Book Review: Bulletproof Web Design de Dan Cederholm

Capa do Livro Bulletproof Web Design (ISBN:0321346939 – New Riders Pub – 2005 – 280 pages) é o segundo livro escrito pelo Dan Cederholm do SimpleBits e uma obra muito interessante sobre web standards. O autor faz uma revisão de alguns passos importantes na produção de um projeto pra web que ele considera como “à prova de balas” (bulletproof). Veja um release da obra pelo autor em seu próprio site.

O livro é basicamente mais focado em soluções práticas mas não menospreza os conceitos. A estratégia deste livro é trabalhar os conceitos durante a exposição de uma solução a medida que um problema é abordado. Enquando o webstandards solutions foca mais nos conceitos, este livro foca mais em soluções para problemas comuns como textos, navegações escalares, floats, boxes, layouts etc. Na minha opinião as duas obras do Dan Cederholm se complementam. Enquanto Bulletproof é mais básico e tem um foco mais prático para os mais iniciantes, o Web Standards Solutions discute mais semântica e técnicas um pouco mais avançadas.

Um capítulo marcante do Bulletproof Web Design é o de número 8 (Fluid Layouts) que explica a diferenças entre floats e posicionamentos, explicando de uma forma muito didática alguns problemas comuns de posicionamento. Ótimo para iniciantes evitarem certos erros de posicionamentos que muitas vezes gastam muito tempo para compreenderem estudando sozinhos.

No último capítulo ele trabalha um estudo de caso aplicando a maioria das técnicas utilizadas no restante do livro, o que pode ser muito interessante para quem está aprendendo agora poder compreender soluções avulsas em um contexto todas juntas. A obra está disponível no Submarino somente em inglês.

  • Thomaz Leite

    Parece ser muito bom. Vou adicionar na minha wishlist de livros. Ah! Quem quiser, pode comprar no Amazon.com, pois eles entregam em 7 dias úteis para o Brasil. Este livro deve está custando cerca de $40 com frete incluso no Amazon, é bom conferir.

  • Francisco dos Santos

    Este livro, assim como o livro anterior de Dan Cederholm é bastante didático. A parte final do livro "Putting it all together" mostra na prática na prática como aplicar cada solução mostrada em cada capítulo. Muito bom. Também recomendo a sua leitura.

  • Nádia

    Henrique, adquiri recentemente os dois livros do Dan Cederholm e gostaria de uma opinião sua. Sou iniciante nos estudos apontados por ele e quero iniciar a leitura pela obra que mais se aplica ao meu caso. Suponho que o Bulletproof deveria ser lido em primeiro lugar, não?

    Um abraço e parabéns pelos excelentes reviews!!

    Nádia Devigilli