1º Curso de Padrões Web na FIEMG em Uberlândia. Check!

Enfim (começar um texto com “enfim”, jura?), por “n” razões eu não vim até este blog dizer algumas coisas que andei fazendo, participando etc. Não prometo nada (achou que eu ia pedir desculpas né?). Em fevereiro desse ano eu anunciei a idéia de um curso de padrões web presencial e basicamente eu desapareci (acho que sou bom nisso). Finalmente eu concluí o desenvolvimento e já até ministrei a primeira turma nos dias 22, 23 e 24 de julho passado na FIEMG em Uberlândia. Eu adorei o resultado e só os caras (e a “lady“, só tinha uma mulher lá) poderiam dizer o que eles acharam!

Este primeiro curso foi intencionalmente “fechado” (não divulguei ele aqui), o objetivo foi extrair dessa primeira edição alguns profissionais para trabalhar conosco na Webroom. A seleção dos alunos eu fiz através de currículo e perfil profissional. Selecionei 2 pessoas de imediato e provavelmente podemos absorver outros 2 muito em breve.

Esse modelo de curso/processo seletivo foi um test drive de sucesso, que com certeza voltaremos a repetir não somente para treinar programadores de interface, mas em outras disciplinas também. O foco do curso foi trabalhar conceitos de como a web funciona, bases de desenvolvimento para web, semântica de HTML, CSS e acessibilidade. Barba, cabelo e bigode da interface. Faltou só javascript que ficou de fora por que 3 dias não é suficiente. Falei brevemente também sobre o mercado de comunicação e desenvolvimento para situar quem está começando a circular na Matrix.

O objetivo principal desse curso foi treinar de forma mais completa (conceitual e prática) novos programadores de interface. O maior problema de quem está começando a programar em HTML/CSS é a falta de conceitos associado com a prática. O gatilho do curso foi: “se você não sabe o que cada tag ou atributo significa e pra que ele serve, você não sabe o que está fazendo“.

Agradeço a todos aqueles que participaram da primeira edição, gostei do feedback e do interesse de todos que participaram e em breve anuncio aqui uma turma aberta.

Foto da sala de aula do Curso de Padrões Web realizado na FIEMG que mostra vários computadores e o Henrique Pereira na frente da sala
  • http://4night.blogspot.com Lucas Gondim

    Eu participei do curso e posso dizer: Foi muito bom!

    Deu para aprender bastante e ter uma idéia de como as coisas que eu estudava aqui em casa, são usadas no mercado de trabalho.

    Muito obrigado pela oportunidade de participar desse excelente curso!

    Até mais,

    Lucas C. Gondim.

  • http://gattune.net/ Calebe Aires

    Não pude estar lá, estava em viagem, mas obrigado pelo convite H.C; vou aguardar a próxima oportunidade!

  • http://twitter.com/lucasmsousa Lucas Mendonç

    Sou aluno do curso de Ciência da Computação na UFU e não temos no curso um foco especial para a área de Web. Esse curso apareceu no momento certo!

    Através dele pude aprender de forma rápida e prática tudo aquilo que eu não aprendi na faculdade e pelo qual venho tendo um interesse significativo nos últimos tempos.

    Hoje, estagiário da Webroom, posso dizer que tenho um rumo a seguir e estou apto para aprender mais a cada dia e contribuir da melhor forma para essa empresa de grandes talentos.

  • http://twitter.com/matheusrenne Matheus Rennê

    Não participei, talvez por não morar em Uberlândia, mas gostaria muito de ter participado.

    Com certeza o curso seria de grande proveito.

    Fico no aguardo da próxima turma.

  • Sandro Josant Ferrei

    Olá galerá, sou profissional da área e sentia muita necessidade em adquirir conhecimentos mais profundos sobre padrões Web. Fui selecionado pelo grande profissional Henrique Pereira e participei desta jornada mais que preciosa, para qualquer ser que se dizer profissional nesta área, que já é bastante concorrida. Apesar da correria dos 3 dias, posso dizer que o curso é espetacular e abre nossos horizontes, principalmente em relação a preocupação com a acessibilidade na web. Parabéns Henrique e como lhe disse pessoalmente, vc nasceu para se professor…rs, parabens pela didatica e pelo empenho em atender cada um dos alunos com maxima atenção e paciência. Espero esbarrarmos por ai….

    Abs

  • Pingback: Book Review: A arte e a ciência da CSS » Revolução Etc()

  • Ericson Sobrinho

    Curso? Que curso?

    Isso foi uma lição de vida! (risos)

    Agora é sério. Muito bom o curso.

    Nele aprendemos o que (80%) das pessoas que trabalham na área não sabem que existe.

    Apesar da correria de tentar aprender mais de 150 páginas de puro conteúdo em 3 dias, deu pra absorver muita coisa.

    E pode ter certeza, agora só trabalho com seu livro do lado.

    E outra coisa, estou com vergonha do meu blog. Estou refazendo todo o XHTML e CSS dele. =/

    É isso ai!

  • Kennedy

    Henrique tenta ver a possibilidade de um curso online, para aqueles que não poderão deslocar-se até Uberlândia.

    Abraços!

  • Everton

    Putz que legal cara!

    Terá turmas na região da grande São Paulo? Se tiver eu vou querer participar com certeza!

    Parabéns pela iniciativa!

  • Flávio Ara&ua

    Henrique tenta ver a possibilidade de um curso online, para aqueles que não poderão deslocar-se até Uberlândia.[2]

    Abraço

  • http://www.viannamudancas.com.br/mudancas/ Mudanças

    Lucas, eu também participei do curso !! Adorei, e estou estudando em casa pra me aprimorar ! Recomendo a todos !! grande abraço

  • Haroldo Miller

    Dos 11 comentários apenas 2 clamam por um curso online. 9 deixam uma impressão de que realmente perdemos algo útil. Eu reivindico que vc transforme esse conhecimento em um livro…

    Henrique, acho que se você considerar as múltiplas formas em que esse ensinamento pode ser disseminado você irá atingir um público imensamente maior.

    Considere isso.

  • http://www.mercadolivre.com.br anderson

    muito bom o artigo

  • Christiano

    Vou me juntar ao coro do curso on-line e do livro. Moro longe de Uberlândia e gostaria também ter acesso a um curso deste nível.

    Há algum projeto neste sentido?

  • Lorraine

    Henrique!

    Quando será sua próxima turma de Web Standards,tem alguma escola que você indicaria que possuí o curso?Terminei meu curso básico de web designer e o próximo passo séria web standards!