Book Review: Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte

Capa do livro "Manual de Tipografia - a história, a técnica e a arte" da Editora Bookman, ISBN: 9788577803712, Ano: 2009 O livro “Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte” da Editora Bookman (Do original A Typographic Workbook: A Primer to History, Techniques, and Artistry por Kate Clair & Cynthia Busic-Snyder, 400 páginas, Segunda Edição, ISBN: 9788577803712, Ano 2009) é um livro de estudo (workbook) que tem sido usado em algumas universidades americanas desde sua primeira edição em 1995. Cada capítulo traz exercícios relacionados (técnicos e teóricos) o que deixa bem claro que a autora, professora do curso de design de uma universidade na Pensilvânia, realmente preparou o livro para a sala de aula.

O Manual de Tipografia cobre a história desde os antigos sistemas de escrita até a revolução tecnológica dos computadores, incluindo a evolução das formas de aplicação tipográfica, anatomia dos caracteres, características, classificação, composição tipográfica, etc. Quase que do meio do livro em diante você encontra um apêndice com amostras de várias fontes famosas, contendo uma breve história delas além de exemplos da aplicação da fonte em diferentes tamanhos.

Pontos negativos: O livro é para iniciantes no estudo de tipografia e poderá frustrar os mais experientes. Praticamente cada capítulo do livro esta com uma tipografia diferente e um modelo interno de grid variável (hora em 2, 3, 4 ou 5 colunas) e em outros trechos o modelo de grid parece inexistir. Pesquisei antes de escrever esse texto e esse estranho modelo de organização é uma herança da edição americana.

Pontos positivos: Para o iniciante alguns capítulos são uma mão cheia de informações preciosas compartilhadas de uma forma muito didática. Os capítulos de características (anatomia) dos caracteres e composição de textos tipográficos são muito bem escritos, claros e trazem informações preciosas que todo mundo que trabalha com web deveria saber, como alinhamento, peso de fonte, contraste, serifada ou não serifada, uso de kernel negativo, etc.

Se você nunca parou para estudar tipografia de forma mais organizada recomendo que compre o livro. Mas se você já estudou um pouco ou tem boas noções, recomendo procurar livros mais elaborados com foco em composição, aplicação, etc. Você pode comprar o livro no Submarino ou no próprio site da Editora Bookman.

  • Pingback: Tweets that mention Manual de Tipografia - a história, a técnica e a arte ≈ Revolução Etc -- Topsy.com()

  • http://ligadona.wordpress.com/ Alice Désir&e

    Acho esses livros de tipografia tão legais de se ver..É como olhar um livro de fotografia, só que com letras!

    =1

  • http://twitter.com/gustavaum gustavo

    Esse eu não conhecia, mas tem aquele livro: "elementos do estilo tipográfico" que é excelente para estudo tipográfico! Muito bom mesmo recomendo!

  • http://designcombolachas.blogspot.com/ Thiago Cavalcanti

    Boa dica, tipografia é um dos meus assuntos favoritos, lerei com certeza!

  • http://www.luizernesto.adv.br Advogado Rio de Jane

    Ótima dica, obrigado, acabei de clicar e solicitar o meu no submarino.

  • Carol

    Sou apaixonada por tipografia, mas tô realmente precisando de uma nova leitura sobre! Eu não sei onde perguntar e resolvi tentar aqui mesmo. Alguém sabe sobre um blog de qualidade que aborde a fotografia? Se alguém puder indicar algum, eu agradeço; realmente preciso de algo pra acompanhar sobre a área.

  • Kelly

    amo tipografia =D

    letras virando arte ^^

    criação de sites

  • http://www.karinwatanabe.com.br Karin

    Comprei esse livro exatamente por ele ser para iniciantes. Após um estudo com ele, qual você indicaria para continuar a leitura?

    Parabéns pelo site, gosto muito!

  • Loja Virtual dos Blo

    otima dica