Aproveite também!

Estava eu passeando pela web e procurando por livros do Steven Johnson, em específico o “Cultura de Interface”. E eu acabei encontrando o livro no Submarino (até o momento esgotado infelizmente), mas o que mais me chamou a atenção foi o relacionamento criado na sessão “aproveite também”, logo abaixo dos dados sobre o livro. O Submarino associou o livro “Cultura de Interface” de Steve Johnson com o sabonete glicerinado da Johnson&Johnson, Johnson’s Baby! Dê um pulo lá para conferir enquanto eles não corrigem.

Provavelmente o Submarino tem um robôzinho sapeca que cria estes relacionamentos automaticamente. Acredito até que ele tenha associado o “fabricante” com o campo “autor”, e não simplesmente pelo nome dos produtos. Considerando a quantidade de produtos que existem em um e-commerce como o Submarino, ter que fazer estes relacionamentos um a um, tudo na mão, deve ser um trampo incalculável. Por isso algumas ferramentas modernas te permite criar critérios para que estes relacionamentos sejam criados de forma automatizada. De qualquer maneira a ferramenta por trás do Submarino ainda precisa de algumas lapidações.

16 thoughts on “Aproveite também!”

  1. Olá Henrique!

    O KibeLoco (www.kibeloco.com.br) sempre mostra essas associações absurdas feitas pelos "robôs".

    Se vc digitar na busca de imagens do Google, por exemplo, a palavra "barbeiragem" ele vai retornar a seguinte mensagem:

    "Experimente também: mulher no volante"

    (hilário)

    O Submarino tb é campeão em associações de produtos "inassociáveis".

    Mas é isso aí. Passo a passo chegamos ao nível da Amazon.

    Abs e parabéns pelo blog.

  2. Existem tarefas que ainda são feitas melhores por seres humanos do que por robos, esse ai é um exemplo clássico de associação de objetos, para ele faz todo sentido mas para nós não, ou então existe uma lógica profunda, uma mensagem sub-liminar que diz:

    – Mantenham suas interfaces limpas

  3. @Felipe Almeida
    Essa da "barbeiragem" até tem uma boa explicação: Tem muitas imagens com piadas sobre mulher no volante.

    Agora aquela que você digita "mentiroso" e clica em estou com sorte, essa sim não tem explicação, na página não tem nenhuma palavra parecida. 😀

  4. Não conhecia o "Cultura de Interface", acabo de ler duas resenhas e me chamou a atenção.

    Sobre as associações do Submarino, direto vejo coisas inusitadas, mas foi o que você falou, imagine fazer a mão cada novo produto que entra em estoque, haja equipe…rs

  5. É se parar pra pensar esse lance de aproveite também faz de acordo com o que o pessoal compra. E o que acontece é que existe cupom de XXX valor e pra completar o valor do cupom o pessoal enche "linguiça" na compra.

  6. @ Luiz Tiago

    Estás certo. Eles provavelmente não estão levando as categorias em consideração. Pois se levassem, isto jamais aconteceria.

    []'s

  7. Somente para esclarecimento do funcionamento do robô do submarino.

    Ele casa as informação de compras anteriores de outros usuarios, nesse caso por exemplo, houve mais de 1 pessoa que ao comprar o livro levou o sabonete tbm.
    O sistema do submarino entende que a pessoa que compra o livro tem o perfil proximo para comprar o sabonete tbm.

    []s e parabens pelo blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *