Book Review: A arte e a ciência da CSS

O livro “A arte e a ciência da CSS” é mais uma proposta bacana de avaliação de livros que eu recebo e que me surpreendeu. Dessa vez o convite veio da Bookman editora de avaliar um livro do Sitepoint há pouco tempo traduzido para o português. Gostei do resultado e gostei mais ainda da iniciativa da Bookman de trazer esse livro daqueles caras. Eles são bons e tiveram uma abordagem muito interessante nesta obra.

O foco do livro são soluções práticas, ilustradas com a teoria. E não o contrário. Não espere muita teoria, mas o legal desse método é que parte do princípio que você já sabe algo e quer soluções para problemas corriqueiros na vida dos programadores de interface. Eu não recomendaria a A arte e a ciência da CSS para quem não sabe nada de HTML ou CSS. Você até poderia aproveitar algo (claro que sim!), porque o livro traz exemplos passo a passo, etc, mas te faltaria compreensão de uma massa maior. Há outros livros melhores indicados para quem quer aprender do início.

Os autores trabalham soluções para problemas como títulos, imagens, backgrounds, navegação, formulários, cantos arredondados e tabelas. E eles trabalham de uma forma explicando quais contextos e problemas você pode evitar com browsers seguindo determinada abordagem. Tudo sem lixo, hacks etc. Principalmente para quem tem medo do Internet Explorer 6 as saídas apresentadas por eles são simples e diretas.

Após terminar de ler, eu fiz um teste com o livro emprestando para duas pessoas que fizeram o curso de padrões web comigo e o resultado foi excelente, ambos gostaram e aprenderam “manhas” novas. Recomendado!

  • Daniel Thales Naves

    Realmente é um livro muito bom, o autor aborda técnicas de CSS totalmente cross-browser utilizando uma marcação XHTML limpa e semântica.

    Recomendo !

  • Leonardo A. Souza

    Estou muito tentando a comprar, já tinha lido boas resenhas do livros original, mas o trabalho de tradução e revisão ficou bom mesmo?

    Embora prefira ler livros em português, ultimamente tenho encontrado livros que são mais fáceis e prazerosos de ler em inglês por conta dos inúmeros e grotescos erros de tradução e revisão.

  • http://revolucao.etc.br/ Henrique Costa Perei

    Leonardo, eu não li a versão em português mas não encontrei nenhum tipo de ambiguidade ou problema de tradução. Inclusive esta edição passou pela revisão técnica do Diego Eis do Tableless, um ponto a mais a favor da tradução.

  • Leonardo A. Souza

    Ótimo! Valeu Henrique! Vou dá uma procurada nas livrarias!

  • http://csharpbrasil.com.br Raphael Cardoso

    Olá Henrique, gostaria de aproveitar que você tocou no assunto sobre o curso ministrado sobre padrão web, e dizer que estamos aguardando um próximo. Eu particularmente estou interessado nesse curso, pois fiz o curso de Tableless a 2 anos pela Visie e estou querendo aprimorar e trocar experiencia com profissionais da área.

    Fico no aguardo de novidades.

    Abraço e sucesso!

  • Festas

    Realmente muito interessante porém sugiro antes para os novos usuários treinar e conhecer um pouco mais, pois senão o livro pode se tornar cansativo e de pouca ajuda…

    E com certeza, limpeza e boa semântica é o diferencial…

    abraços e parabéns pela dica….

  • http://blog.atualcard.com.br samuel arendt

    Comprei, achei interessante e tirei de tudo 2 infos que considero responsáveis pelo 'pagamento' do livro.

  • Dicas de Excel

    Se o que o livro traz são dicas, por que o nome "arte e ciência"? =P

  • http://www.kadunew.com/blog/ carlos Eduardo

    Achei interessante o livro. já li o sumário. Acho que já sei onde vou investir na minha próxima compra de livros, hehe

  • http://www.l2ouro.com L2Ouro

    sem duvidas css é uma ferramenta muito poderosa e é necessário saber usala de forma correta.

  • Loja Virtual dos Blo

    valeu

  • http://twitter.com/lvps Lucas Sandoval

    O livro é muito bom! Aprendi muito com ele. Código (X)HTML limpo e semantico, CSS cross-browser e ótimas dicas formam a mistura perfeita. Para mim, os dois primeiros capítulos do livro já justificam seu preço. Livro altamente recomendado.

    Abraço a todos.

  • http://www.darlanserra.com.br Darlan de Faria Serr

    Olá galera, eu comprei o livro, antes de ver este post, realmente o livro é muito bacana, mas para quem vai começar é meio complicado entender muita coisa, eu me perdi em muita coisa, mas estou tentando hehehehe, eu indico outro livro que naão pode faltar na biblioteca de um web design, que é o CSS Cookbook, esse sim é ótimo, e já tem em português, abraços e ótimos estudos…