Blog day, Bloomsday, Festivus, World Jump Day, memes, Flash Mob e outras formas de validarmos nossa existência na web

Este é um assunto que desde que li meus primeiros trechos de Heidegger na pré-adolescência eu nunca mais deixei de pensar. Por um bom tempo na vida tentamos encontrar certas razões que sejam realmente concretas ao nosso próprio método e quanto mais velho você fica, mais você se contenta que certas coisas não devem possuiu um significado tão concreto assim. Na verdade algumas coisas nem precisam de significado algum. No bom e velho jeito sartriano você simplesmente escolhe um significado e "vive".

Blog Day

Hoje é o dia do Blog, o “Blog Day“, uma data quase dadaísta se não fosse pelo fato de que os caras criaram uma logomarca em que a palavra “blog” se pareça muito com os números 3108 (31 de agosto certo?). Junto com isso você deve criar uma tag chamada “blogday2006” no post em que você for comemorar a data indicando 5 blogs de seu interesse, diz o texto no site sobre o evento. Assim o Technorati, alguns trackbacks e pingbacks e outros mecanismos de busca espertos vão indexar isso tudo facilitando o "encontro" e o "diálogo" entre todos os blogueiros do mundo inteiro que quiserem participar neste dia. Isso é quase um “flash mob”, te encontro no Technorati!

Flash Mob

Flash mob do inglês significa "multidão instantânea" e trata-se de um acontecimento geralmente marcado com certa antecedência em que pessoas se reúnem em um determinado horário para fazerem algo em comum. A história surgiu em Manhattam no prédio da revista Harper’s uma publicação de vanguarda do pensamento, social, artístico e político. E o nome do sujeito foi Bill Wasik. Ele acredita que o consumo de certa produção cultural no mundo é mais determinada pela necessidade de se sentir parte daquele grupo que o consome do que pelas qualidades do produto em si. É o modismo temporal de um livro, uma banda, um programa de TV e que logo será descartado quando for substituído pelo próximo modismo. A idéia dele foi criar uma expressão cultural que já viesse vazia de significado. Não leve a palavra "vazio" para o mau sentido. Essa é a idéia por trás do flash mob.

O primeiro experimento aconteceu em New York ao enviar algumas mensagens de e-mail e criar uma aglomeração em um lugar de Manhattam por alguns minutos sem nenhuma explicação aparente e em uma dessas aglomerações várias pessoas ficaram em volta de um tapete escolhido aleatoriamente em uma das lojas na cidade onde ficaram parado diante dele por cerca de dez minutos. Em seguida todos se dispersam e vão embora. Outro exemplo recente foi o World Jump Day onde o mundo inteiro foi convidado a pular em determinado horário do dia 20 de julho deste ano para alterar a órbita da Terra.

Bloomsday e Festivus

Minhas datas estranhas preferidas são o Bloomsday e o Festivus. Seriam elas também expressões de Flash Mob? Poderiam ser convertidas em memes? Acredito que sim, tudo pode na verdade. O Bloomsday é uma data criada a partir do livro de Ulisses de James Joyce que narra a saga de Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 (dia do meu aniversário). Os irlandeses e várias pessoas ao redor do mundo amantes da literatura comemoram esta data reunidos em bares e conversando sobre o livro. O segundo é o Festivus, uma data criada pela série de TV Seinfeld no episódio "The Strike" de 1997. A data é celebrada anualmente no dia 23 de dezembro com o slogan "A Festivus for the rest of us!" para todos aqueles que não são muito chegados no Natal, com direito a uma bastão de metal que substitui a árvore como símbolo e tudo mais. Acreditem, há pessoas que comemoram estas datas religiosamente em todo o mundo.

Significado além do significado

A web permite com que encontros e temas possam ser discutidos em um mesmo dia por pessoas do mundo inteiro, sem limitações geográficas. Seja flash mob ou não, seja sério ou não, tendo um significado ou não. Alguém começa um assunto e todos vão dialogando (blogando) usando as mesmas tags como aquele exemplo que tivemos meses atrás sobre a blogosfera brasileira. Essas expressões também são conhecidas como memes (baseados na teoria memética).

Seja um meme ou um flash mob (aglomerações podem ser feitas de forma virtual), os blogs são uma expressão cultural que a cada dia ficam mais fortes, até mesmo como literatura jornalística. Os memes como este do Blog Day, podem ter os significados mais profundos ou os mais vazios por puro entretenimento. Hoje milhares de blogs espalhados pelo mundo provavelmente vão participar e outros milhões estarão fazendo qualquer outra coisa e escrevendo sobre qualquer outro assunto que não seja este. Suas razões serão simplesmente para se sentirem parte de um grupo como disse Wasik, mesmo que não tenham muito a dizer. É apenas uma forma de validar que nós existimos e podemos e somos capazes de dar significado para algo. Os apocalipticos estão de um lado e os integrados de outro, culturalmente falando. Só sei que o que aprendi com Sartre é que dar significado para as coisas faz parte da nossa liberdade. Ou seria da nossa condenação?

  • Dudu Figueiredo

    É interessante todo esse neologismo criado em volta de novas datas, e na mainha opinião é um passo fundamental na criação de novas idéias e conceitos. Como disse o grande Ted Nelson:

    <blockquote cite="Ted Nelson">“Without new words, it is almost impossible to think new thoughts, we just go around in circles.”

  • Dudu Figueiredo

    Sobre o Blogday, faltou sua indicação dos 5 blogs de seu interesse…

  • http://www.eugeniogrigolon.com/ Eugenio Grigolon

    Poxa, nem tive tempo para indicar meus 5 blogs.

    E ainda, esqueci de dar meu "jump" no WJD. :/

  • marcinha

    É.. faltou sua indicação. Aliás, eu já te disse que te indiquei, né? :)

  • Douglas d'Aquin

    O engraçado eh que eu lembro do revolução, o tableless e outros diversos sites pertencentes à "blogosphera brasileira" fazendo o famigerado flash mob naquele tal movimento de "conversação entre blogs" "link link link" e etc…

    fui um dos que mais critiquei esse movimento e fico realmente feliz que tenha mudado a sua visão pelo assunto

    mas não acho que o blog day seja um flash mob, pelo menos eu não o utilizei dessa maneira… aproveitei a data para homenagear alguns merecidos amigos blogueiros… só… mas não fiz nem questão de usar a tal tag… o que importa pra mim, é que meus visitantes saibam, de vez em quando, quem eu visito e porquê…

  • 23

    A rigor essas e muitas outras coisas já são memes, talvez fosse bom voce dar um aprofundada no conceito do que vem a ser essas entidades chamadas memes.

    Um bom comeco e o livro Poquer sem Cartas, o qual esta sendo traduzido coletivamente num wiki chamado 23 Kards e pode ser acessado pela url http://23k.hopto.org:8888/

  • Tiago

    Não sei quem traduziu flashmob para "multidão instantânea" é quase como aquelas traduções toscas de filmes

    Vamos lá: Flash = Usado como sinônimo de rapidez (não há tradução literal para o português) Mob = Mobilization ou mobilização.

    FlashMob = Mobilização rápida

    abs a todos