As setas da vida

A imagem logo abaixo foi tirada por um amigo enquanto decidia qual dos caixas de supermercado ele deveria se dirigir para pagar suas compras que totalizam menos de 10 volumes. As duas setas indicam caixas de supermercado e eles foram removidos da imagem para não mostrar os funcionários. Mas o que você precisa saber é que existem dois caixas (indicados pelas duas setas) e ele quer efetuar o seu pagamento com cartão de crédito. Qual dos dentre os dois caixas você escolheria?

Foto tirada de dois caixas de supermercado que mostra a mesma imagem 4 vezes repetida, ou seja, cada quadrante mostra a mesma imagem com uma ênfase diferente. Na primeira está a imagem original sem nenhuma ênfase. Na segunda imagem mostra há uma ênfase em uma placa grande e azul escrito que o caixa é somente para clientes com 10 volumes. E colado nesta placa, um pouco abaixo dos dizeres da placa azul, há uma seta amarela apontando para o caixa da esquerda. E ao lado direito da seta amarela há também uma placa amarela dizendo que aquele caixa só recebe em dinheiro. Toda esta segunda imagem subentende-se que ambos os caixas só recebem em dinheiro e que ambos são destinados a clientes com no máximo 10 volumes. A terceira imagem dá ênfase apenas na seta amarela apontando para o caixa da esquerda e na placa que diz que ali só se recebe em dinheiro. Ambas as placas são amarelas e ambas são feitas de um material diferente da placa azul e maior que é onde a seta e a placa (que são amarelas) estão fixadas. A quarta imagem dá ênfase apenas em uma plaquinha que indica a saída do supermercado.

– O bloco da imagem de número 1 mostra a foto original sem nenhuma ênfase:

– O bloco da imagem de número 2 dá ênfase em uma das possíveis indicações da placa. Olhando pela ênfase dada na foto poderíamos interpretar que os dois caixas de supermercado são destinados a clientes com no máximo 10 volumes e que ambos só recebem pagamento em dinheiro.

– A ênfase dada no bloco da imagem de número 3, podemos interpretar que apenas o caixa indicado com a seta amarela é o único que recebe em dinheiro, já que o cartaz do pagamento em dinheiro é amarelo e a placa ao fundo é azul e aponta para o caixa da direita. Neste caso entendemos então que o caixa da direita aceita qualquer forma de pagamento e só o da esquerda recebe apenas em dinheiro.

– Com o bloco de número 4 podemos entender que na dúvida só temos uma saída certo?

Resposta: A seta amarela servia apenas para indicar que o caixa da esquerda também era de 10 volumes (bem como o caixa da direita), por isso ele estava colado na placa azul. Já a placa dizendo que só se recebe em dinheiro serve apenas para o caixa da direita e não para o caixa da esquerda, por isso que ela está “acima” do caixa da direita. Ou seja, somente o caixa da esquerda aceitaria outras formas de pagamento além de dinheiro.

  • Rochester

    Uau. quanto erro em uma indicação só :O

  • http://andremauricio.wordpress.com/ André

    Jesus…

  • Juliano Oliveira

    Henrique,

    Sou leitor assíduo do teu blog, justamente por sempre tem artigos muito bons.

    Acho que nunca comentei nenhum post, justamente por ter mais a aprender do que contribuir.

    Porém HOJE, fiquei confuso.

    Apesar de entender o contexto do post, achei horrível chegar hoje pela manhã, me deparar com um novo post do teu blog e ler um post tão… nem sei como me referir… kkkkk

    Mesmo assim, continuo sendo um fã do teu blog… rsrsrs

    "Post´s melhores virão"…. rs

    hehehe…

    []´s

  • Charlinger

    Com certeza eu teria entrado na fila errada e no final ficaria muito P… da vida

  • Junior godoi

    Eu utilizaria a placa assinalada no quadro 4. :D

  • Vinicius

    hehe… falta de acessibilidade né mestre… onde eu vou? q q eu faço? nem sempre as setas da vida nos direcionam pro certo ou errado, só ficam limitando como devemos seguir, seja qual for a direção… rsrs

    Muito bom o artigo… mostra bem no dia um simples exemplo disso…

    Parabéns!!!

  • http://julioweb.wordpress.com Julio Fragoso

    É muito fácil fazer uma coisa dessas e dizer "Vixi, ficou confuso num foi ? , mas deixa pra lá"

    Dar trabalho (no sentido de criar confusão) para os outros é muito fácil, difícil é pensar em quantas pessoas irão ficar pensativas e errar quando verem uma simples placa indicativa (!?)

    Gosto de suas abordagens quanto a usabilidade.

    e parabéns pela indicação da revista Bula

  • Giovani Dalfovo

    Vc já foi melhor… parece que hoje em dia seus posts são somente do tipo "encher linguiça para não passar em branco".

    Aliás, se na foto tivesse aparecido os caixas, tudo estaria claro… dã.

  • http://www.fazedordesite.com Rodrigo Fante

    Giovani Dalfovo, é isso que eu ia falar, sem o contexto completo fica fácil de confundir as pessoas, óbvio, realmente da forma que esta não é o ideal, mas esta longe do pesadelo que ele quis pintar, difícil analisar algo pegando apenas pedaços, O Henrique como bom arquiteto de informação sabe que pedaços em locais diferentes podem dizer muitas coisas, ou seja, fica difícil criticar pegando partes, sem conhecer o todo.

  • http://www.famadiversoesefestas.com.br Marco Aurélio

    É complicado comentar o que imaginamos, faltou ver a posição dos caixas…. Pela imagem e uma coisa absurda, tendo como conclusão a posição dos caixas distantes. Para os caixas mais próximos talvez não. Sendo as posições dos caixas distantes ou aproximadas, poderiam haver uma simples placa em cada caixa dizendo em um deles "Até 10 volumes para pagamento somente a dinheiro" e a outra "Até 10 volumes para qualquer forma de pagamento. Não haveria necessidade de gerar confusão, facilitando-se as coisas.

    Muito Legal esse Post…. Parabéns

    Marco Aurélio

  • Erick Wilder

    Simplesmente perfeito. Infelizmente o problema não para nas placas de supermercado e se estende por todas as áreas profissionais onde um "sistema" é necessário; "Sistema" no sentido mais simples da palavra, não estou falando de computadores.

    O grande problema é fazer com que as pessoas que têm poder para evitar este tipo de situação quer muitas vezes que o usuário morra (esquecendo-se completamente que o usuário também é o cliente e ele é quem paga as contas).

    Ótimo artigo, parabéns!

  • elen

    4º – Com o bloco de número 4 podemos entender que na dúvida só temos uma saída certo?

    ===

    hahahah