Alguém se importa em validar a folha de estilos?

Sem xiitismo certo? Sabemos que o validador de CSS da W3C quando utilizado, ele varre sua folha de estilos atrás de (ganha um doce quem pensou rápido) erros de sintaxe. Nada mais. Se você por exemplo começou um seletor e não colocou um abre e fecha chaves na frente dele, isso pode causar sérios problemas de renderização em muitos casos. E em muitos casos não. Está com um trecho que não é renderizado no browser corretamente? Pode ser porque você fez algumas declarações sem separá-las por ponto e vírgula por exemplo. O validador de CSS é seu amigo robô esperto que te mostra os erros.

Sendo assim, você vai lá no validador e bingo, ele te mostra o que você quer saber. A folha de estilos serve somente para carregar informações de como os browsers devem renderizadar seu site. Elas não carregam e não tem o propósito de fornecer nenhum outro tipo de informação ou meta-informação para o usuário final ou para mecanismos de buscas. Mecanismos de buscas também não vão navegar na sua folha de estilos e “indexar” nada.

O validador de CSS, costuma estranhar algumas declarações de CSS2 e CSS3, estanha alguns hacks antigos para o Internet Explorer e os hacks para o Opera. Por isso não necessariamente uma folha de estilos “validada” diz que você não terá nenhum erro de renderização nem que você é bom em CSS. Não confunda caçarolinha com caçar rolinha!

  • Thiago Prado

    Utilizo mais como uma forma de garimpar erros, visto que a validação não e 100% garantida. Para ser sincero eu tento não usar nenhum tipo de hack deixando de lado algumas firulas para ganhar tempo em outras mais importantes.

    Abraço

  • http://www.aguinelopedroso.com Aguinelo Pedroso

    Concordando com o Thiago só utilizo atrás de erros mesmo e evito o uso de hacks, na verdade nunca usei esses artifícios e pretendo continuar não usando enquanto não for extrremamente necessário, mas tenho certeza que muita gente vai se sentir desiludida com seu post, pois achava que criar CSS válido era um grande feito, quando na verdade é apenas uma obrigação.

    Muito bom.

  • http://julioweb.wordpress.com Julio Fragoso

    Concordo com o Thiagão aí acima. procuro não usar hacks pois quando vierem as atualizações de navegadores, os hacks vão ser esquecidos e não renderizados e os sites ficarão totalmente destruídos.

    A atualização do IE6 para o 7 já mostra isso em alguns sites e não quero isso para mim nem para meus clientes.

    É isso.

  • Denis Araujo

    Não que seja importante, mas acredito que se você esta fazendo um xhtml descente, nada melhor do q um css que siga o mesmo raciocínio. Eu sou a favor de validar o xhtml, e o css. E como disseram ai em cima, nada de hacks !! (:

  • http://andersoncustodio.com Anderson Cust&oacute

    Bom… primeiro quero meu doce =P

    Particularmente nunca usei o validador de CSS (já dei uma olhada) e não acho muito "útil", não que não seja inutil, mas não faria nenhuma falta, uma folha de estilo não é complexa como a do (X)HTML, apenas temos que tomar cuidado com 5 coisas: escrita do código, fechar as chaves, colocar os ":", não fazer confusão com class e id e colocar o caminho correto da imagem (e logicamente esses dois últimos o validador não nos mostra).

    E tem muitos hacks uteis (alguns exclusivos do firefox), que o validador não aceita.

    Agora sobre o comentário lá em cima sobre os hacks…

    mesmo que o IE7 aceitasse os hacks do IE6 o hack do IE6 poderia não fazer o mesmo efeito do IE7, e o site não precisaria ter um hack para não pegar no IE7, as vezes ele pode ficar normal sem hack em todos menos no IE7.

  • Rafagd

    De hacks eu só uso conditional comments e o bug do !important do IE6… ambos validam e continuarão funcionando enquanto o usuario usar o IE6, se o cara usar IE7, os hacks não são interpretados e o css normal é usado…

  • Richard

    Então, desculpa a intromissão, mas eu verifiquei minha folha de estilos pelo validor citado no post e daí veio o seguinte:

    Errors (29) Warnings (6)

    Fiquei curioso, então tomei a liberdade de validar a folha do Revolução.etc.br

    Daí veio:

    Errors (8) Warnings (145) Validated CSS

    Fiquei pasmo por que achei que não encontraria erros ou uma taxa de alerta tão alta.

    Em que isso realmente implica?

  • Carlos

    Não implica em realmente nada… Bora pensar em Microformats e SEO … coisas que realmente importam hoje e dia … fazer validar eh simples em comparação a ser visto pelo mundo !!!