#1 Usabilidade nas pequenas coisas

Seja sincero. O que este ícone neste pequena alavanca comunica a você? Mesmo que você saiba do que se trata, tente ser sincero com a relação entre ícone x objeto. O que ele comunica? Você acha que ele é claro pra todo mundo?

UPDATE – 06/06/2007

O Marcelo Minholi encontrou o site do fabricante das poltronas do avião e o “ícone” na verdade é a logomarca do fabricante da poltrona. Para quem ficou um pouco por fora, a foto acima é de uma pequena alavanca que abre uma mesa na poltrona do avião para o serviço de bordo.

A situação que originou a foto foi a de uma senhora sentada ao meu lado que ficou tentando compreender o que o “ícone” dizia para poder abrir a mesa. Por mais que para mim (e para você) seja a coisa mais óbvia do mundo, e olhando pelo contexto, realmente parece que o objetivo daquele “ícone” é tentar comunicar como se gira a alavanca para poder abrir a mesa. No final, eu acabei ajudando a senhora a abrir a mesinha dela! A retribuição foi um sorriso e um “ahhhh, então é assim!?”

33 thoughts on “#1 Usabilidade nas pequenas coisas”

  1. para mim ficou claro que se trata de uma mesinha de avião. o simbolo representa que em de colágem a mesa deve ficar travada, e com o avião em solo ou voando ela pode ser acionada.

  2. Podemos ver claramente um telhado com uma chaminé e um homem à sua frente. Quem sabe não representa o sonho da casa própria e seja o símbolo do Baú da Felicidade?

  3. Bem, parece um avião e pelo visto é pra ser um.

    Agora não sei onde se localiza isso e qual a mensagem que ele quer passar.

  4. A figura claramente remete para a imagem de uma pessoa.
    E o ponto no centro indica os genitais.
    Certamente se trata de uma ferramenta pra coçar o saco.

  5. Primeiro pensei em algo ligado a patente, descarga essas coisas, depois reconheci ser algo que ja vi em aviao, mas por conhecimento pessoal, sinceramente, n da pra ter ideia do que eh sem estar no ambiente.

  6. Bom como eu nunca andei de avião, eu não fazia ideia o que era isso até ler os comentários do pessoal, mas uma coisa é certa, isso não representa que a mesa tem que ficar fechada ao decolar..

    Não poderia ser escrito, pq é inviavel, veja em quantas linguas eles teriam q escrever…

    Mas a simbologia poderia ser bem melhor!

  7. Bem, eu sei que é a trava de uma mesinha de aviao…
    Mas realmente, eu tb já parei alguns momentos tentando entender o que a figurinha ali quer dizer para o passageiro. Mas tudo bem, já que sempre existe alguém dando instruções dentro da aeronave sobre essas coisas, então, foda-se o ícone, ngm vai precisar dele mesmo… :o)
    Abraços!

  8. Pow, analisar assim sem um contexto realmente não tem como saber. É realmente um avião? Está numa poltrona ou na cabeça da aero-moça?

    A simbologia se encaixa no contexto (acredito [espero] que nem há necessidade de falar isso).

  9. parece o simbolo do fabricante dessa mesa de plástico, que foi colocado lá pq a forma da trava torna tão óbvia a usabilidade que não precisa de simbolos explicativos para o seu uso.

  10. Eu ia falar que a mesinha tinha que estar fechada ao decolar, tanto que quando ela fica na posição "aberta" o aviãozinho ali fica na horizontal… mas dizem por ai que não… será?

  11. Nessa busca para dar sentido as coisas, a conclusão chega a ser engraçada. Possivelmente as peças deste objeto podem ser vendidas separadas, então o pessoal da Avio teve a brilhante idéia de colocar seu logotipo em tudo.

  12. Como observei que tinhamos o mesmo icone no fundo com algum escrito ao lado, pensei realmente em logotipo.

    Fato que já afirmaram acima. A questão de usabilidade ficou clara, não adianta ter uma logomarca se ela não se auto-explica ou aplicar ela em locais inapropriados, sem uma devida explicação ou por exemplo apenas com o texto de nome da empresa, como neste caso.

  13. Forcei um pouco a cabeça, mas já imaginei uma mulher dando a luz(!!!). Afinal, parece um bebê enrolado no pano…
    Agora em segundo momento pensei em um braço e… Ok, eu tenho a mente poluída demais. 😛

  14. Realmente,
    O ícone, atrapalha mais do que ajuda, pois como mencionado é a marca do fabricante da poltrona e não uma explicação do funcionamento da trava. Na verdade para descobrir o funcionamento apenas tentanto abrir e verificando a forma de funcionamento. Para certas pessoas pode ser complicado.
    É um clássico exemplo de como algo colocado em lugar ruim pode atrapalhar mais do que ajudar.

  15. realmente sem querer ser vulgar. hehehe. quando eu vi pela primeira vez eu vi uma mulher de pernas abertas(só as pernas no caso), e o ‘negocio em baixo.
    mas um bom post, causou polemica e comentários engraçados.
    falou.

  16. eu pensei que era um aviãozinho!! tadinha da senhora que não conseguiu abrir, mas acho que nem seja um problema de usabilidade, idosos tem complicações desse tipo mesmo, é normal!

  17. Mas no final das contas, este ícone, todo mundo tentou adivinhar o que representava e era apenas o logo de uma empresa. Que usabilidade isto tem ?

  18. auwahwuahuawhaw..
    eu não consigo parar de rir desse negócio!!

    "UM MEXICANO USANDO UM SOMBREIRO?"
    awuwauwahuwauhwa
    "Que usabilidade isto tem ?"

    cara.. eu nao consigo, heuheuhe.. "…bordel"
    awuhauhuh..

    eu nao consigo entender nada!hahahahaah

    mensagem sendo transmitida???
    ptffffffffffff!!!

  19. Isso é muito interessante, pois nos deparamos com todo o tipo de ícones na internet. Muitos deles são óbvios mas uma grande parte mais confunde do que realmente representa uma função ou atalho e dependem muito do contexto onde estão inseridos. No Brasil, os ícones usados em fornos microondas fazem referências a objetos concretos (figura de peixe para a programação “assar peixe”), enquanto que na Suécia eles são mais abstratos (duas barras paralelas para a programação “descongelar”).

  20. Chegar a conclusão do Hugo e do Dirceu não é nada simples. Acho que poucos aqui talvez tenham feito essa associação o que mostra que o ícone não atingiu seu objetivo.

    O ícone da empresa lembra uma aeronave. Quando o botão está na posição travado, o ícone está na posição diagonal, lembrando um avião em processo de decolagem. Quando você destrava o botão, colocando-o na diagonal (não é preciso movê-lo totalmente para destravar), o ícone vai para a posição horizontal.

    A idéia quase subliminar, seria associar a posição do ícone a posição correspondente do botão. Quando o avião está em fase de cruzeiro (horizontal), pode-se girar o botão para que o ícone fique nessa posição. Quando se está decolando, mantém-se o botão na posição para que o ícone corresponda a fase do vôo.

    Viagem? Não. É isso mesmo, por mais louco que pareça…

  21. Onde está "A idéia quase subliminar, seria associar a posição do ícone a posição correspondente do botão."

    Leia-se A idéia quase subliminar, seria associar a posição do ícone a posição correspondente do AVIÃO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *