Acessibilidade Legal

O famoso Marco Antônio de Queiroz, mais conhecido como MAQ do site Bengala Legal, acabou de lançar um novo site dedicado a acessibilidade na web. O “Acessibilidade Legal” tem o objetivo de ser um guia a todos aqueles que tem interesse em aprender um pouco mais sobre acessibilidade na web. Se você se interessa por acessibilidade e tem um blog, divulgue este projeto no seu site e ajude a propagar esta idéia! Veja abaixo um trecho escrito pelo próprio MAQ para o site:

Gostaria de destacar que o objetivo deste site é o de informar, quase que exclusivamente, sobre acessibilidade na web. Os textos aqui disponíveis são desde o básico, que podem representar superficialidade para alguns, até os mais complexos ou de experiências pessoais, podendo surpreender o conhecimento comum de muitos. Entretanto, se estão por aqui é porque, de alguma forma, refletem as sugestões do W3C/WCAG, se aproximando, o máximo possível, do conceito de desenho universal, ou seja, de uma web para todos.

  • Leonardo A. Souza

    Muito legal… material de estudo muito bom!! Só falou o site ter feeds pragente acompanhar de maneira mais fácil :)

  • Piero B. Contezini

    Legal o site só uma coisa, se você tem contato com o dono diga a ele que a falta de suporte a RSS feeds dificulta bastante a pessoas como nós que assinam dezenas de feeds a manter um contato continuo com o site dele, achei super interessante os temas mas não tenho tempo de ler eles todos agora..

    Abraços

  • Ueuler de Oliveira

    Pena não ter RSS!

  • http://www.bengalalegal.com MAQ

    Super obrigado, Henrique, sua divulgação é mais um préstimo para a acessibilidade web em todo o Brasil. Seu blog há muito já faz desse assunto algo importante e não é fácil encontrar pessoas que saibam valorizar aquilo que não lhes pareça atingir de imediato. Desde que o W3C, apesar de ter demonstrado através do WCAG 1.0 que acessibilidade web não é só para pessoas com deficiência, que hoje temos de fazer páginas pensando em diversos navegadores, versões, tecnologias assistivas e sermos cada vez mais profissionais e menos Front Pages da vida, apesar disso, os códigos continuam cada vez menos dentro dos padrões web desejados, cada vez menos técnicos e cada vez menos universais.

    Entretanto, também existem pessoas como você e outras que conhecemos e que presam além do profissionalismo, o ser humano que está clicando, teclando e assistindo as informações na frente da tela.

    Espero que meu site ajude as pessoas no que hoje ainda não é cultura, mas diferença. Um código bem feito é diferenciado, infelizmente. Mas, estamos aí! Curto muito o seu captcha e a acessibilidade de seu site, parabéns e obrigado.

    Uma acessibilidade legal para todos! MAQ.

  • Diego Felix

    Muito interessante, gostei do código fonte, provavelmente 80% de nós, desenvolvedores temos o Firefox com a Barra Web Developer.. experimentem desabilitar as imagens e depois o css e vejam como é simples navegar pelo site. Gostei muito da acessibilidade, também não é por menos, o Nome do site tem haver com o Tema, gostei e com certeza farei alguns comentários e divulgação em meu blog, apesar dele ser muito pouco visitado.

    []'s

  • Pingback: elyezer.zero » Desenvolvendo com Acessibilidade para a Web()

  • Paulo Jean Alves da

    Cara muito loco esse site do Maq ja está postado no meu blog ! é so acessar lá e verem!:D

  • http://www.acessibilidadelegal.com MAQ

    Obrigado pessoal! A pedido de vocês, aprendi "na mão", com meu amigo Gil Porta, fazer RSS, apesar que o único leitor de tela que o lê é o Jaws de última geração, pós 8.0 e não são todos os cegos que têm! No entanto, como facilita a vida dos amigos e visitantes mais técnicos, FEEDS no Acessibilidade Legal!

    Abraços acessíveis a todos. MAQ.