50 características dos nerds de TI

Nos últimos tempos tenho tido a oportunidade de lidar com todo tipo de cabeças, das que têm muito conteúdo até às completamente ocas. Lidar com clientes, por exemplo, é um mundo incrível, onde se você for esperto, aprende muito sobre negócios, sobre como a tecnologia que você oferece pode resolver o problema deles e sobre como se relacionar com “pessoas”. Sim, você aprende sobre pessoas se for esperto. Mas sem olhar muito para fora, um tipo bem comum nas empresas, mas ainda muito mal compreendido, é o nerd profissional de TI.

Pensando nessa justificativa (eu precisava de uma) pensei em montar uma lista para deixar claro para todo mundo o perfil do nerd que trabalha com desenvolvimento, com programação, com internet, etc. O “Nerd de TI”. Mas até mesmo dentro do termo “nerd” há vários tipos de classificação. Se você já assistiu Big Bang Theory por exemplo, conhece o Sheldon e o Leonard, dois nerds da física que, por mais que a maioria das características presente no ser daqueles dois caras estará listado aqui, eles não são especificamente nerds de TI.

Nerd de TI” é uma classificação quanto a competência, intimamente relacionada a atividade que uma pessoa exerce (e como ela exerce) ligada a tecnologia. Não misture com caráter ou outras características mais amplas. Há nerds sem caráter, péssimos profissionais e mal intencionados, como qualquer outra pessoa não-nerd. Mesmo que nerds sejam fãs de nerds de qualquer área, este texto tenta limitar-se apenas àqueles que trabalham com TI, mesmo que algumas características aqui sejam comuns a vários outros tipos de nerds, o que foi inevitável na hora de montar a lista.

Este texto é para clientes, gestores de empresas de tecnologia, gerentes, colegas de trabalho e para todo mundo que tem que lidar com nerds na empresa em que trabalha e se relacionar melhor com eles. Meu desafio é levantar características para facilitar as pessoas não-nerds saberem lidar e identificar nerds, e fazer meus amigos nerds se divertirem ao ler a lista.

As afirmativas abaixo são uma compilação de anos trabalhando com nerds e newbies em todos os tipos de projetos, e o aprendizado através de leituras, blogs, amigos, etc. Vamos à lista!

