As facilidades da web

Para muitos, Bloglines, FeedBurner e Del.icio.us não é novidade. Para outros tantos que não são e não conhecem, pagam os pecados deste post. Estes três serviços gratuitos na web são fantásticos, cada um a sua maneira. Eu não podia deixar de dar minha contribuição para divulga-los e deixar aqui minha pegada.

Bloglines

Se você sempre se atrapalha com seus bookmarks (favoritos) e acaba sendo o último a ler aquele post ou notícia que interessava, por nunca se lembrar das dezenas ou centenas de sites bons que você visitou, colocou nos seus favoritos e nunca mais voltou, a solução é utilizar um agregador de feeds. Você pode ler este texto que explica um pouco sobre feeds e agregadores, mas basicamente, é a melhor forma hoje de acompanhar dezenas de sites ao mesmo tempo e nunca perder nada. Quando você adiciona um link de um feed de qualquer site no seu agregador, você sempre será avisado quando algo tiver sido postado naquele site.

As experiências e o tempo mostram que isso te permite ler muito mais utilizando um agregador de feeds do que simplesmente adicionar um site aos favoritos, que na maioria das vezes você nunca mais volta. Dos agregadores disponíveis os melhores são o Thunderbird, um agregador desktop e o Bloglines, um serviço browser-based que te permite ter acesso aos seus feeds de qualquer lugar por ser um serviço online. O Thunderbird possui algumas funcionalidades que me agradam, como controle do tempo de atualização (você pode programar ele para verificar de minuto em minuto se há novos posts disponíveis) e exibição visual do post que o Bloglines não tem. Se você só acompanha seus sites de um único computador e nunca de outros lugares, um agregador desktop será o suficiente. De qualquer maneira eu deixei de usar o Thunderbird para usar o Bloglines pelas seguintes razões.

Um agregador de feeds online como o Bloglines me permite acompanhar todos os feeds da minha casa, do trabalho, em outras cidades etc, como um e-mail que você acessa e lê. Essa é a principal vantagem. Se você usa o Mozilla Firefox, você pode instalar uma extensão que te permite adicionar novos sites ao bloglines com um clique. Te permite também tornar público suas assinaturas compartilhando seus feeds.

FeedBurner

Recentemente o Bruno Torres postou dois ótimos textos sobre o FeedBurner. Um mais técnico e outro mais leve. Se você não leu, leia. Como ele escreveu: “Basicamente, são quatro as funcionalidades que fazem do FeedBurner uma ferramenta extremamente útil: estatísticas bastante detalhadas sobre os acessos ao feed, aplicação de folhas de estilo XSLT e CSS para melhorar a aparência do feed quando acessado por browsers, economia de banda e a capacidade de sempre entregar uma versão do feed compatível com o agregador usado.” Nada mais a declarar.

Del.icio.us

O Del.icio.us é um administrador de bookmarks (favoritos) público. Ele permite você adicionar sites que você gosta, arquiva-los em categorias através de palavras chave e compartilhar com os outros. Mesmo que você não queira divulgar seus sites favoritos, as vantagens deste serviço são grandes.

Nunca mais se preocupe em ter que fazer backup dos seus favoritos antes de formatar sua máquina. Principalmente se você usa windows, isso será necessário eventualmente. Você poderá consultar seus sites favoritos de qualquer lugar, porque é um serviço online gratuito. Você pode criar categorias para facilitar a busca, principalmente se você tem centenas de sites favoritos. Se você navega pelo Mozilla Firefox, você pode instalar um botão na sua barra de ferramentas que te permite inserir sites e exibir facilmente sua lista. Em resumo, eu não largo mais.

Achei interessante escrever sobre isso, mesmo sendo sobre serviços antigos. Sabemos que na web estamos distante apenas de alguns cliques da informação certa, mas ainda que estivéssemos distante a apenas dois clique, temos 50% de chances de não encontrar aquilo que queríamos. Se isto te serviu, já valeu a pena.

Aproveito também para dizer que meus feeds estão atualizados, turbinados pelo FeedBurner, só esperando você me adicionar, em todos os posts, todos os comentários e meu recente del.icio.us.

  • http://danillonunes.com Marcus Danillo

    O Bloglines é legal, mas eu gosto mesmo é do Gregarius! O único incoveniente é que precisa de um servidor com PHP pra rodar…

    Quem não tem server pra instalar, também pode achar outras opções muito boas para ler feeds na web.

  • Pingback: Facilidades da Web » Japs()

  • Davis Zanetti Cabral

    Bom… Um conhecido meu está desenvolvendo o http://centralti.com/
    Um bookmark público referente apenas a área de TI. Muito interessante o projeto dele.

    abraços!

  • Flávio Theruo

    Cara eu tava pensando em postar algo sobre isso, mas como você já postou vou colocar apenas um link para esse seu post.

    Ficou muito bom, mas fala a verdade você migrou para o bloglines de tanto o Bruno te falar, e depois eu… Hahahahahaha…

    Falows…

  • Orestes

    Interessante sim! Conheci esse delicios, bloglines esse semana, mas nem uso feeds, rss e o escambal

    Achei útil esse delicios

  • Mario

    Existe uma extensao para o firefox, agora traduzida para o portugues.

    voce acha ela no eXt.br

    PS: nao é SPAM, é apenas citando um serviço referente ao post! :P