10 erros de versões mobile

[update 25/10/2010] O documento linkado neste artigo não está mais disponível tornando este artigo obsoleto.

O dotMobi lançou mais um e-book gratuito chamado “Ten Mistakes in Mobile Web Marketing” (O conteúdo foi removido – . A dotMobi é o grupo que gerencia os domínios (TLD) .mobi no mundo. Os erros apontados pelo livro estão mais relacionados com desenvolvimento do que com profissionais de marketing. De qualquer maneira ambos poderão aproveitar muito bem os conceitos explorados no e-book.

Veja abaixo uma livre interpretação (paráfrase) dos 10 tópicos abordados:

  1. Tratar os usuários de dispositivos móveis como se estivessem no PC
  2. Ignorar as limitações dos aparelhos
  3. Falhar na exploração das capacidades do dispositivo móvel
  4. Usar um domínio .com para experiências mobile (.mobi)
  5. Usar frames (e outros péssimos hábitos)
  6. Deixar de testar manualmente seus sites
  7. Esconder seu site de mecanismos de buscas
  8. Não promover/divulgar seu site
  9. Fazer campanhas mobile sem o uso da TLD .mobi
  10. Servir o mesmo conteúdo da mesma maneira para qualquer dispositivo móvel

Apesar de não concordar ou ter minhas dúvidas em relação a alguns pontos, principalmente aqueles relacionados a TLD .mobi, sugiro a leitura para reflexão e amadurecimento. O livro é gratuito e está em formato de PDF e pode ser baixado gratuitamente no site do dotMobi.

  • http://danillonunes.net Marcus Danillo

    "Usar um domínio .com para experiências mobile (.mobi)"

    Excelente, faça o usuário digitar mais uma letra no teclado apertadinho dos celulares por causa de uma frescura dessas. Quando comprar minha geladeira com acesso a web, só vou entrar em sites que, por respeito a mim, estão devidamente registrados em domínios .ice.

    BTW, Henrique, queria te avisar que seu site está mandando a versão mobile no Opera.

  • http://www.designcoletivo.com/ Camilo Oliveira

    E aproveitando o BTW, o feed está vindo sem o permalink do title.

  • camilo vitorino da c

    interessante como esse assunto está amadurecendo. Este tipo de GUIA é de grande importancia agora que as grandes massas estão tendo acesso a internet de alta velocidade em dispositivos móveis.

    Temos que dar muita atenção a dispositivos móveis sim, e infelizmente, só colocar o valor handheld no css nào ajuda muito.

    Um site feito para dispositivos moveis tem q ser feito com tanta atenção quanto para desktops. A navegação é diferente, a forma como o conteúdo é carregado é diferente, as situações em que o usuário está são completamente diferentes. Você não se senta e coloca o celular na mesa para mudar o ringtone, ou faz isso?

    É uma mídia velha mas com uma demanda nunca vista antes MUITO IMPORTANTE e receio que muitos desenvolvedores não dão importancia ainda a essa mídia. ainda bem que não é este o caso entre os leitores do revolução.

    Estou me extendendo demais então fico por aqui.

    abraço

    Só para constar: Infelizmente, uma grande marca que tem fama de bom moço nos quesitos usabilidade, cometeu um grave erro de ignorar as limitações de aparelhos móveis. vou dar uma dica: começa com A e termina com PPLE. Porque renderizar um site da mesma forma que um Desktop se, pra começar, o teclado do aparelho não passa de 10cm? pff

  • camilo vitorino da c

    ah, uma coisa que gostaria de comentar, é sobre a TLD .mobi

    é ou nào é interessante? são tantas vantagens que essa discução merece um novo artigo.

    o conteúdo de um site definitivamente deve ser arquitetado de maneira diferente para dispositivos móveis. Gostei da observação do Marcus. Mas devemos perceber que as circunstãncias que nos encontramos usando dispositivos móveis são totalmente adversas, diferente de dispositivos estáticos (computador, notebook). Móvel é para quando você está andando na rua e quer o resultado de uma prova online enquanto tenta atravessar a rua. é para quando você está perdido e consulta seu GPS, ou Google Maps. Móvel precisa ser diferente. com ou sem TLD, o desenvolvimento tem de ser diferente.

    nossa, hoje eu estou inspirado. hehehe

    me extendi denovo.

    abraço

  • Pingback: The Photoshop Anthology » Revolução Etc()

  • http://brunotorres.net Bruno Torres

    A dotmobi e os dominios .mobi já são, em si, um grande erro. Como o Marcus disse aí em cima, fazer o usuário digitar mais um caractere é uma puta sacanagem.

    O item 9 deveria ser "usar um domínio .mobi", isso é nada mais que um erro, uma palhaçada e eles só apontam o não uso como um erro porque, obviamente, são esses domínios que pagam as contas deles.

  • Mark de Souza Costa

    Gostei dessa:

    They’re always on.

    They’re always at hand.

    They’re always personal, rarely shared.

    Pura verdade!

  • Mark de Souza Costa

    Eu acredito que a Internet móvel ainda não é realidade no Brasil. Temos n aparelhos blá blá blá, mas quem realmente pode usar a Internet móvel? Quantos aqui pagam por um acesso ilimitado a Internet (eu tenho o da Vivo)? A Internet ainda é muito cara no Brasil e muito lenta e isso acaba atrasando a adoção da Internet móvel no Brasil.

    Tirando esse detalhe e fugindo de todo o debate técnico que envolve a construção de páginas para dispositivos móveis, o que eu acho mais interessante é o resgate do "não me faça pensar". Acredito que a Internet móvel não vá abrir espaço para firulas, banners, anúncios e tudo o que o usuário repugna na Internet sobrando só o bom e poucas vezes alcançado conteúdo e objetividade.

  • camilo vitorino da c

    quanto ao desenvolvimento, concordo com o Mark. KISS neles!