  1. Para os nerds, há 3 tipo de pessoas que trabalham com TI, os newbies (ou eternos newbies), os respeitáveis (que não fazem feio) e outros nerds.
  2. Os eternos newbies são vistos pelos nerds na mesma relação que os orcs estão para os elfos: uma “raça” malfeita que tinha a intenção de ser bela, inteligente e esperta como os elfos, mas que deu tudo errado.
  3. Quem só pensa em resolver problemas pensando no problema, é “gerente de projeto não-nerd”. Nerds são capazes de pensar em soluções para problemas que não existem. Isso pode ser um problema visto que a solução nunca será usada comercialmente.
  4. Nerds tentam fazer coisas muitas vezes só pra ver se dá certo, e não porque aquilo vai resolver o problema de alguém um dia. Muitas vezes a solução é inútil, mas só pela experiência de ter feito, faz dela algo valioso!
  5. Para um nerd, nada é canonicamente inútil, desde que seja “algo que pode ser feito“. Geralmente será até mais divertido que algo útil para a maioria.
  6. Nerd não pergunta para alguém como fazer algo sem antes tentar sozinho, buscar no Google, etc. Quem primeiro pergunta antes de tentar fazer sozinho são os newbies.
  7. Nerd sabe quem finge ser nerd. Dá pra ver pelo olhar. Se você não é nerd, não tente fingir ser perto de um.
  8. Nunca pergunte para um nerd quem ele acha que também é nerd e quem não é. Isso não se pergunta, vá brincar lá fora e deixe o tio trabalhar.
  9. Nerds encontram soluções. Ponto. Newbies choramingam para os gerentes dizendo “não sei”, “não sei se vou dar conta”, etc.
  10. Não finja entender daquilo que um nerd está te explicando se você não sabe o que é. Você será muito mais respeitado se assumir a posição de que não sabe.
  11. Nerd sente prazer e ri sozinho quando aprende algo novo, pelo simples prazer intelectual de ter aprendido.
  12. Um nerd nasce nerd. Nerd é um estado de espírito, é atitude, é proficiência. Mesmo que esteja no início de carreira e não tenha muito conhecimento, um nerd se destaca pela forma como ele pensa, aprende e trabalha.
  13. Nerd se diverte lendo documentação de uma linguagem de programação (no original em inglês) que ainda não conhecia.
  14. Nerds navegam horas e horas na internet atrás de algo “novo”, sem necessariamente saber o que está procurando. E eles sempre acham algo.
  15. Nerds tem prazer naquilo que fazem, sempre. Mas nerds são realmente felizes quando são bem pagos.
  16. Nerds são nerds nas horas vagas, nos finais de semana e nas férias.
  17. Nerds gostam de ler de verdade, porque é o caminho mais curto, honesto e prático até o conhecimento. Quem tem preguiça de aprender são os malditos newbies.
  18. Nerds odeiam retardados em qualquer área. Nem todo newbie é retardado, mas todo retardado é newbie.
  19. Nerds têm vida social ativa, ao contrário do que a maioria das pessoas não-nerds pensam. São pouquíssimos os nerds que eu conheço que não possuem vida social.
  20. A maioria dos nerds de TI, são nerds em outras áreas do conhecimento. Desde ocultismo, religião, filosofia, fotografia, cinema até quadrinhos, física, astronomia, música e literatura. Não conheço nenhum nerd que seja nerd somente em tecnologia.
  21. Nerds possuem senso de justiça aguçado, e sabem atribuir a qualidade do trabalho alheio ao seu criador.
  22. Nerds sofrem de depressão ao terem que viver de outra coisa que não seja aquilo que lhes dá prazer.
  23. Nerds odeiam fanboys, porque as razões de eles amarem o que amam é a mesma de um flamenguista amar o que ele ama. Nonsense.
  24. Nerds, no que se trata daquilo que eles fazem, só respeitam nerds. O resto é newbie (malditos orcs malfeitos).
  25. Nerds gostam de desafios. Adoram quando alguém diz “não tem como fazer isso“, ou “isso é impossível“.
  26. Client side” é um dos “clientes” bem conhecidos do nerd.
  27. Nerds são funcionários mais produtivos, mais lucrativos, mais independentes e mais caros. Sim, eles custam mais. Não trate na sua empresa funcionários nerds com o mesmo valor que funcionários não-nerds. Se assim fizer, eles vão embora.
  28. Se tiver um grande projeto que envolva a TI da sua empresa, e você só consultar gerentes e gestores não-nerds e não consultar os nerds que trabalham pra você sobre este projeto, sobre como as coisas devem ser implementadas, etc, seu projeto vai dar errado. Acredite.
  29. Nerd consegue aprender sozinho e a maioria das coisas que ele sabe, ele aprendeu sozinho.
  30. Os não-nerds e os newbies, precisam de professores para aprender a maioria das coisas de tecnologia. Nerds precisam de conexão a internet.
  31. Nerd odeia papo “gerentês“, papo “marketeiro“, papo “corporativista” quando é direcionado a eles como forma de convencimento. Seja sincero, sem jargões que será sempre ouvido e respeitado.
  32. Se você é do marketing, administrativo, gerência e não entende nada do que o nerd que trabalha para você faz, pergunte a ele e mostre que não sabe e não entende o que ele faz. Assim você terá respeito naquilo que você, que não é nerd, faz. E terá sempre o apoio dele.
  33. Nerds não têm problemas com chefes e gerentes se os limites e papéis que devem ser exercidos por cada um deles for claro, como diz neste texto aqui . Aliás, esse texto é fundamental sobre como gerenciar nerds.
  34. Nerds ajudam o próximo e compartilham conhecimento por prazer.
  35. Nerds respeitam mais uma pessoa que diz não saber nada do que uma que finge entender o que ele está falando.
  36. É melhor cobrar prazos de nerd ao invés de vigiar o que ele faz o tempo todo. Se ele for maduro profissionalmente (alguns não são, nerds são pessoas e pessoas são complicadas), não te interessa os caminhos que ele vai percorrer para chegar a solução, ele vai chegar a solução.
  37. Nerds riem daqueles que acham que eles “trabalham com informática“.
  38. Nerds gostam de quadrinhos de verdade. De verdade. Se falar de Turma da Monica e Tio Patinhas com eles, você poderá ter sua conta do Orkut invadida e substituíta pelo profile da dirty slut Hello Kitty.
  39. Nerds são os únicos que eu conheço que atualizam o firmware dos próprios eletrodomésticos.
  40. Newbies e fanboys acham nerds arrogantes. Nerds riem muito de newbies e fanboys. Eles são os seres mais engraçados da terra.
  41. Nerds admiram e respeitam outros nerds e a reputação de um nerd tem muito, muito valor para ele.
  42. Não ter conhecimento de algo, faz parte da vida de um nerd e de qualquer ser humano. Não saber como aprender aquilo que não se sabe agora é parte da vida dos newbies e não dos nerds.
  43. É possível ser nerd de TI e ter diferentes perfis de personalidades como em qualquer outra profissão. Não existe um único perfil como alguns pensam. Existem nerds muito chatos e quando eles querem ser irritantes, geralmente são bons nisso. Mas a maioria dos nerds são legais e acessíveis, principalmente se quiser falar com eles sobre aquilo que eles são apaixonados.
  44. Nerds são egocêntricos em relação ao próprio trabalho. Não como falha de caráter, não me entenda mal, mas como certos de que aquilo que fizeram é o melhor caminho independente de você achar isso ou não. Nem 100% das vezes é assim, mas este é o ponto mais sensível de não-nerds terem problemas com nerds. E o mais controverso também.
  45. Web 2.0” é papo de marketeiro, cliente, gerente, etc. Ajax, javascript, programação orientada a objeto, código documentado, XML, framework e web standards é a resposta prática para web 2.0.
  46. Nerds são humanos e cometem erros. Nerds verdadeiros assumem sempre os próprios erros e são capazes de apontá-los, um a um quando eles ocorrem.
  47. Nerds se identificam em grupos como qualquer outro grupo e têm suas próprias piadas como qualquer outro grupo tem. Mas o senso de humor nerd é mais difícil de entender pelas pessoas “de fora” do que o oposto. Sempre.
  48. Nerds sabem que a sociedade precisa deles. Normal até aqui, assim como precisamos de médicos, lixeiros, padeiros, astronautas, etc. Mas os nerds sabem também que nerds inventaram 99,9% de tudo o que você conhece de tecnologia e são nerds que fazem estas mesmas coisas funcionarem, ainda.
  49. Estima-se que uma revolta nerd na terra, de qualquer tipo de nerd e não só de TI, na pior das hipóteses, poderia resultar na extinção da humanidade por buraco negro. Duvida?
  50. Nerds possuem excelente auto-estima, obrigado. Alguém duvida disso?

