aspecto interessante sobre usabilidade que Krug aborda neste livro é a do bom senso e a dos padrões (convenções). Neste ponto é onde é fácil perceber que um estudo de usabilidade não é necessariamente levantar estatísticas e fazer testes com usuários e mais um monte de coisas técnicas próprias de um especialista e que demandam muito tempo e muito dinheiro. O livro te guia a utilização do bom senso e a análise de convenções de navegação e posicionamento dos elementos. São dicas simples e que parecem tão óbvias que muitos insistem em não observar.

Ele aborda posicionamento de logomarcas, navegação por abas, caminho de migalhas e vários outros pequenos detalhes que realmente fazem a diferença em um projeto web o suficiente para caracterizá-lo como profissional ou amador. O livro está muito barato, é muito bem ilustrado em cada estudo de caso e é muito fácil de ler. O livro está disponível no submarino em português.

21 thoughts on “Book Review: Não me faça pensar de Steve Krug”

  1. Acho muito legal esses livros que são traduzidos e que trazem ótimas novidades para os brasileiros. Mas aqui vem o caso, vale a pena pegar um livro desses? Porque já vi muitos livros técnicos que foram traduzidos, e seus termos eram absurdamente errados.

  2. Usabilidade não é um dos meus fortes. Vou me obrigar a dar uma olhada no livro. Acho legal sua iniciativa de indicar livros aqui no Revolução, aí a gente fica encorajado a compra de vez em quando.

  3. Eu comprei esse livro logo quando saiu. Achei espetacular! na época, aqui no Brasil, o pessoal tava comecando a pesquisar sobre usabilidade… muitos de nós não titubeávamos em por a culpa no usuário quando ele nao conseguia usar um site/servico. Foi lendo esse livro que eu pensei muito do lado de quem vai utilizar a ferramenta. Acho que ele revolucionou, assim como o do Memoria, fala da experiencia do usuário, da emoção ao utlizar o produto. Muito bom!

  4. Eu tenho esse livro já tem uns 2 ou 3 anos eu acho! É ótimo, é do tipo de livro que você tem que ler e reler para estar sempre lembrando.
    Acho que lembro de uma frase do livro que diz: "Se uma coisa é difícil de usar, eu simplesmente não uso, ou não uso tanto".
    Pense nisso!!! =]

  5. Bom, se for o mesmo conteudo, somando mais tres capitulos, entao vendo o meu que esta em bom estado e compro o novo…Quem quiser faça as propostas…Ah li o livro e depois de ler vc fica com a sensanção porque que nao pensei nisso antes…ou seja muito bom a coerencia

  6. Vale ressaltar que o livro não tem *mais* três capítulos. O Steve quer manter o livro enxuto, então ele retirou alguns capítulos que não considerava essenciais (que, se me lembro bem, explicavam sobre condução de testes de usabilidade), e incluiu esses outros. Só que como ele é um cara legal, pôs os capítulos retirados no site, para quem quiser baixar, de graça.

    O livro é realmente muito bom, a tradução está na média (a média é ruim) e eu dei a sorte de encontrá-lo em oferta na Ciência Moderna, do Ed. Avenida Central, no Rio de Janeiro. Tinham mais uns dois exemplares lá. Aproveitei e comprei um outro livro que estava na minha wishlist da Amazon há meses, chamado "Submit Now: Designing Persuasive Websites", que eu nem tinha idéia que tinha saído em português, e ainda por cima por R$18,00. Ótimo dia para comprar livros, voltei pra casa feliz.

    Parabéns pelo site, Henrique. Está cada vez melhor.

  7. Comprei também e esperando reposição do fornecedor.

    Mas acho que você não vai receber comissão por que tudo que está no sub domínio afiliados.submarino.com.br não funciona direito. Será que é de propósito?

    T+

  8. Ainda to esperando a reposição do fornecedor.
    Legal o submarino anunciar um produto que não tem!
    Achei que ia chegar na segunda por isso me esforcei pra ir ao banco e pagar na ainda quarta… porcaria de submarino.

  9. Comprei este livro na Fnac, na paulista. Estou lendo e achando ótimo. Só tem um detalhe muito importante que deixou muito a desejar. A editora do livro aqui no Brasil acabou com a edição brasileira. A diagramação é péssima (para não dizer que a editora não tem vergonha na cara!) o que torna as informações muito confusas. Isto obriga o leitor a penar um pouco para sacar o que está acontecendo. E as ilustrações são mal colocadas e em preto e branco.

    Eu notei isso quando estava na loja mas resolvi comprar pela boa fama que o livro tem. Mas, sinceramente, eu preferia ter adquirido a edição original importada.

    Tem um colega acima reclamando que pagou caro pelo original. Olha, acho que o seu investimento de 80,00 valeu muito mais a pena do que os 40,00 que eu paguei.

    Aqui no Brasil, infelizmente, a gente ainda paga muito caro por produtos de má qualidade. Pelo menos o conteúdo do livro é ótimo. Mas para quem é designer gráfico, comprar um livro e perceber essa falta de cuidado com a organização das informações é terrível. Ainda mais quando você descobre depois que a qualidade do original é INFINITAMENTE superior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *