18Seconds – Yahoo na luta contra o aquecimento global

18Seconds logo Desde que eu assisti Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth) (http://www.aninconvenienttruth.co.uk/ O site não está mais disponível), documentário feito por Al Gore (aquele cara que ganhou as eleições americanas do Bush em 2000 mas não foi parar na Casa Branca mas que pode ganhar o Oscar – quanta ironia) eu fiquei mais preocupado com a vida na Terra. E fiquei mais preocupado ainda depois que assisti Jesus Camp e vi que boa parte dos protestantes americanos ensinam para suas crianças que esse papo de aquecimento global é mentira. Uma vez que Jesus está voltando, porque deveriam se preocupar com essa terra passageira onde são apenas peregrinos? Fiquei nauseado!

Não sei porque a sociedade ocidental depois de passar por tantas revoluções e lutas pelos próprios direitos, depois que tantas pessoas morreram no passado para que hoje o que elas desfrutam seja real, ainda assim possui pessoas que julgam piegas tentativas globais de unir multidões em torno de um objetivo comum. Me lembro que John Lennon várias vezes foi ridicularizado simplesmente por cantar a “paz” ( Imagine all the people, Living life in peace, You may say, I’m a dreamer, But I’m not the only one, I hope some day You’ll join us And the world will be as one) e cantar contra a guerra no Vietnã. O que nós poderíamos fazer pelo próximo que poderia ser mais sublime do que desejar a paz? Esqueça a religião aqui! Então livre-se do pensamento estúpido de que se preocupar com o próximo ou a comunidade que você vive (que hoje é cada vez mais global) e passe a olhar pra você mesmo como parte dessa comunidade. Mais piegas do que falar sobre paz ou meio ambiente, é nunca falar ou fazer nada!

Todo esse discurso acima foi para aproveitar o post e falar sobre a iniciativa do Yahoo! em parceria com o produtor de Uma Verdade Inconveniente (http://www.aninconvenienttruth.co.uk/ O site não está mais disponível) Lawrence Bender para o lançamento do 18Seconds.org nos Estados Unidos. O site tem o objetivo de estimular o cidadão americano a combater o aquecimento global gastando 18 segundos (tempo médio para se trocar uma lâmpada) trocando as lâmpadas incandescentes de 60 watts pelas florescentes de 13 watts. O site 18Seconds.org calcula a velocidade com que as cidades americanas fazem essa troca.

Se você não tem muitas informações sobre isso, procure ler mais a respeito como cidadão que deve ser. Leia as dicas da Luciana Malla e leia o meme que ela criou. Você pode, além de trocar as lâmpadas incandescentes da sua casa por florescentes, evitar o consumo de sacolas de supermercado, não jogar lixo no chão (o que em si já é coisa de porco), reduzir o consumo desnecessário de energia elétrica, etc. Isso é algo que só soará piegas aos seus ouvidos se você já for um alienado intransigente!

  • http://www.marcusvbp.com.br/site/ Marcus VBP

    Realmente cara, esse "Jesus Camp" é um crime. Se ele viesse de um país mais atrasado, eu não daria tanta importância.

    Mas o fato de ter vindo dos EUA, a nação mais poderosa da terra, é muito preocupante.

    Os norte americanos estão entre os menos preocupados com o aquecimento global…

    A sim, vale lembrar que faz 2000 anos que jesus está voltando… Independente de acreditar ou não, prefiro não arriscar ter que passar mais algumas décadas esperando…

    ;)

  • Marcus Silva

    Puxa, que piegas e ignorante seriamos nos se depois de saber que o mundo inteiro vai ter que se adaptar ao estrago que o ser humano já causou, deixasse de fazer alguma coisa em prol do proprio futuro, dos seus proximos 2 meses ou 2 anos de vida que seja!

    Façamos nossa parte, nada mais…

  • http://www.stillolivre.com.br Dawson

    Olá Henrique.. antes de mais nada parabéns pelo texto. Fiquei surpreso ao ler o artigo. O aquecimento global é um assunto que preocupa a todos mesmo… saber que o planeta já não será mais o mesmo é uma cosia que assusta, termos de nos adaptar ao novo mundo (que não é algo bom) também. A minha forma de pensar é bem diferença para solucionar isso, porém muitas pessoas nao concordam com ela que seria mais ou menos assim. Chegar nos paises com maior nivel de poluição e dizer:__ O mundo grita por socorro ou vocês diminuem a emissão de gases poluentes ou sofram as consequências. Mesmo que essas sejam arduas. Pois eu ja notei que não é com tratado ou reunião que Bush e compania vão se conscientizar com o aquecimento global… Como disse antes… MUITAS pessoas nao irão concordar comigo… mas cada um pensa a sua maneira.

  • http://www.rafaelmarin.net Rafael Marin

    É realmente preocupante a posição dos Estados Unidos quanto ao aquecimento global, principalmente por se tratar do país que mais emite poluição. É bonito de se ver essas grandes campanhas, que realmente mobilizam uma população considerável, mas os esforços nunca são suficientes.

    Por mais que esta não seja a única iniciativa, o ser humano só tomará essa consciência ambiental, efetivamente, quando passar a sofrer as sérias conseqüências previstas para o futuro. Mas suponho que nesse ponto a situação já seja irreversível.

    Será que a arrogância – ou ignorância – do homem é tamanha que permite que ele, indiretamente, destrua a sua vida e a de seus filhos? Não sou um cidadão-exemplo, nem tenho tanta ecoconsciência quanto alguns, mas o discernimento necessário para ver os rumos que a humanidade está tomando eu já tenho. É preocupante.

    Ótima abordagem, Henrique! A propósito, estou de casa nova. Meu blog mudou para rafaelmarin.net

    Abraços

  • rics

    Cara, no Brasil não faz muito sentido essa campanha. Claro que sempre é bom economizar energia e tudo o mais, mas no nosso país a geração de energia elétrica é feita de forma limpa, ou seja, por usinas hidrelétricas.

    Nos USA a coisa é mais grave. A principal fonte de energia elétrica são as usinas termo-elétricas, que queimam combustível fóssil (carvão, petróleo, etc) para produzir a eletricidade. Esse processo gera CO2 (Gás Carbônico) que é o principal agente no efeito de aquecimento global. Por isso lá é tão importante economizar energia, nem que seja trocando as lâmpadas e desligando eletrodomésticos da tomada ao parar de usar.

  • Ricardo

    Bacana a iniciativa do yahoo. Aqui em casa as lampâdas já estão trocadas faz um ano e pouco. O importante é consientizar esses porcos imundos que são os EUA!

  • http://evitrola.blogspot.com Roberto Paixã

    Realmente estas pequenas ações podem fazer uma diferença enorme para o meio ambiente.

    Claro que existem outras medidas a serem tomadas mas que dependem da ajuda dos governos que infelizmente não consideram a questão do aquecimento global algo de suma relevância.

  • flep

    Coincidência!!

    Iniciei hoje em meu blog uma campanha para divulgar dois vídeos super pertinentes feitos pelo Greenpeace Brasil! A idéia é utilizar a força dos blogs para levar isso a todos os cantos possíveis.

    Espero que o Revolução etc também participe da campanha, assim como outros blogs! Instruções estão no post: .

    Obrigado ;)

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Muito boa a iniciativa do Yahoo!

    Infelizmente atitudes como esse, vinda de grandes empresas, são raras :(

    Mas achei muito legal seu post Henrique, parabéns por tocar num assunto que também julgo tão importante, mas muitas pessoas acham que é besteira, sendo que todos vivemos no mesmo planeta e acabaremos sofrendo as conseqüências (já estamos!) por essa displicência com a natureza.

  • http://www.ricardoalamino.com/blog/ Ricardo

    Acho que o que podemos fazer é apoiar tais iniciativas e fazer o mínimo que podemos para ajudar o planeta. Se cada um fizer um pouco, teremos feito bastante coisa. Infelizmente, parece que é tarde, mas nunca é tão tarde para tentar uma revolução ambiental.

  • http://escritatorta.em.blog.br Norberto Kawakami

    Para aqueles que forem trocas as lâmpadas, recomendo as lâmpadas fluorescentes de cor amarela. Aí, você nem notará a diferença no visual, mas sim no bolso e na temperatura do ambiente. E a troca só é economicamente viável se o ambiente ficar com as luzes acesas por um longo tempo. Nos ambientes em que o acende e apaga é constante, não vale a pena pois, nestes casos, a lâmpada fluorescente tem sua vida útil menor que uma incandescente.

    Ou seja, a economia que se tem em não aquecer o ambiente em casa, será trocada pela maior fabricação de lâmpadas e consequentemente, pelo aquecimento do ambiente nas fábricas…

  • leonardo queiros da

    pode cre .mas o cara meresia ganhar o oscar me add ai falou tchau

  • Roberta

    Esse assunto sobre o aquecimento global me preocupa muito, porque pelo que eu vejo ao meu redor até entre amigos, que eles não se importam com isso. Agora sim eu creio que os fins do tempo está perto, porque agora só Deus para nos ajudar. Acho super bacana a iniciativa das pessoas de divulgarem e até mesmo concientizarem outras pessoas sobre isso que está acontecendo no nosso mundo. Temos que nos unir cada vez mais para chamar a atenção das autoridades antes que seja tarde demais.

  • http://ruanoblog.blogspot.com/ André Martins

    Muito bom o artigo.

    Estamos fazendo uma manifestação contra uma promoção da Rádio Mix que banaliza o aquecimento Global:
    http://ruanoblog.blogspot.com/

  • ny

    ola henrique

    antes que mais nada queria t dar os parabens por o teu texto..realmente nunca tinha pensado muito no problema do aqueciemnto global ate ao dia em que vi o filme "uma verdade inconveniente" ai sim me toquei da situação do mundo.

    todas as tragédias que tem acontecido nos ultimos tempos..

    como o tsunami, os furacoes, os sismos…isso tuso e culpa do homem e a velocidade que as mudanças se estao a dar provavelmente daqui a 100 o mundo ta completamente difrente daquilo que e hoje.

    talves muitos continentes desaparecam, fiquem submerços.

    era bom que o resto da humanidade se tocasse disso para tentar fazer alguma coisa para travar o pior.

  • luana

    Ola otimos textos acima…

    acho que voce deveria fazer mais por estas informaçoes acima…tente fazer isso circula pela net..mande por e-mail fazer correntes quanto mais informaçao passa pro povo mais gente vai fazer algo..pq alem dagente ter que fazer pela nossa tera temos que se empenhar e fazer pelos idiotas que nao se tocam dos EUA…

  • GABRIELA

    ACHEI INTERESSANTE ESTE PEQUENO TEXTO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM TENHO UM COMENTÁRIO A FAZER, ACHO QUE O PLANETA É COMO SE ESTIVESSE DENTRO DE UM FOGÃO. PRECISAMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA. TENHO 12 ANOS, VIM NESTE SITE PRA FAZER UMA PESQUISA ESCOLAR, FIQUEI HORRORIZÁDA COM TAMANHA CRUELDADE PARA COM O PLANETA.PELE AMOR QUE OS HIMANOS TEM À DEUS, VAMOS AJUDAR O PLANETA, ELE PEDE SOCORRO!

  • francarlos

    Achei muito legal tudo principalmente por fala sobre aquecimento global, por que hoje em dia ninguém mas lembra dese tema tão importante para nossa sobrevivencia.

  • danilo da silva sant

    acho que para o ambiente mudar

    tem que começar em mim e em vc

    pois so assim mudaremos

    o meio ambiente…

  • Paula Andrielle Mach

    quando li sobre o aquecimento global me assustei muito

    com tudo isso e o efeito estufa então,vixe, nem como explicar fala e é dificil acreditar que algumas pessoas ainda não acreditam em nada disso.É mais o maxima que podemos fazer é unir essas poucas pessoas e ir a luta sem achar que somos os unicos pois as pessoas são poucas mais a luta é longa mais tenho a certeza de que cada um fazendo sua parte as coisa começaram a andar mais parado não podemos ficar de jeito nenhum.Por esse motivo entrei nese site para saber um pouco mais de como podemos ajudar e fazer a minha parte aqui e lá fora mostrando o que podemos fazer para combater isso é o futuro de muitos que nem à VIDA vieram ainda e já sentem isso!