E você, tem alguma coisa que acha que deve entrar nesta lista? Me ajuda a deixá-la maior? Por favor, deixe nos comentários suas sugestões e considerações. Se gostou ajude a divulgar. Ah, e por favor, não reproduza este texto na íntegra!

98 thoughts on “50 características dos nerds de TI”

    1. Sim. Como o pererinha acima respondeu, eu tambem me identifiquei muito com o texto, ri sozinha, o nerd na minha opiniao, pensa e faz e muitas vezes nem da tempo pra pensar age por impulso mas com convicçao, que vai dar certo e se der errado ele se sente seguro , nao e um erro que vai tirar sua insistencia, pois ele sabe que e inteligente e capaz. As vezes e visto como chato ou sabe tudo, sendo ate deixado de lado, por causa da sua intligencia. e muito triste essa situaçao, mas ninguem e culpado por usar os dois lados do cerebro, afinal e um dom de Deus e poucos usam. Obrigado por lerem este pequeno jornal! dewaneios.

  1. Pingback: Onipresente » Blog Archive » 50 Características de Nerds de TI
  2. Uma característica que também acredito que seja de nerd é que quase NUNCA entendem o porque de você querer fazer aquele trabalho, projeto, site, código o mais Bem Feito possível. Ficam com aquela conversa de "faz assim mesmo" ou "por que você não faz assim" isso as vezes é pior ainda, dizer o que você teve fazer, escutar alguem de mkt ou publicidade falando alguma coisa sobre a código, etc. Mas é isso. Legal o post!

  3. Pingback: [Artigo]: 50 características de um Nerd de TI « Julio Vedovatto
  4. Sou Designer Gráfico e Professor de Informática nas horas vagas.

    Não me considero nerd, mas bem que queria ser um.

    Mas sobre o assunto, numa turma infantil que eu administrava aulas, eu chamei um aluno de Nerd, pelo óbvio fato de ele ter uma intensa facilidade de movimentação no pc mesmo sendo tão novo, cerca de 9 anos.

    Resultado:
    O garoto contou para a mãe dele e ela o retirou das aulas.
    Tentei me entender com a tal mãe mas não tive resultados, ela insistiu que nerd é uma ofensa.
    Bom, pelo menos eu tentei.

  5. Excelente texto! Muito bem elaborado! Gostei também da nota dizendo que só amebas copiam textos hehe! Posso copiar essa nota? hehehehe!

    Só não concordo tanto com a última afirmação. Acho que nerds de maneira geral são como o Linus Torvalds descreveu como ele era quando jogem: tem excelente auto-estima quando se trata da área de TI e péssima auto-estima em todo o resto.

  6. Outras:

    – Nerds odeiam tudo que não segue padrões. Tipo sites que não conformam XHTML 1.0 Strict, implementações de linguagens de programação, etc.

    – Nerds geralmente são perfectionistas.

    – Nerds gostam de deixar as vidas das outras pessoas mais interesantes, e compartilham tudo de interessante que achar.

  7. Esse texto tem que ser um clássico como "How to become a hacker".

    Só não pode se chamar "How to become a nerd" porque nerd nasce nerd!

  8. ahahha genial Henrique!
    a parte boa é que consegui identificar vários amigos. a parte ruim é que me indentifiquei… com os newbies.

    ps.: nerds não compartilham! quem compartilha é newbie!
    abraço

  9. Faltou dizer que nerds não gostam de mulher. Acham perda de tempo lidar com elas pois não é um ser que possa ser entendido com seus algoritmos super avançados…

  10. Homens nerds são os melhores para cuidar de mulheres. Quando uma mulher quer ser compreendida, quem melhor do que um nerd, já acostumando com desafios, para aceitar mais um? E quando ambos são nerds, o relacionamento é duradouro, eu que o diga.

    Faltou mais uma dica, nerds se dão muito bem em redes sociais e sabe diferenciar quem é real e quem está fazendo um personagem on-line. Conheci meu esposo na brasnet.

    p.s. – eu não conheço o cara do comentário #38 mas que isso tá com cara de dor de cotovelo, isso tá.

  11. HAHAHAHA

    Vocês são uma piada mesmo. Aqui vai um relato verdadeiro de como uma espécie de aberração como vocês funciona:

    "Eu lembro de um amigo nerd que falou com TRISTEZA que estava fazendo um trabalho muito bom na UFPR e aí começou a namorar, e não teve tempo de continuar fazendo o trabalho tão bem feito."

  12. Pingback: Jornal Correio de Uberlândia Publica Sobre Blogs!
  13. Luiz Gustavo, vulgo homem do comentário 41, você está redondamente enganado quanto a virilidade nerd. Primeiramente, um nerd ignora ALGUMAS mulheres, pois não passam de diversão sexual, e diversão sexual é momentâneo. O prazer de um projeto bem feito é MUITO maior do que uma "foda bem fodida"(perdão pela vulgaridade =D), quem não concorda com isto pode ser identificado claramente como um NÃO NERD.

    Concluíndo, caro NÃO NERD, não tenha PENA de nós, pois não deves te orgulhar de não ser nerd, pois nerds têm uma clara superioridade intelectual, pega mulher tanto ou mais do que você, e tem vários tipos de prazer tão intensos quanto o sexo, sendo quase que impensável para meros mortais imaginar como seria tais sensações. Portanto, ter pena de nerds seria errôneo.

