Acessibilidade na redação pelo direito de entender

Sandra Fisher-Martins - TED Porto Já pensou em como o mundo seria melhor e mais justo se a comunicação de tudo que é do interesse público fosse escrito de forma clara e simples, de modo que todos pudessem entender? No vídeo a seguir, a portuguesa Sandra Fisher-Martins no TED Porto mostra de forma divertida e curiosa como os documentos do dia a dia como bulas de remédio e contratos de locação de imóvel, são difíceis de serem compreendidos pela grande maioria da população e como isso é um tipo de “barreira” social que precisa ser quebrada.

Como tenho falado sobre acessibilidade na web e em outras disciplinas, este é o caso da acessibilidade na comunicação, principalmente aquela direcionada para a maioria da população. Achei a iniciativa uma excelente contribuição pra acabar com a cultura antiquada (Brasil e empresas brasileiras incluso) de continuar se comunicando como no século passado.

  • http://www.nuxlli.com.br Everton Antônio

    Outro lugar onde esse tipo de "enrolação" acontece, são texto bíblicos e relógios em geral, onde quem ensina geralmente deixa lacunas para que ele mesmo possa manipular o que disse e complementar com idéias quando for de sua vontade ou necessidade.

    Na verdade se olharmos com atenção veremos que isso acontece em muitos lugares, mas o que sempre ocorre é alguma forma de esconder a verdade, se um remédio tem um efeito colateral muito forte e você fala isso na bula com clareza o capial que comprar este remédio pode ficar com medo, enquanto se ele não entende, mas foi receitado pelo médico que em geral é sua base de confiança você toma sem problema.

  • Hamilton Pitanga

    Quer dizer que tudo não passa de um comercial da Claro?

  • Sulista

    OK, show de bola.
    Porem tem um problema. Eu sou um semi-analfabeto e prefiro ver na TV jornalistas apresentando as matérias usando um português mais elaborado e ler textos mais elaborados, rabuscado.
    É preciso esforço e força de vontade para a prender e evoluir.
    Como eu sendo um semianalfabeto poderei melhorar meu português se todos os textos que eu leio são pobres. Como poderei evoluir assistindo no Telejornal todos os dias os repórteres usando uma linguagem informal e pobre?

    Sem esforço, sem exercício o cérebro murcha. É preciso exercitar o cérebro para que ele fique "fortão", todo "musculoso".
    "Não me faça pensar" é uma desgraça para o cérebro.

    Uma linguagem pobre é ideal para estabelecer por completo o "Big Brother" 1984. Isso é uma festa para as sociedades secretas do topo.

  • http://lbramos.stiforpbr.com/?SOURCE=BlogBR LBR

    Ha tambem um video no TED US um pouco parecido com este. Quem estava a apresentar conseguiu reduzir formularios de 4/5 paginas a apenas uma, com a informaçlao necessaria, simples e clara!

    Se tudo fosse assim, muita coisa iria melhorar! Sera que vai vingar a simplificaçao de formularios???

  • http://www.natanaeloliveira.com.br Natanael Oliveira

    Muito bacana, é interessante observar alguns aspectos da usabilidade até mesmo em portais de notícias. Muitos ainda não utilizam uma estrutura que facilite a leitura e compreensão.

  • Canuto

    Olá Sulista. Não concordo com você, quem quer se esforçar pra evoluir no portugês não precisa praticar com documentos públicos ou privados eles são feitos para fechar contratos ou como provar de algo, por isso precisa ser o mais claro possível.

  • http://www.atrak.com.br Paulo

    interessante.

  • http://sexopornotube.blogspot.com Pedro Henrique

    Outro dia eu assisti num telejornal uma "professora" de português sugerindo que expressões como "os menino pegaro os peixe" e "nóis vai lá fora mais nóis já volta" deveriam ser aceitas normalmante, pois refletem o linguajar de quem habita as comunidades carentes e subúrbios. Ora, penso que para isso ser aceito na linguagem formal deveria constar no dicionário. É um completo retrocesso, parece que o governo quer tapar com a peneira o descaso que sempre existiu com a educação neste País…

    Grande abraço

  • http://pt.nordfx.com/ NordFX

    Obrigado pelo vídeo interessante, que levanta questões sobre os problemas sociais da sociedade moderna.

  • http://pt.nordfx.com/ NordFX

    Obrigado pelo excelente vídeo, eu gostei – vendo tudo o escritório)

  • http://domagrelo.blogspot.com.br/ Magrelo

    Muito interessante!! Sempre achei que documentos e textos, principalmente de serviços públicos como o Judiciário, deveriam ser mais claros e de acordo com a realidade da maioria.

  • http://www.revolucao.etc.br/ marx

    Muito bom o site gostei vou continuar lendo sempre.
    Abraço!!
    http://www.revolucao.etc.br/

  • http://neopassarela.blogspot.com.br/ Ina Ribeiro

    A linguagem clara não tem erros, se todos compreendem não é necessário firulas e ornamentações, para que um texto ou a forma que seja da comunicação seja entendida e fica, realmente, mais bonito.