    Ser nerd está na moda, então a mulherada está caindo em cima, então, finga ser um. 😉

  14. Opa! Bem engraçado o artigo, achei bem legal!
    Eu não me reconheci em muitos itens da lista, mas achei bastante fiel ao que costumo observar em algumas pessoas que conheço.

    O que achei um pouco estranho algumas citações, principalmente nos comentários: "raça superior", "Um nerd nasce nerd", "meros mortais", "malditos newbies".

    Acredito que esse tipo de retórica está bem passada, a humanidade já sofreu bastante em outras épocas com esse ideal de "classe superior", ou até pior, uma "raça" superior. Já que o próprio Henrique diz que um nerd nasce nerd, é por que a "nerdeza" é algo genético, um tipo de superioridade biológica, não acho saudável cultivar esse tipo de teoria.

    Ok! não vou ignorar a licença poética do autor, mas acredito que essa segregação dos que se identificam com o ideal nerd em relação aos "meros mortais" apenas piora os problemas que muitos apresentam no convívio social (não acontece em todos os casos, mas temos que concordar que é bastante freqüente).

    Em relação ao post 41, realmente está generalizando algo que não pode ser generalizado. Conheço muitos nerds que namoram e são muito felizes com suas namoradas(os), é bem verdade que na maioria dos caso ambos são nerds, mas até ai tudo bem, as pessoas costumam procurar parceiros com maior afinidade.

    Achei um excelente texto cômico geek, mas acho que precisam ser revisados alguns pontos antes de ser adotado como um "Manifesto Nerd", para isso basta o bom senso de quem lê.

    Henrique, parabéns pelo texto e pelo blog, visito sempre, mas a primeira vez comentando! E nunca se esqueça que você é um grande formador de opnião, com as vantagens e desvantagens que essa posição oferece.

    Sucesso!

  15. Pingback: Bando de Putos » 50 características dos nerds de TI
  16. Pingback: thaysa.com » 50 características dos nerds de TI
  17. Bem em termos de blog sou newbie ainda, estou descobrindo a blogosfera agora, muito bom o seu texto e deixei um link do meu "esboço de blog" dele. Mesmo sem autorização expressa sua. Se for alguma espécie de plágio Deus perdõe.(sou meio ateu).
    dos Coments gostei muito desse:

    – Enquanto nerds podem parecer muita teimosas, geralente são facilmente convencidas *com bons argumentos*.

    concordei plenamente +^)

    “Nerds ODEIAM gambiarras, ou ter que fazê-las…”

    discordo … eu gosto "EM ALGUNS CASOS" em que não há outras maneiras mais práticas ou úteis, e … gambiarra pode ser aos olhos dos outros … para nerds algumas gambiarras(geringonças) são o esboço inicial de uma obra-prima. Mas entre gambiarra e geringonça há uma distãncia muito grande e acho que o autor do 2 post se referiu a segunda embora tenha mencionado a primeira.

  18. Muito bom Artigo, ME indentifiquei com muitos, So critico os tremos usados para indicar tal superoridade, mas faze oq neh ! somos superiores mesmo !

    51 – Um nerd Odeia ser incomodado quando esta pensando no que vai desenvolver, e como vai fazer, ou seja quando ta naquele tesão criando algo loko !

    Desculpe as palavras !rsrs

  19. Pingback: Vou ser papai! » Revolução Etc
  20. Luis Fernando Schweder, eu, com bom Nerd de TI, reescreveria a frase que você escreveu ("Nerds odeiam fazer gambiarras") – que tal:
    "Nerds odeiam gambiarras – AS DOS OUTROS. As nossas, bem… essas são como filhos, sabe… e dizemos: não dava para ter feito melhor, nas condições em que eu estava trabalhando." Ou até "Fiz uma gambiarra, mas um dia [no juízo final?] eu faço uma solução elegante". Não é não?
    Abs!

  21. Pingback: Você é nerd? at Blog do Host
  22. Pingback: Textos + Rod Stewart | Muita Pimenta
  23. Pingback: 50 características dos nerds de TI « Tríade Nerd
  24. Nossa mto legal…
    adorei mesmo, me identifiquei muito

    até minha mãe que estava vendo o futebol começou a rir das minhas risadas =]

    falow, vou divulgar

  25. Poxa achei muito masssa mesno aqui onde moro trampo em uma loja de conserto de pc po mas e um saco todos me chama de nerd mas nao entendo por que eu apenas fasso oque gosto nao entendo nao entendo,
    Porque me chaman de nerd tipo eu durmo com pc fico ate de madruga na net odeio batepapo odeio foto video amo musica tipo slipknot, system of a down e mais ah isto e o que eu sempre fiz desde que eu me lembro mas isto assima nao tem nada a ver tipo acho que todos fazen insto

  26. HAAHA… "Somente nerds são capazes de pensar duas coisas ao mesmo tempo, ou três ou quatro. Nerds podem escutar um Rock, anotar o pedido de um novo sistema, buscar no google e estudar orientação à objeto. Tudo ao mesmo tempo!"

  27. Não concordo com o comentário #70,

    Nerds de verdade são single threaded, e a prova é bem fácil: quando começam a pensar profundamente na solução de um problema, vêm que para resolvê-lo devem resolver outro, e assim eles vão resolvendo… isso é causado pelo perfeccionismo! E a mais árdua das tarefas, que é difícil até para um nerd assimilar é: como ser perfeccionista, SOMENTE quando necessário…

    Quem pensa em várias coisas ao mesmo tempo, é gerente, não nerd!

  28. Sem dúvida nenhuma o melhor texto escrito por um nerd para nerds, que fala sobre nerds. Trabalho bem feito. Me encaixo em 96% das características. E viva os NERDS!

  29. Eu aprecio muito este texto.Ele expressa inúmeros itens que denominam nerds e portanto a nação se conscientizará e não desreispeitará a nossa nação.95,339% dos itens citados.

    Neste texto há uma minúscula falha. Ele deveria ser escrito em uma linguagem menos formal, para os denominados não-nerds poderem entender melhor.

  30. Nerd de verdade lê o texto na integra, todos os posts, só para ter certeza que o que ele vai falar é novidade!!!!!!

  31. Pingback: » Dia do orgulho nerd!
  32. Pingback: 50 características dos nerds de TI « Claudio Figueira
  33. acabei de comentar agora no site que têm pessoas que menti que é nerd mas não são nada.Tenho um colega na escola que é assim menti que é nerd mas não é porcaria nenhuma.haaaaaa!!!!.

  34. Pingback: Você é nerd? | Blog do Host
  35. Genial! Genial mesmo. Eu tô quase chegando lá, dá pra dizer que sou um nerd de Windows e computadores em geral. me encaixo em muitas dessas questões e também nessas três dos comentários:

    – Nerds geralmente são perfectionistas.

    – Nerds gostam de deixar as vidas das outras pessoas mais interesantes, e compartilham tudo de interessante que achar.

    – Enquanto nerds podem parecer muita teimosas, geralente são facilmente convencidas *com bons argumentos*.

  36. Quem acha que está no caminho para se tornar nerd, não é nerd, é apenas alguém que tenta não fazer feio. Nerd nasce nerd, não se torna nerd. Nooooob.

  37. Eu não sou nerd, não trabalho com tecnologia, e realmente não sei como cheguei nesse site. aeuhauh Mas me identifiquei com vááários tópicos da lista, principalmente os itens 4, 15, 16, 17, 34, 35, 41, 42 e 46.

  38. Seu otário! Flamenguista é o torcedor mais feliz do Brasil!

    Vc deve ser um vascaíno de merda, ou um botafoguense retardado pra ficar falando besteiras sem propriedade.

    Seu prego!

  39. Parabéns, meu caro. Você conseguiu realmente reunir características veridicas de forma muito interessante. Incríível, o post! 😀

  40. Não sou nerd, mas trabalho com vários nerds. Concordo em partes com o texto. Percebo claramente que a diversão do nerd é aprender. Acho que eles tem sim alguma dificuldade de relacionamento apesar de saber que não se limitam a viver sozinhos. Convivendo com os nerds percebo que na verdade são mais humildes do que eu pensava que fossem. Descobri que existem nerds em várias áreas e devemos respeitar as pessoas como são.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *